FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Piracanta- Atualizado! 22/09/11
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 25, 2009 12:41 am    Assunto: Piracanta- Atualizado! 22/09/11 Responder com citação

Comprei essa piracanta o ano passado na exposição do jardim botanico de SP. A primeira foto é a frente escolhida e a segunda é a lateral onde dá para ver que ela é bem inclinada para frente.

Opiniões, sugestões, e etc... fiquem a vontade...

Editado pela última vez por marco_avelar em Qui Set 22, 2011 6:41 pm; num total de 4 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 25, 2009 6:27 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marco!
Nessa época eu não faço podas nas minhas plantas exceto as podas de manutenção pois pode ocorrer alguns dias de sol, iniciar brotação depois vem a geada e créu!
No momento certo eu tiraria todos os galhos grossos, selecionaria os ramos finos dispostos em locais estratégicos (lado externo da curva, Galho de fundo, de um lado, de outro, etc)
Antes analise o nebari.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 25, 2009 9:06 pm    Assunto: Responder com citação

É verdade Elio eu ainda tenho que selecionar os galhos. Obrigado!
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 25, 2009 10:09 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marco, pelas fotos, apesar do lindo movimento do tronco motrado na 1ª foto, a inclinação para a frente é exagerada. Eu escolheria a 2ª foto como frente.
A trinagulação está quase definida, precisa apenas definir melhor o ápice e os galhos de fundo.
Exelente material.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 25, 2009 11:10 pm    Assunto: Responder com citação

Não dá pra dar uma diminuida na inclinação do tronco?
Amarra uma barra de ferro (ou mesmo uma madeira) na mase da planta e traciona a parte de cima gradativamente!
Eu ja fiz isso alfumas vezes e dá certo, traciono um pouco, deixo algums dias, traciono mais um pouquinho, e assim vou indo!
Só uma ideia!!
abs
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 26, 2009 9:46 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo realmente essa inclinação está exagerada, mas eu estava pensando em tentar o que o Markus sugeriu. Se não der certo essa "desentortada" o jeito é ficar com a frente da foto 2 mesmo.

Markus eu vou tentar isso, obrigado!
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 18, 2009 1:21 am    Assunto: Responder com citação

Eu resolvi radicalizar e mudar essa piracanta que não estava me agradando muito. Desde o início do ano ela havia evoluído bem, mas acho que encontrei um caminho melhor. Fiz uma poda drástica (eu sei, totalmente fora de época... não resisti Embarassed )
Fiz um uro no local da poda drástica para disfarçar a futura cicatriz. O primeiro galho da direita provavelmente será retirado, mas por hora vou deixá-lo para ter mais opções ou até usá-lo como galho de sacrifício para melhorar a conicidade. Abaixo do primeiro galho da esquerda tem um galhinho sem folhas que será retirado, mas eu ainda não o retirei por que tem uma mini bromélia (acho que é!) que pretendo salvar.
Abaixo do primeiro galho da esquerda tem um espinho que, nas piracantas, é de onde surgem os novos galhos. Caso esse espinho se torne um galho esse galho substituirá esse primeiro galho da esquerda, pois, a posição do "espinho" está melhor. O galhinho de cima que está amarrado será a continuação do tronco. Opiniões são bem vindas!

DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 18, 2009 8:46 am    Assunto: Responder com citação

ola, ficou bom agora deixa este galhos engrossarem e defina mais o ápce.

boa sorte...
t+
Celsius

MensagemEnviada: Dom Out 18, 2009 1:06 pm    Assunto: Responder com citação

ola, gostei mto de sua piracantha.. ja tinha achado ela legal mas depois da poda radical ficou bem interessante...
eu tenho uma pequena que ta me deixando simplesmente apaixonado por ela... mas por inqto ainda sou um mero iniciante, se tiver algumas dicas apra me dar.. obrigado..
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 18, 2009 6:51 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo obrigado! Mais um ou dois anos e ela estará pronta, já que será uma mame com uma copa pequena!

Celsius obrigado! Realmente essa espécie é apaixonante! Cresce rápido, densifica muito bem, tem uma bela e densa floração e frutinhas que a deixam ainda mais interessante. Tenho dois projetos com piracantas que acabei de iniciar, coloquei duas mudas em dois baldes de 60 litros com +- 75 kl de substrato. Uma de frutas laranjas que é uma estaca retirada da planta deste tópico e a outra com uma muda maior de frutas vermelhas que já está cheia de flores.

Uma dica: não faça podas drásticas fora do período do inverno como eu fiz Rolling Eyes . Como essa minha ainda é pequena resolvi arriscar, mas não foi uma idéia tão boa. Dá para ver na foto a parte do tronco que está mais escura, logo abaixo do corte, isso é água que está escorrendo do tronco, deu muito trabalho para "estancar". Como eu estava sem pasta selante passei creme dental, que é bom, mas nem tanto. A água que saia do corte não deixava o creme dental secar e ficava escorrendo água, tive que usar um ferro de solda para aquecer o creme e estancar o corte.
Celsius

MensagemEnviada: Dom Out 18, 2009 7:34 pm    Assunto: Responder com citação

obrigado pelo incentivo, marco..

alguns amigos do forum me disseram pra nao mexer na plantinha por inqto so estou aguando ela e pondo no sol um tempinho por dia... andei reparando que minha piracanta está com algumas folhas amareladas e logo logo essas folhas caem.. qual sera o motivo? na minha cidade anda chovendo de mais, faz mto calor, mas xove mto e mto forte... tem algo haver!?

se quiser dar uma olhadinha pra me ajudar, olha a garotinha aqui

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=116141#116141
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 18, 2009 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

Celsius a piracanta tem que ficar no sol. O ideal é escolher o lugar em que ela vai ficar e deixá-la lá e não ficar movendo-a de lugar todo dia. Pode ser em um lugar que bata sol de manhã até parte da tarde ou do meio-dia até o final da tarde. A minha pega sombra de manhã, sol direto das 11:00hs até umas 2:30hs 3:00hs da tarde. Se eu tivesse outro lugar a deixaria no sol o dia inteiro. Mas, cuidado, por estar em um vaso pequeno, por estar meio solta no substrato e por ser um substrato bem drenante você terá que ver se o sol não está secando demais a planta, não poderá descuidar da rega. Se ela estiver direto no sol e as folhas estiverem verdes e saudáveis não precisa mais mexer nela. De vez em quando o sol fica quente demais para as plantas e só nesse caso é bom deixá-las a meia sombra. Mas isso não é todo ano que acontece, só quando o tempo está muito seco e o sol fritando ovo no asfalto!

Com o tempo, estudando muito e vendo várias fotos de bonsais (e principalmente bonsais ao vivo), você vai começar a se habituar com a "estética" da arte e vai começar a ter mais facilidade para criar os seus projetos. Eu levei quase 1 ano para achar um caminho para essa planta e só achei quando resolvi recomeçar todo o trabalho. É bem provável que, no futuro, você também resolva fazer isso com a sua planta. Caso você queira ter outra piracanta e começar uma desde pequena é só você cortar um galhinho dela e espetar na terra que ele vai criar raiz. Se a sua planta estiver saudável lá para o começo do ano que vem com certeza haverá alguns galhos compridos para você fazer estacas.
Celsius

MensagemEnviada: Dom Out 18, 2009 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

puts, vc tocou num ponto que acabou c minha vida, haha.. moro num apartamento no meio de um morro proibido o têrmo.. acontece que aki venta mto pra poder deixar no terraço onde seria ideal... logo eu tenho q deixar dentro de casa msm, acabo ficando sem lugar pra por pq elas tomam sol na minha janela, depois movo elas pra um armario na copa da casa e nesse armario elas recebem bastante luz, mas nao direta do sol..
seria mto prejudicial ficar movendo ela todos os dias?
Matheus 31
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 18, 2009 11:35 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que isso estressaria a planta, tenta manter ela num lugar só e ir girando o vaso periodicamente sempre no mesmo sentido
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 19, 2009 12:20 am    Assunto: Responder com citação

Celsius nesse caso é melhor você começar a procurar plantas que vivem em ambientes sombreados.

Ficus, serissa, ulmus, acer, carmona, ligustrum, etc...

Não que você tenha que se desfazer das suas plantas, mas você terá melhores resultados com essas espécies que eu citei.

Abraço!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: