|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rodrigo Sousa Vidal
Registrado: 09/07/09 Idade: 51 Mensagens: 48 Localização: Algarve-Portugal
|
Enviada: Sáb Jul 18, 2009 6:48 pm Assunto: Ficus carica - CaricaJóju |
|
|
Um olá grande para todos.
Venho postar aqui em vosso enteressante forum,um projecto que iniçiei esta semana e como custumo dizer:Kilometro Zero.
Ora é pressisamente um 3 em 1 que espero conseguir realizar minimamente bem.Com o "tempo" e bastante trabalho.
Um shoin com raizes abraçadas á pedra,realizado com uma ficus carica.
3 em 1:Ficus carica (que adoro)
Shoin(que me motiva)
Sekijoju(á muito tempo nos meus planos)
Ora o material para começar o projecto já o adquiri (foi simples) e passo a apresentar:
A pedra
A arvore:
Adqirida num horto:
14-07-2009
Depois de podada pelo local aonde vai começar a ser trabalhada:
14-09-2009
E o que tenho como objectivo para o final do trabalho:
Pressisarei de muitas técnicas diferentes, que me motiva para realizar.
Para agora o unico objectivo é ir buscar ramificação mais baixa na planta.
Para o ano logo começarei com o trabalho de agarrar as raizes á pedra na altura da transplantação.
Pode ser que alguem se interesse por este tipo de projectos por isso resolvi postar em vosso forum.
Para todos , estão á vontade para interagir.
E açeitarei ajuda para tentar realizar o que tenho proposto.
Enté... |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Dom Jul 19, 2009 7:16 pm Assunto: |
|
|
olá rodrigo, também sou fã de raiz sobre rocha, acho muito interessante!
Eu geralmente limpo as raizes e amarro a pedra com tiras de pano e enterro no vaso, deixando a parte de baixo das raizes livres. Depois de algum tempo, quando ja se formou um torrão, eu tiro a planta do vaso,a diciono um pouco de substrato em baixo e recoloco a planta no vaso. Fazendo isso a planta sobe um pouco exponto o solo, que com as regas vai saindo mostrando a raiz!
Um método que inventei (se é q ninguem ja fez) é fazer um vaso em torno da pedra, deixando um espaço pequeno enre a pedra e o vaso, ai não tem jeito.. a planta tem q crescer por ali!
Vai ficar legal, Gostei da pedra! Abraço. Boa sorte! |
|
|
 |
Rodrigo Sousa Vidal
|
Enviada: Seg Jul 20, 2009 7:57 am Assunto: |
|
|
Oih Markus.
Pois esta é uma espeçie que se proporçiona muito bem a este estilo,mas como pode observar está ainda antes de prinçipio.
Tenho visto algumas fotos de trabalhos já realizados com Ficus carica em Sekijoju muito bons.
Por isso deçidi tentar um de prinçipio.
Gostei de ler seu testemunho com experiençia deste tipo de trabalho,e conçerteza irei tirar ensinamento para meu projecto.
E não querendo abusar gostaria de saber quanto tempo voçê mantem as raizes a abraçar a pedra antes de destapar
E em que estação do ano iniçia o trabalho
Para agora não passa de uma ideia mas espero conseguir fazer com muito trabalho que irá dar concerteza,e é ai que está maior interesse.Utilizando varias tecnicas ,algo razoavel.
Obrigada e mais tarde postarei seu desenvolvimento.
Abraço |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Jul 20, 2009 1:21 pm Assunto: |
|
|
Acredito que vc deverá acomodar as raizes na pedra e enrrolar pano ou borrracha fina para que as raizes se fixem e tomem a forma da pedra.. Depois enterrar raizes e pedra num vaso fundo , para aos poucos ir mostrando ambas, como sugeriu o Markus. Boa sorte .  |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Seg Jul 20, 2009 1:52 pm Assunto: |
|
|
Eu faria no final do inverno, inicio da primavera.
Mas não sei extamente por quanto tempo deixar, até pq cultivo bonsai a pouco tempo. Mas axo que eu deixaria por pelo menos um ano, e depois iria retirando a terra aos poucos, revelando o nebari!
Acho que o principal é apertar bem as raizes contra a pedra, de modo a ela tomar o formato da pedra, ficando meio que "enclausirada" nas fissuras da pedra.
Quando a raiz fica meio "voando" em cima da pedra não parece muito natural ao meu ver!
Valeu AMigo de Alem-mar  |
|
|
 |
Rodrigo Sousa Vidal
|
Enviada: Ter Jul 21, 2009 2:28 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos.
Valeu seus testemunhos,que me vai eluçidando para chegar a meu objéctivo e que é sempre diferente de ver reportagem em livros ou net,sem poder tirar duvidas que nos apareçe.
Markus pois tambem partilho sua opinião,fica mesmo natural é torneada na pedra á vez de baloiçar(o pior é consegir fazer)
Estou-me aventurando em este tipo de projecto e um amigo meu postou em meu tópico noutro forum,uma carica que fotografou numa exposição que adorei.
Espaçadamente vou apresentado o meu trabalho ,com modesta base que possuo,mas que para tal estilo penso ser sufiçiente para partida.
Ficus carica:
Um abraço. |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 1:41 pm Assunto: acompanhando |
|
|
acompanhando _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|