FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mais uma Jabuticabeira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Thiagonava

MensagemEnviada: Ter Dez 22, 2009 8:08 am    Assunto: Mais uma Jabuticabeira Responder com citação

Ola galera... bom... sei que já tem varias jabuticabeiras postadas, então chegou a hora da minha

tenho essa jabuticabeira

já esta no escorredor a uns 8 meses, porém o substrato que eu estava usando não drenava bem, então ontem eu troquei o substrato dela... pra 50% de casca de telha, 25% de areia grossa e 25% de humus de minhoca.
gostaria de saber se já posso fazer uma desfolha total nela... pra ver que estilo eu posso dar nela !
é aconselhável ?

Valeus =D
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 22, 2009 10:06 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Thiago,

Recomendo você postar mais fotos de outros ângulos da planta, inclusive nebari, para que os amigos do fórum possam opinar melhor.

Abraço. Wink

Franz Borges
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 22, 2009 10:28 am    Assunto: Responder com citação

ola, Apezar da desfolha ajudar na recuperação acredito que seja bom vc esperar ela se recuperar e logo enseguida aplicar a desfólia, vc trocou o substrato fora de época então é melhor vc esperar ela se recuperar antes de qualquer coisa.

O substrato esta bom assim, mas vc poderia ter colocado 40% de humus e o resto de matéria inorganica já que a jabu gosta de substrato sempre húmido.

Boa sorte...
T+.

ps: poste fotos após ela se recuperar e vc aplicar a desfólia...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thiagonava

MensagemEnviada: Ter Dez 22, 2009 11:54 am    Assunto: Responder com citação

Atualizando as fotos

Thiagonava

MensagemEnviada: Ter Dez 22, 2009 8:09 pm    Assunto: Responder com citação

boa noite galera... continuando aki... cheguei do serviço hoje e notei que as folhas da jabu estavam murchando... então dei uma desfolhada... segue as fotos

e agora... deixo ela se recuperar ? tiro os galhos mais finos e aramo os mais grossos para dar forma, o que faço ?
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 23, 2009 9:35 am    Assunto: Responder com citação

Thiago,

Peço a confirmação dos mais experientes. Na minha opinião estes cacos de telhas estão muito grandes! Será que estão atrapalhando o desenvolvimento das raizes?
Outra coisa. Vc falou que colocou humus de minhoca, mas vc colocou apenas o humus ou vc colocou terra vegetal com humus de minhoca?
Quando vc trocou o substrato vc podou as raízes?

Tenho uma Jaboticabeira e eu coloquei um substrato com uns 65% de terra vegetal com esterco de gado e os outros 35% de pedrisco de rio. Ela está se desenvolvendo maravilhosamente bem. esta com muitas brotações.

Abraços,

Ricardo
Thiagonava

MensagemEnviada: Qua Dez 23, 2009 11:25 am    Assunto: Responder com citação

ricardosantos07 escreveu:
Thiago,

Peço a confirmação dos mais experientes. Na minha opinião estes cacos de telhas estão muito grandes! Será que estão atrapalhando o desenvolvimento das raizes?
Outra coisa. Vc falou que colocou humus de minhoca, mas vc colocou apenas o humus ou vc colocou terra vegetal com humus de minhoca?
Quando vc trocou o substrato vc podou as raízes?

Tenho uma Jaboticabeira e eu coloquei um substrato com uns 65% de terra vegetal com esterco de gado e os outros 35% de pedrisco de rio. Ela está se desenvolvendo maravilhosamente bem. esta com muitas brotações.

Abraços,

Ricardo

bom... tem sim uns pedaços maiores... mas a maioria é pequena... quanto ao substrato usei só humus de minhoca, areia, e pedriscos... o torrão também eu diminui um pouco... e estou colocando tiamina B1 (enraizador) 2 comprimidos de 300mg em 1/2 litro d'agua.. foi isso que eu fiz =D
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 23, 2009 11:42 am    Assunto: Responder com citação

[/quote]

bom... tem sim uns pedaços maiores... mas a maioria é pequena... quanto ao substrato usei só humus de minhoca, areia, e pedriscos... o torrão também eu diminui um pouco... e estou colocando tiamina B1 (enraizador) 2 comprimidos de 300mg em 1/2 litro d'agua.. foi isso que eu fiz =D[/quote]

Lembre de regar bastante até a água escorrer por baixo do escorredor! Ela gosta de muita água!

Aparentemente estas folhas murchando pode ser uma defesa natural da planta após o transplante. Porém, como eu tb fiz o transplante da minha sem desfolhar e ela não perdeu as folhas e nem murcharam, se eu estivesse no seu lugar, eu, com cuidado, misturaria terra vegetal a esse substrato. Deixe ela na sombra até se recuperar.

Abraços!

Ricardo
Thiagonava

MensagemEnviada: Qua Dez 23, 2009 12:27 pm    Assunto: Responder com citação

vou colocar um pouco de terra vegetal hoje nela... =D
valeus pela dica
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: