FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

azaléa
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 9:09 am    Assunto: Responder com citação

Leonardo, ela parece bem sadia. Manda ver sem medo que ela vai brotar por quanto é lado.

Sérgio, as azaléias brotam muito quando feitas podas drásticas. Fiz isto em um exemplar bem velho e precisei fazer várias seleções de galhos de tanto que brota, por isto acredito que esté é o caminho mais rápido para harmonizar o exelente material do Leonardo.

Deem uma olhada na evolução da minha:

A minha poda não foi tão baixa qunato a sugerida ao Leonardo em função dos 3 troncos, ficaria muito desproporcional.
Semana que vem será envasada, vou mostrar aqui.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Leonardo Lyra Lyrio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 9:47 am    Assunto: azalea Responder com citação

quanto tempo de evolução ricardo?
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 9:58 am    Assunto: Responder com citação

Leonardo, a 1ª foto é de agosto de 2007 e a última abril deste ano. Mas ela já tá com 50% a mais de copa. Já precisa de outra poda, mas vou dar na hora de envasar.
Gosto bastante do resultado que venho obtendo nesta planta.

Toda a evolução tá registrada no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/azaleia_1/

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 2:43 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Ricardo e Leonardo .. Fiz esta colocação por ter vivido um caso parecido ... perdi uns 3 anos ... mas cada planta é uma planta ..cada caso ..um caso ... e acredito que o Ricardo tenha razão .. muito galhos virão e vc poderá escolher os melhores.. Conheço o topico desta azaleia do Ricardo .. linda planta ... muito bem resolvida.. parabens aos dois ....
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leonardo Lyra Lyrio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 3:11 pm    Assunto: azalea Responder com citação

Irei tentar a projeção proposta pelo Ricardo. Começaremos do zero novamente, no entanto não sou a favor de desperdícios e realizarei dois alporques nos galhos a serem eliminados. De uma faço três!!! Acho que vale o risco e ter a opção de mais 2 novos shoin.

Assim que realizar as modificações postarei as fotos

Obrigado
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 5:17 pm    Assunto: Responder com citação

Olha eu denovo ... Leo , acredito que nem precise de alborque .. { fazer aquela bala com musgo no galho e esperar criar raizes } . só ira retardar mais ... corte rente ao tronco e tire a maioria das folhas ,as que deixar , corte ao meio ... coloque numa garrafa pet bem furada com areia grossa e hormonio ... agua e sombra .. pega rapidinho ... garanto ... Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 5:44 pm    Assunto: Responder com citação

Leonardo,

Concordo plenamente com a projeção do Ricardo, só gostaria de fazer uma observação. Se a tua azaléia for satsuki, ela é menos resistente que a azaléia comum, que é esta postada pelo Ricardo. Então o mais correto seria eliminar os dois galhos laterais, deixando o galho central. Após surgirem os brotos você elimina o terceiro galho. A poda drástica na azaléia satsuki dever ser feita em duas etapas sempre deixando um galho, que depois poderá ser eliminado sem problema. Nas azaléias comuns isto não é necessário. É apenas uma dica.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: