FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pinheiro Negro
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rogerio Shiratori
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 02, 2009 9:30 pm    Assunto: Pinheiro Negro Responder com citação

Oi amigos, comprei hoje esse Negro e nunca trabalhei essa planta. gostaria da opinião e ajuda de todos.

um grande abraço

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rogerio Shiratori
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 03, 2009 2:53 pm    Assunto: mais fotos Responder com citação

Postando melhores fotos para melhor visualização.

aguardo opiniões, dicas e projeções... Very Happy

abraço a todos;

Editado pela última vez por Rogerio Shiratori em Qui Out 29, 2009 9:32 pm; num total de 1 vez
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 04, 2009 10:19 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Considerando a grossura do tronco no primeiro terço médio (tachiagari), podemos dizer que sua planta deverá ter uma altura de no máximo 30 cm para ficar com uma aparencia interessante. Logo, para favorecer isso, terá que cortar o restante acima dessa medida. Very Happy

Todavia, vc pode tambem optar por eliminar todas as brotações desde a base, mantendo apenas a brotação apical, aramar todo o tronco e formar então um bonsai no estilo literati. Claro que com a aramação vc iria dar movimentos sinuosos ao tronco, formando curvas interessantes, para propiciar material mais adequado ao estilo. Very Happy

Lembrando que os galhos do pinheiro são algo dificultosos e que, em razão disso, evita-se cortá-los sem antes fazer um estudo bem acurado do que se pretende trabalhar na planta. É importante, então, definir o que fazer antes de colocar a tesoura e o alicate para retirar galhos. Very Happy

Recomendo que vc visite algumas paginas do google imagens, clicando em kuromatsu bonsai, e busque alternativas visuais de formação estrutural, além de dicas de poda de manutenção e limpeza (pruning), que permitirão a voce lidar melhor com essa espécie. Se não puder fazer um curso específico sobre essa planta, veja alguns videos no Youtube, que explanam de maneira clara e objetiva a forma correta de pinçar as acículas e trabalhar com o pinheiro, visando formar bonsai. Very Happy

Ao contrário de outras plantas, o pinheiro negro é uma espécie que requer um bom conhecimento técnico, que se adquire principalmente em cursos presenciais, para se lidar da maneira correta com ele. No Brasil, há muitos cultivadores que devem seu conhecimento ao mestre Hidaka, de longe o grande mestre na arte de modelar essa planta. Very Happy

Qualquer informação ou conhecimento que temos, no entanto, não servirão a voce, se antes não fizer um curso visual desse tipo de trato com essa espécie em questão. Por isso, veja os videos, leia tudo que puder e tente fazer o que acha certo e em acordo, mas sempre com muita atenção e cuidado, principalmente por que galhos cortados sem antes pensar bem a respeito, não voltam a brotar, e, como diz mestre Hidaka, aí a vaca vai mesmo para o brejo.... rss

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rogerio Shiratori
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 05, 2009 6:16 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Considerando a grossura do tronco no primeiro terço médio (tachiagari), podemos dizer que sua planta deverá ter uma altura de no máximo 30 cm para ficar com uma aparencia interessante. Logo, para favorecer isso, terá que cortar o restante acima dessa medida. Very Happy

Todavia, vc pode tambem optar por eliminar todas as brotações desde a base, mantendo apenas a brotação apical, aramar todo o tronco e formar então um bonsai no estilo literati. Claro que com a aramação vc iria dar movimentos sinuosos ao tronco, formando curvas interessantes, para propiciar material mais adequado ao estilo. Very Happy

Lembrando que os galhos do pinheiro são algo dificultosos e que, em razão disso, evita-se cortá-los sem antes fazer um estudo bem acurado do que se pretende trabalhar na planta. É importante, então, definir o que fazer antes de colocar a tesoura e o alicate para retirar galhos. Very Happy

Recomendo que vc visite algumas paginas do google imagens, clicando em kuromatsu bonsai, e busque alternativas visuais de formação estrutural, além de dicas de poda de manutenção e limpeza (pruning), que permitirão a voce lidar melhor com essa espécie. Se não puder fazer um curso específico sobre essa planta, veja alguns videos no Youtube, que explanam de maneira clara e objetiva a forma correta de pinçar as acículas e trabalhar com o pinheiro, visando formar bonsai. Very Happy

Ao contrário de outras plantas, o pinheiro negro é uma espécie que requer um bom conhecimento técnico, que se adquire principalmente em cursos presenciais, para se lidar da maneira correta com ele. No Brasil, há muitos cultivadores que devem seu conhecimento ao mestre Hidaka, de longe o grande mestre na arte de modelar essa planta. Very Happy

Qualquer informação ou conhecimento que temos, no entanto, não servirão a voce, se antes não fizer um curso visual desse tipo de trato com essa espécie em questão. Por isso, veja os videos, leia tudo que puder e tente fazer o que acha certo e em acordo, mas sempre com muita atenção e cuidado, principalmente por que galhos cortados sem antes pensar bem a respeito, não voltam a brotar, e, como diz mestre Hidaka, aí a vaca vai mesmo para o brejo.... rss

não sou muito fã do estilo literati, então creio que um Chokkan ou um Shakan me agradariam mais.., mas os galhos inferiores não estão muito compridos para dar uma forma mais triangular....o que acha ?
procurei no youtube sobre kuromatsu e não encontrei nada. E sobre as pinçagens, vi que podem ser feitas com os dedos retirando as agulhas secas e as velas qdo achar necessario.
Cortei a planta acima do 4º ganho na foto, esta com pouco mais de 45 cm e vou esperar um pouco para efetuar aramação e posteriormente faço a poda para deixa-la com uns 30 cm. pode ser assim?
Agora minha dúvida, eu transplanto ela ou deixo nesse vaso mesmo?

abraço e fique com Deus.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 06, 2009 12:58 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Melhor deixar nesse vaso, até vc ter em mãos um material melhor para trabalhar. Após um ano ou dois de cultivo, quando sua planta estiver plenamente recuperada, com novas brotações, poderá passar então para um vaso de treinamento, geralmente usa-se algo maior do que se pretende usar para o bonsai finalizado. Very Happy

Para pinçar os galhos do pinheiro, vc usa os dedos realmente. Estica o galho na horizontal e retira as acículas que crescem na parte superior e na parte inferior do galho. Se tiver duas ou mais ponteiras, mantenha apenas uma, cortando as demais, se elas estiverem crescendo umas sobre as outras. Se estiverem nas laterais, mantenha, para formar ramificações laterais com elas. Quanto mais perto do tronco da arvore estiverem as brotações, melhor para a formação estrutural que vc pretende. Very Happy

Quando cortar um galho, deixe sempre um toquinho, para evitar perda desnecessária de seiva. Adube com material organico e regue sem encharcar o solo. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rogerio Shiratori
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 06, 2009 1:37 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Melhor deixar nesse vaso, até vc ter em mãos um material melhor para trabalhar. Após um ano ou dois de cultivo, quando sua planta estiver plenamente recuperada, com novas brotações, poderá passar então para um vaso de treinamento, geralmente usa-se algo maior do que se pretende usar para o bonsai finalizado. Very Happy

Para pinçar os galhos do pinheiro, vc usa os dedos realmente. Estica o galho na horizontal e retira as acículas que crescem na parte superior e na parte inferior do galho. Se tiver duas ou mais ponteiras, mantenha apenas uma, cortando as demais, se elas estiverem crescendo umas sobre as outras. Se estiverem nas laterais, mantenha, para formar ramificações laterais com elas. Quanto mais perto do tronco da arvore estiverem as brotações, melhor para a formação estrutural que vc pretende. Very Happy

Quando cortar um galho, deixe sempre um toquinho, para evitar perda desnecessária de seiva. Adube com material organico e regue sem encharcar o solo. Very Happy

Eu já ia fazer besteira...eu iria retirar as acículas de baixo e as laterais, mantendo apenas as de cima, mas acho que entendi que serão as laterais posteriormente que irão gerar ramificações. eu tenho retirado apenas as que estão secas, as demais eu tenho mantido, pois ainda acho melhor entender certinho para mexer.
Só fiz mesmo a poda do tronco para que a força vá mais para os galhos inferiores que irei usar posteriormente e também cortei para deixar a planta baixa, cerca de 45 cm.
Tentei colocar um cicatrizante, mas ele é espelido pela seiva que a planta solta qdo é cortada, ela cicatriza sozinha?
agradeço toda sua ajuda amigo....
abraço
LuisZuccarino

MensagemEnviada: Ter Out 06, 2009 2:47 pm    Assunto: Responder com citação

Rogerio,

Parabéns, você ta com uma muda sensacional !!!!

Agora, leia muito antes de começar a mexer nela, já li aqui no fórum que uma poda na época errada le va planta a morte, mas isso não vai acontecer.

Tenho um exemplar da revista O Universo do Bonsai edição 11 editora on line....

Tem uma reportagem logo no começo sobre o cultivo do Pinus no japão de forma acelerada em dez anos você terá um bonsai de primeira linha, não vai se arrepender e voce sendo aprendiz ainda na arte uma leitura nunca é demais.

Já havia indicado uma outra reportagem, para alguém mas estou sem scanner, mas lembrei que tenho a máquina fotografica, e fiz as fotos para voce, mas reportagem original sempre vale a pena...

[/img]
[/img]
[/img]
[/img]
[/img]
[/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
LuisZuccarino

MensagemEnviada: Ter Out 06, 2009 2:59 pm    Assunto: Responder com citação

E o restante da reportagem...
[/img]
[/img]
[/img]
[img][/img]
[/img]
[img][/img]
Espero ter ajudado !!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rogerio Shiratori
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 06, 2009 3:26 pm    Assunto: Responder com citação

[/quote]

obrigado, apesar de ser um pouco dificil o total entendimento, é muito válido e agradeço bastante suas dicas. servirá para mim e para outros com certeza...
abraço
Rogerio Shiratori
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 29, 2009 9:37 pm    Assunto: Responder com citação

fiz uma poda e reduzi para 35 cm. limpei a base, retirando os brotos e galhos que estavam roubando a energia. e Agora to perdido...rs estou lendo bastante a respeito da planta e acho ela linda ao meu ver, gostei de como ela esta agora após poda e limpeza. Creio que falta uma aramação para dar mais curvas ao tronco e posicionar os galhos e acho que tenho que plantar em um vaso, com substrato mais rico e mais drenoso. o que acham? apesar de ter passado o inverno, será que ele aceita a aramação agora na primavera? e devo plantar em outro substrato agora? abraço a todos e segue foto de como ele esta...

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: