Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Out 20, 2008 6:17 pm Assunto: Jabuticaba10 MAME |
|
|
Olá,
vai aí mais uma Jabu. Pretendo fazer um mame no estilo MOYOGI (ereto informal). Está no escorredor há algum tempo. Depois dessa primeira aramação vou transplantá-lo para um vaso de treinamento bem menor. Uma coisa que aprendi é que se você quiser fazer uma miniatura tem que começar a educar a muda já num vaso pequeno e daí contar com o bom e velho tempo para desenvolvimento... Seguem as fotos:
FOTO 01
FOTO 02
FOTO 03
FOTO 04
FOTO 05
Como sempre, sugestões e críticas são muito bem-vindas.
Abraço a todos.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Seg Out 20, 2008 7:33 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo edson0605
Sua Jabuticaba já está bem encaminhada, na minha opinião.
O troco já estava com um movimento legal e agora com o movimento do galho que selecionou para dar continuidade fico muito bom também. Como a ideia é um mame então as curvas acentuadas caem muito bem.
Só me esclarece uma dúvida: não seria melhor colocar ela em uma mamadeira para que ela pegue + força ainda?
No meu entender o conjunto escorredor + mamadeira ajuda a ter uma planta que emita + brotações, galhos e folhas, engrosse a base e se desenvolva + rápido... se vc colocar ela em um vaso pequeno o processo se retarda e vc tera ao seu dispor menos possibilidades de emissão de galhos e brotos, estou certo? Para os mame esse conjunto não ajudaria?
Grande abraço
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 20, 2008 10:36 pm Assunto: |
|
|
Rogério,
obrigado pelas considerações; quanto a tua pergunta
Citação: | Só me esclarece uma dúvida: não seria melhor colocar ela em uma mamadeira para que ela pegue + força ainda?
No meu entender o conjunto escorredor + mamadeira ajuda a ter uma planta que emita + brotações, galhos e folhas, engrosse a base e se desenvolva + rápido... se vc colocar ela em um vaso pequeno o processo se retarda e vc tera ao seu dispor menos possibilidades de emissão de galhos e brotos, estou certo? Para os mame esse conjunto não ajudaria? |
Segundo o bonsaísta Valdir Hobus
Citação: | No caso do mame, o crescimento rápido é ruim. Você perde muito em estrutura, pois os galhos engrossam muito, e os entrenós alongam.
Mame tem que ser aos poucos mesmo |
É a velha máxima do bonsai: é preciso ter paciência. Você na verdade estará tentando fazer uma miniatura (mame) de outra miniatura (bonsai); por isso algumas características como entre-nós menos espaçados e folhas pequenas são importantes. Com o conjunto escorredor/mamadeira + farta adubação você perderá estas características...
O tópico completo pode ser visto em
http://www.bonsaibrasil.com.br/forum/viewtopic.php?f=13&t=139&sid=3f5c077977da167898fbbdcea11cc5bb
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Editado pela última vez por edson0605 em Seg Jan 19, 2009 9:25 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Seg Out 20, 2008 10:54 pm Assunto: |
|
|
Amigo edson0605
Quem agradece sou eu por + esse aprendizado.
Aqui no Fórum aprendi 50% do pouco que sei e sei que ainda vou aprender muito +. Só que isso depende muito de pessoas como vc que tem a paciência e a boa vontade ajudar os novatos como eu.
Fico muito grato pela ajuda e pela dica do link que enviou.
Matéria muito importante e interessante.
Acredito que essa dúvida minha é a de muitas outras pessoas que participam desse Fórum.
Muito obrigado e grande abraço,
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jul 11, 2009 11:08 am Assunto: |
|
|
Olá amigos,
segue uma atualização:
FOTO 06
FOTO 07
FOTO 08
FOTO 09
Abraço a todos.
Pedro Morales |
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 11, 2009 11:45 am Assunto: |
|
|
Caro Edson,
sou iniciante e me bateu uma curiosidade. Vi que podou a jabuticabeira no inverno, esse procedimento procede estando nesse período?
Não seria aconselhável a primavera ?
Abraço ! |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jul 12, 2009 10:06 am Assunto: |
|
|
João Paulo,
neste caso acho que não haverá problemas pois foi retirado apenas um galho; a planta está enfolhada (também com folhas novas) e até mesmo o novo ápice não está pelado. Acredito eu que o problema seria uma poda severa retirando muitos galhos e todas as folhas por estarmos no inverno.
Eu tenho algumas jabuticabeiras que estão cheias de brotos e até mesmo uma plantada no quintal está cheia de frutos!!
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Jul 14, 2009 12:41 am Assunto: |
|
|
Oi Edson
Parabéns pela condução desta pequena... É mesmo preciso muita paciência para se conseguir os galhos nos locais certos e o amigo está indo bem!!! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|