|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ALDO MUNHOZ GONZALEZ
Registrado: 03/12/09 Idade: 65 Mensagens: 24 Localização: PRESIDENTE PRUDENTE-SP
|
Enviada: Qua Dez 30, 2009 10:41 pm Assunto: PINHIERO NEGRO URGENTE!!!!!! |
|
|
Ele era um Pinheiro Negro bem grande levei no seu Misukawa para que ele fizesse uma poda para transforma-lo em um Bonsai. Só q depois da poda Rdical do Sr Misukawa cairam todas as (FOLHAS) não são folhas são bom não sei...Q eu devo fazer será q perdi minha árvore???
 |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 30, 2009 10:58 pm Assunto: |
|
|
ALDO está difícil a situação do seu PN.
Se sobraram gemas talvez com o tempo elas rebrotem e dê para fazer alguma coisa, talvez um literati.
Deixe-o a meia sombra e não faça mais nada com ele, nada de adubo, arames, trocas de vaso, etc. Mantenha a rega, sempre se lembrando de verificar se a terra secou antes de regar novamente.
Em coníferas, em geral, onde não há agulhas não surgem mais galhos.
Boa sorte! |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qui Dez 31, 2009 2:22 am Assunto: Re: PINHIERO NEGRO URGENTE!!!!!! |
|
|
Aldo,
Quando foi feita a poda? _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
ALDO MUNHOZ GONZALEZ
Registrado: 03/12/09 Idade: 65 Mensagens: 24 Localização: PRESIDENTE PRUDENTE-SP
|
Enviada: Qui Dez 31, 2009 4:00 pm Assunto: PODA PINHEIRO NEGRO muito forte???? |
|
|
Faz uns 35dias, o que eu estranhei é que começou a brotar umas agulhas novas bastante até, e depois vc mexia nelas elas iam caindo não entendi o que aconteceu minha arvore morreu. Tambem não entendi a poda que foi feita achei muito violenta para a arvore, em todos os casos não entendo nada, só não queria que ele morresse.  |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sex Jan 01, 2010 10:30 am Assunto: |
|
|
Aldo, entendo pouco de PN,mas algumas observações: existe dois arames que estão na planta sem necessidade, é aconselhavel retirar.
Pelo que li o PN depois de certa altura deve ser podada mantendo os galhos mais baixos onde será formado o bonsai, na aparência se verifica que galhos que deveriam formar a planta foram retirados ao menos é isso que aparenta, o que percebi procede?
Como não entendo muito estou apenas tentando ajudar.
Abraço |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Sex Jan 01, 2010 1:59 pm Assunto: |
|
|
Aldo,
Infelizmente é muito provável que tenha sido a poda que debilitou teu "Kuro-matsu".
Época para a poda foi inadequada, podas drásticas e severas deste tipo devem ser feitas até no máximo final de Outubro, voltando a ocorrer de Março para frente.
Após o inverno o fluxo de seiva no "matsu" se torna muito intenso, prejudicando qualquer trabalho de poda mais severo, a não ser algumas pinçagens e podas leves as severas devem ser evitadas.
Não foto percebemos que seu "matsu" tem algumas agulhas ainda, pelo visto jovens, porém estão com coloração fraca e opaca, receio que ele realmente não venha a sobreviver, mas todavia sempre existem exceções, porém Pinheiro Negro é meio sistemático, se não seguir as regras que a espécie manda dificilmente o resultado será bom.
Se a planta morrer, tome como experiência e não desista, você tem mais quais outras plantas em paralelo com este "matsu"? Trabalhe elas em paralelo, compre outro "Kuro-matsu" ou outros, e vá seguindo em frente com calma e tranquilidade.
Abraço amigo e feliz 2010 para todos nós:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jan 01, 2010 3:27 pm Assunto: |
|
|
Aldo, embora pouca, minha experiência já me mostrou que trabalhos agressivos como essa poda, fora do outono/inverno, é fatal!
Já vi professores conceituados fazerem podas radicais nos nossos eventos, fora de época, e a planta morrer.
Já perdi muita planta por não respeitar o ciclo da planta, fazendo transplantes com podas severas de raízes, podas radicais,....fora de época.
Hoje sou bem mais paciente........rsrsrsrs!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
ALDO MUNHOZ GONZALEZ
|
Enviada: Sáb Jan 02, 2010 4:22 pm Assunto: Pinheiro negro morreu?? |
|
|
Como posso ter certeza que a árvore morreu....  |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 02, 2010 7:01 pm Assunto: |
|
|
ALDO enquanto houver agulhas verdes quer dizer que ela ainda está viva.
Se essas poucas que estão ai secarem vai ser um milagre ela sobreviver.
O principal problema da sua planta é que as gemas que geram novos galhos ficam na parte de baixo das agulhas, entre as duas, e se elas foram arrancadas ou secaram não nascerão mais galhos novos na parte de baixo.
Isso só te dá duas opções para o futuro da planta: fazer um estilo literati ou fazer uma alporquia e usar a parte de cima da planta para começar tudo de novo.
Como eu disse só o que você pode fazer é não mexer mais nela, continue regando normalmente, e de resto esqueça que ela existe por um ano. Se ela se recuperar, daqui a um ano ou mais, você posta ela novamente e nós estudamos para ver se dá para fazer alguma coisa com o que sobrou.
Não adianta ficar angustiado agora, isso é normal. Quando você começar a "pegar o jeito da coisa" você vai começar a achar plantas melhores para fazer bonsai e provavelmente todas essas que você tem agora vão ficar de escanteio quando comparadas às suas futuras plantas . |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|