FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus carica - CaricaJóju
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rodrigo Sousa Vidal

MensagemEnviada: Sáb Jul 18, 2009 6:48 pm    Assunto: Ficus carica - CaricaJóju Responder com citação

Um olá grande para todos.

Venho postar aqui em vosso enteressante forum,um projecto que iniçiei esta semana e como custumo dizer:Kilometro Zero.

Ora é pressisamente um 3 em 1 que espero conseguir realizar minimamente bem.Com o "tempo" e bastante trabalho.

Um shoin com raizes abraçadas á pedra,realizado com uma ficus carica.

3 em 1:Ficus carica (que adoro)
Shoin(que me motiva)
Sekijoju(á muito tempo nos meus planos)

Ora o material para começar o projecto já o adquiri (foi simples) e passo a apresentar:

A pedra

A arvore:
Adqirida num horto:
14-07-2009

Depois de podada pelo local aonde vai começar a ser trabalhada:
14-09-2009

E o que tenho como objectivo para o final do trabalho:

Pressisarei de muitas técnicas diferentes, que me motiva para realizar.

Para agora o unico objectivo é ir buscar ramificação mais baixa na planta.
Para o ano logo começarei com o trabalho de agarrar as raizes á pedra na altura da transplantação.

Pode ser que alguem se interesse por este tipo de projectos por isso resolvi postar em vosso forum.

Para todos , estão á vontade para interagir.
E açeitarei ajuda para tentar realizar o que tenho proposto.

Enté...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 19, 2009 7:16 pm    Assunto: Responder com citação

olá rodrigo, também sou fã de raiz sobre rocha, acho muito interessante!
Eu geralmente limpo as raizes e amarro a pedra com tiras de pano e enterro no vaso, deixando a parte de baixo das raizes livres. Depois de algum tempo, quando ja se formou um torrão, eu tiro a planta do vaso,a diciono um pouco de substrato em baixo e recoloco a planta no vaso. Fazendo isso a planta sobe um pouco exponto o solo, que com as regas vai saindo mostrando a raiz!

Um método que inventei (se é q ninguem ja fez) é fazer um vaso em torno da pedra, deixando um espaço pequeno enre a pedra e o vaso, ai não tem jeito.. a planta tem q crescer por ali!
Vai ficar legal, Gostei da pedra! Abraço. Boa sorte!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rodrigo Sousa Vidal

MensagemEnviada: Seg Jul 20, 2009 7:57 am    Assunto: Responder com citação

Oih Markus.

Pois esta é uma espeçie que se proporçiona muito bem a este estilo,mas como pode observar está ainda antes de prinçipio. Cool
Tenho visto algumas fotos de trabalhos já realizados com Ficus carica em Sekijoju muito bons. Very Happy
Por isso deçidi tentar um de prinçipio.

Gostei de ler seu testemunho com experiençia deste tipo de trabalho,e conçerteza irei tirar ensinamento para meu projecto. Wink

E não querendo abusar gostaria de saber quanto tempo voçê mantem as raizes a abraçar a pedra antes de destapar Question
E em que estação do ano iniçia o trabalho Question

Para agora não passa de uma ideia mas espero conseguir fazer com muito trabalho que irá dar concerteza,e é ai que está maior interesse.Utilizando varias tecnicas ,algo razoavel.

Obrigada e mais tarde postarei seu desenvolvimento.

Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 20, 2009 1:21 pm    Assunto: Responder com citação

Acredito que vc deverá acomodar as raizes na pedra e enrrolar pano ou borrracha fina para que as raizes se fixem e tomem a forma da pedra.. Depois enterrar raizes e pedra num vaso fundo , para aos poucos ir mostrando ambas, como sugeriu o Markus. Boa sorte . Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 20, 2009 1:52 pm    Assunto: Responder com citação

Eu faria no final do inverno, inicio da primavera.
Mas não sei extamente por quanto tempo deixar, até pq cultivo bonsai a pouco tempo. Mas axo que eu deixaria por pelo menos um ano, e depois iria retirando a terra aos poucos, revelando o nebari! Very Happy
Acho que o principal é apertar bem as raizes contra a pedra, de modo a ela tomar o formato da pedra, ficando meio que "enclausirada" nas fissuras da pedra.
Quando a raiz fica meio "voando" em cima da pedra não parece muito natural ao meu ver!
Valeu AMigo de Alem-mar Smile
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rodrigo Sousa Vidal

MensagemEnviada: Ter Jul 21, 2009 2:28 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos.

Valeu seus testemunhos,que me vai eluçidando para chegar a meu objéctivo e que é sempre diferente de ver reportagem em livros ou net,sem poder tirar duvidas que nos apareçe.

Markus pois tambem partilho sua opinião,fica mesmo natural é torneada na pedra á vez de baloiçar(o pior é consegir fazer) Sad

Estou-me aventurando em este tipo de projecto e um amigo meu postou em meu tópico noutro forum,uma carica que fotografou numa exposição que adorei.

Espaçadamente vou apresentado o meu trabalho ,com modesta base que possuo,mas que para tal estilo penso ser sufiçiente para partida.

Ficus carica:

Um abraço.
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2012 1:41 pm    Assunto: acompanhando Responder com citação

acompanhando
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: