|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Thiagonava

Registrado: 17/12/09 Idade: 41 Mensagens: 16 Localização: Mirassol-SP
|
Enviada: Ter Dez 22, 2009 8:08 am Assunto: Mais uma Jabuticabeira |
|
|
Ola galera... bom... sei que já tem varias jabuticabeiras postadas, então chegou a hora da minha
tenho essa jabuticabeira
já esta no escorredor a uns 8 meses, porém o substrato que eu estava usando não drenava bem, então ontem eu troquei o substrato dela... pra 50% de casca de telha, 25% de areia grossa e 25% de humus de minhoca.
gostaria de saber se já posso fazer uma desfolha total nela... pra ver que estilo eu posso dar nela !
é aconselhável ?
Valeus =D _________________ "Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino" |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Ter Dez 22, 2009 10:06 am Assunto: |
|
|
Amigo Thiago,
Recomendo você postar mais fotos de outros ângulos da planta, inclusive nebari, para que os amigos do fórum possam opinar melhor.
Abraço.
Franz Borges _________________ "O que fazemos em vida, ecoa na eternidade" |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 22, 2009 10:28 am Assunto: |
|
|
ola, Apezar da desfolha ajudar na recuperação acredito que seja bom vc esperar ela se recuperar e logo enseguida aplicar a desfólia, vc trocou o substrato fora de época então é melhor vc esperar ela se recuperar antes de qualquer coisa.
O substrato esta bom assim, mas vc poderia ter colocado 40% de humus e o resto de matéria inorganica já que a jabu gosta de substrato sempre húmido.
Boa sorte...
T+.
ps: poste fotos após ela se recuperar e vc aplicar a desfólia... |
|
|
 |
Thiagonava

|
Enviada: Ter Dez 22, 2009 11:54 am Assunto: |
|
|
Atualizando as fotos
 _________________ "Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino" |
|
|
 |
Thiagonava

|
Enviada: Ter Dez 22, 2009 8:09 pm Assunto: |
|
|
boa noite galera... continuando aki... cheguei do serviço hoje e notei que as folhas da jabu estavam murchando... então dei uma desfolhada... segue as fotos
e agora... deixo ela se recuperar ? tiro os galhos mais finos e aramo os mais grossos para dar forma, o que faço ? _________________ "Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino" |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qua Dez 23, 2009 9:35 am Assunto: |
|
|
Thiago,
Peço a confirmação dos mais experientes. Na minha opinião estes cacos de telhas estão muito grandes! Será que estão atrapalhando o desenvolvimento das raizes?
Outra coisa. Vc falou que colocou humus de minhoca, mas vc colocou apenas o humus ou vc colocou terra vegetal com humus de minhoca?
Quando vc trocou o substrato vc podou as raízes?
Tenho uma Jaboticabeira e eu coloquei um substrato com uns 65% de terra vegetal com esterco de gado e os outros 35% de pedrisco de rio. Ela está se desenvolvendo maravilhosamente bem. esta com muitas brotações.
Abraços,
Ricardo |
|
|
 |
Thiagonava

|
Enviada: Qua Dez 23, 2009 11:25 am Assunto: |
|
|
ricardosantos07 escreveu: | Thiago,
Peço a confirmação dos mais experientes. Na minha opinião estes cacos de telhas estão muito grandes! Será que estão atrapalhando o desenvolvimento das raizes?
Outra coisa. Vc falou que colocou humus de minhoca, mas vc colocou apenas o humus ou vc colocou terra vegetal com humus de minhoca?
Quando vc trocou o substrato vc podou as raízes?
Tenho uma Jaboticabeira e eu coloquei um substrato com uns 65% de terra vegetal com esterco de gado e os outros 35% de pedrisco de rio. Ela está se desenvolvendo maravilhosamente bem. esta com muitas brotações.
Abraços,
Ricardo |
bom... tem sim uns pedaços maiores... mas a maioria é pequena... quanto ao substrato usei só humus de minhoca, areia, e pedriscos... o torrão também eu diminui um pouco... e estou colocando tiamina B1 (enraizador) 2 comprimidos de 300mg em 1/2 litro d'agua.. foi isso que eu fiz =D _________________ "Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino" |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qua Dez 23, 2009 11:42 am Assunto: |
|
|
[/quote]
bom... tem sim uns pedaços maiores... mas a maioria é pequena... quanto ao substrato usei só humus de minhoca, areia, e pedriscos... o torrão também eu diminui um pouco... e estou colocando tiamina B1 (enraizador) 2 comprimidos de 300mg em 1/2 litro d'agua.. foi isso que eu fiz =D[/quote]
Lembre de regar bastante até a água escorrer por baixo do escorredor! Ela gosta de muita água!
Aparentemente estas folhas murchando pode ser uma defesa natural da planta após o transplante. Porém, como eu tb fiz o transplante da minha sem desfolhar e ela não perdeu as folhas e nem murcharam, se eu estivesse no seu lugar, eu, com cuidado, misturaria terra vegetal a esse substrato. Deixe ela na sombra até se recuperar.
Abraços!
Ricardo |
|
|
 |
Thiagonava

|
Enviada: Qua Dez 23, 2009 12:27 pm Assunto: |
|
|
vou colocar um pouco de terra vegetal hoje nela... =D
valeus pela dica _________________ "Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|