Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Out 09, 2009 12:45 am Assunto: JLT FICUS BENJAMINA - ALPORQUE[INFELIZMENTE MORREU] |
|
|
Após um mês (apelei) retirei esta muda. Usei a tecnica do alporque. Bom enraizamento.
Aguardo sugestões!

Editado pela última vez por Laudir em Qui Jan 07, 2010 12:02 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 09, 2009 8:10 am Assunto: |
|
|
Mais fotos para uma melhor visualização e melhores opiniões:
DETALHE DE UM GALHO QUE QUERO ENTERRAR E (TENTAR) SIMULAR UMA RAIZ.
OUTRO GALHO QUE QUERO (TENTAR) FAZER UMA RAIZ
 |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 09, 2009 8:42 am Assunto: |
|
|
Olá João, bom dia
Corte esta parte que tá sem casca, o limite para o corte é a casca, corte rente a ela... use um cicatrizante/selante...
Retire os arames dela e deixe ela desenvolver as raízes... quanto ela tiver um bom sistema radicular desenvolvido partiremos para a possível estilização...
No momento é isso.
Segue um link com algo para ler, de muita valhia:
http://www.atelierdobonsai.com.br/aramagem.html
Qualquer coisa estamos aí.
Abraços e boa sorte |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 09, 2009 9:06 am Assunto: |
|
|
Quanto ao vaso. Está bom este tamanho para a planta?
Meu substrato (se é q posso chama-lo assim) é 30% de terra de viveiro e 70% de areia grossa. Não consegui os cacos de tijolo. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Out 09, 2009 9:25 am Assunto: |
|
|
João, do que se trata esta "terra de viveiro"? Se for uma espécie de terra orgânica, penso que está bom.
Com relação ao vaso, ele tá bom, apenas fure bastante no fundo e na lateral, em baixo...
Deixe a planta desenvolver as raízes, daqui um ano, vc tira ela do vaso, poda parte das raízes, distribui de forma radial e planta ela em um escorredor ou bacia grande...
Daqui uns 40 dias já se pode iniciar a adubação, de leve...
Abraço |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 09, 2009 9:29 am Assunto: |
|
|
Terra orgânica mesmo.
Qto ao vaso, o mesmo tem 4 furos de 2cm de diametro cada no fundo. Como este vaso tem um formato afunilado nao me preocupei em fazer furos na lateral (base).
Mas nao custa nada, vou fazer mais furos na base lateral dele, afinal o aprendiz sou eu rsrs...
abraços! |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 09, 2009 9:46 am Assunto: |
|
|
Só para confirmar eu editei a imagem e marquei o ponto de corte.
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Out 09, 2009 10:08 am Assunto: |
|
|
Isso mesmo João, manda ver... |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Sex Out 09, 2009 10:49 am Assunto: |
|
|
João,
Só uma dica que sempre venho falando aqui, da próxima vez que for fazer alporque procure um material mais interessante, que tenha curvas, masi opcções de galhos, este seu material é muito monótono, terá muito trabalho porém sempre continuará com esta primeira parte absolutamente reta, o que limita muito o trabalho. Pensa nisto. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 09, 2009 10:52 am Assunto: |
|
|
boa wilson |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Out 09, 2009 7:00 pm Assunto: |
|
|
Olá João Laudir!
Faço coro ao Wilson!
Tronco reto só é possível em 2 estilos: Chokkan (o Ficus não se presta para esse estilo) e Hokidachi (onde os galhos nascem todos no mesmo lugar ou próximos).
Veja, o Ficus é um material barato assim, vale apenas como material de treinamento. Investir muito (tempo) num material assim será motivo de arrependimento daqui uns 3 ou 4 anos.
Digo porque passei por isso.
Salvatore Liporace, num evento que teve na nossa associação, mês passado, enfatizou:
Gaste 100,00 num bom material e não gaste os mesmo 100,00 em 10 mudas.
Hoje eu dou total razão ao Salvatore. Perdi muito tempo com material não promissor.
Laudir, são apenas considerações de quem , na época, não ouviu os mais experientes.
Um abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
João Pedro 1.o PASSO

Registrado: 26/03/07 Idade: 38 Mensagens: 112 Localização: Bagé-RS
|
Enviada: Sex Out 09, 2009 11:05 pm Assunto: |
|
|
João, escute o que o Wilson e o Élio lhe disseram, ficus engrossam rapidamente se bem trabalhados e adubados. Invista em plantas melhores, que possam lhe dar um bom resultado futuro como Bonsai.
Recomendaria que conseguisse caco de tijolo na sua região, no meu caso, eu mesmo quebro com uma marreta e depois penero...
Abração! |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Out 10, 2009 9:20 am Assunto: |
|
|
Pedro
Eu estava meio que fugindo de ter de fazer isso (preguiça?). Mas vou ter de descer a porretada no tijolo mesmo sem dó.
Valeu pela dica.
Abraços |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Dez 04, 2009 3:36 pm Assunto: |
|
|
MEU FICUS FOI PRA UTI.
QUERIA ARRUMAR O SISTEMA RADICULAR E NA MINHA ANSIEDADE DE NOVATO ACABEI FAZENDO UM ANEL DE MALPHIG NO TRONCO ACIMA DO ANTIGO SISTEMA RADICULAR.
NAO SEI SE ELE VAI SE SALVAR....
FELIZMENTE NAO TIVE NENHUM GASTO COM ELE A NÃO SER O TEMPO.
APRENDI COM O ERRO DESTA VEZ.
AMANHA EU POSTO FOTOS DO PACIENTE. ACHO Q ELE NAO ESCAPA DO ÓBITO! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Dez 07, 2009 9:14 am Assunto: |
|
|
Amigo,
tudo é experiência que vamos adquirindo. Na verdade esta foto já mostrava que o teu ficus estava comprometido e na minha opinião era 99% de certeza que viria a óbito...
Digo isso por experiência própria. Veja este meu ficus benjamina e os alporques que foram feitos. Enraizaram que foi uma beleza, e apesar das feridas das podas terem sido curadas com pasta cicatrizante, creio que a umidade promoveu o aparecimento de algum fungo que os levaram à morte. Apesar da bela rebrota dos alporques a casca foi apodrecendo e um belo dia estava morta...
Veja aqui o tópico completo. Só restou a planta-mãe.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10570
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|