| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Set 24, 2009 9:09 am Assunto: |
|
|
Leonardo, ela parece bem sadia. Manda ver sem medo que ela vai brotar por quanto é lado.
Sérgio, as azaléias brotam muito quando feitas podas drásticas. Fiz isto em um exemplar bem velho e precisei fazer várias seleções de galhos de tanto que brota, por isto acredito que esté é o caminho mais rápido para harmonizar o exelente material do Leonardo.
Deem uma olhada na evolução da minha:
A minha poda não foi tão baixa qunato a sugerida ao Leonardo em função dos 3 troncos, ficaria muito desproporcional.
Semana que vem será envasada, vou mostrar aqui. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Leonardo Lyra Lyrio 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 24, 2009 9:47 am Assunto: azalea |
|
|
quanto tempo de evolução ricardo? _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Set 24, 2009 9:58 am Assunto: |
|
|
Leonardo, a 1ª foto é de agosto de 2007 e a última abril deste ano. Mas ela já tá com 50% a mais de copa. Já precisa de outra poda, mas vou dar na hora de envasar.
Gosto bastante do resultado que venho obtendo nesta planta.
Toda a evolução tá registrada no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/azaleia_1/ _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 60 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Set 24, 2009 2:43 pm Assunto: |
|
|
| Caro Ricardo e Leonardo .. Fiz esta colocação por ter vivido um caso parecido ... perdi uns 3 anos ... mas cada planta é uma planta ..cada caso ..um caso ... e acredito que o Ricardo tenha razão .. muito galhos virão e vc poderá escolher os melhores.. Conheço o topico desta azaleia do Ricardo .. linda planta ... muito bem resolvida.. parabens aos dois .... |
|
|
 |
Leonardo Lyra Lyrio 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 24, 2009 3:11 pm Assunto: azalea |
|
|
Irei tentar a projeção proposta pelo Ricardo. Começaremos do zero novamente, no entanto não sou a favor de desperdícios e realizarei dois alporques nos galhos a serem eliminados. De uma faço três!!! Acho que vale o risco e ter a opção de mais 2 novos shoin.
Assim que realizar as modificações postarei as fotos
Obrigado _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 60 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Set 24, 2009 5:17 pm Assunto: |
|
|
Olha eu denovo ... Leo , acredito que nem precise de alborque .. { fazer aquela bala com musgo no galho e esperar criar raizes } . só ira retardar mais ... corte rente ao tronco e tire a maioria das folhas ,as que deixar , corte ao meio ... coloque numa garrafa pet bem furada com areia grossa e hormonio ... agua e sombra .. pega rapidinho ... garanto ...  |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 56 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qui Set 24, 2009 5:44 pm Assunto: |
|
|
Leonardo,
Concordo plenamente com a projeção do Ricardo, só gostaria de fazer uma observação. Se a tua azaléia for satsuki, ela é menos resistente que a azaléia comum, que é esta postada pelo Ricardo. Então o mais correto seria eliminar os dois galhos laterais, deixando o galho central. Após surgirem os brotos você elimina o terceiro galho. A poda drástica na azaléia satsuki dever ser feita em duas etapas sempre deixando um galho, que depois poderá ser eliminado sem problema. Nas azaléias comuns isto não é necessário. É apenas uma dica. |
|
|
 |
|