FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

PINHIERO NEGRO URGENTE!!!!!!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
ALDO MUNHOZ GONZALEZ



Registrado: 03/12/09
Idade: 65
Mensagens: 24
Localização: PRESIDENTE PRUDENTE-SP

MensagemEnviada: Qua Dez 30, 2009 10:41 pm    Assunto: PINHIERO NEGRO URGENTE!!!!!! Responder com citação

Ele era um Pinheiro Negro bem grande levei no seu Misukawa para que ele fizesse uma poda para transforma-lo em um Bonsai. Só q depois da poda Rdical do Sr Misukawa cairam todas as (FOLHAS) não são folhas são bom não sei...Q eu devo fazer será q perdi minha árvore???



Sad Sad Sad Sad Sad Sad
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Dez 30, 2009 10:58 pm    Assunto: Responder com citação

ALDO está difícil a situação do seu PN.

Se sobraram gemas talvez com o tempo elas rebrotem e dê para fazer alguma coisa, talvez um literati.

Deixe-o a meia sombra e não faça mais nada com ele, nada de adubo, arames, trocas de vaso, etc. Mantenha a rega, sempre se lembrando de verificar se a terra secou antes de regar novamente.

Em coníferas, em geral, onde não há agulhas não surgem mais galhos.

Boa sorte!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 39
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Qui Dez 31, 2009 2:22 am    Assunto: Re: PINHIERO NEGRO URGENTE!!!!!! Responder com citação

Aldo,

Quando foi feita a poda?
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
ALDO MUNHOZ GONZALEZ



Registrado: 03/12/09
Idade: 65
Mensagens: 24
Localização: PRESIDENTE PRUDENTE-SP

MensagemEnviada: Qui Dez 31, 2009 4:00 pm    Assunto: PODA PINHEIRO NEGRO muito forte???? Responder com citação

Faz uns 35dias, o que eu estranhei é que começou a brotar umas agulhas novas bastante até, e depois vc mexia nelas elas iam caindo não entendi o que aconteceu minha arvore morreu. Tambem não entendi a poda que foi feita achei muito violenta para a arvore, em todos os casos não entendo nada, só não queria que ele morresse. Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Sex Jan 01, 2010 10:30 am    Assunto: Responder com citação

Aldo, entendo pouco de PN,mas algumas observações: existe dois arames que estão na planta sem necessidade, é aconselhavel retirar.

Pelo que li o PN depois de certa altura deve ser podada mantendo os galhos mais baixos onde será formado o bonsai, na aparência se verifica que galhos que deveriam formar a planta foram retirados ao menos é isso que aparenta, o que percebi procede?

Como não entendo muito estou apenas tentando ajudar.

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 39
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Sex Jan 01, 2010 1:59 pm    Assunto: Responder com citação

Aldo,

Infelizmente é muito provável que tenha sido a poda que debilitou teu "Kuro-matsu".

Época para a poda foi inadequada, podas drásticas e severas deste tipo devem ser feitas até no máximo final de Outubro, voltando a ocorrer de Março para frente.

Após o inverno o fluxo de seiva no "matsu" se torna muito intenso, prejudicando qualquer trabalho de poda mais severo, a não ser algumas pinçagens e podas leves as severas devem ser evitadas.

Não foto percebemos que seu "matsu" tem algumas agulhas ainda, pelo visto jovens, porém estão com coloração fraca e opaca, receio que ele realmente não venha a sobreviver, mas todavia sempre existem exceções, porém Pinheiro Negro é meio sistemático, se não seguir as regras que a espécie manda dificilmente o resultado será bom.

Se a planta morrer, tome como experiência e não desista, você tem mais quais outras plantas em paralelo com este "matsu"? Trabalhe elas em paralelo, compre outro "Kuro-matsu" ou outros, e vá seguindo em frente com calma e tranquilidade.


Abraço amigo e feliz 2010 para todos nós:


Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 78
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Jan 01, 2010 3:27 pm    Assunto: Responder com citação

Aldo, embora pouca, minha experiência já me mostrou que trabalhos agressivos como essa poda, fora do outono/inverno, é fatal!
Já vi professores conceituados fazerem podas radicais nos nossos eventos, fora de época, e a planta morrer.
Já perdi muita planta por não respeitar o ciclo da planta, fazendo transplantes com podas severas de raízes, podas radicais,....fora de época.
Hoje sou bem mais paciente........rsrsrsrs!

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
ALDO MUNHOZ GONZALEZ



Registrado: 03/12/09
Idade: 65
Mensagens: 24
Localização: PRESIDENTE PRUDENTE-SP

MensagemEnviada: Sáb Jan 02, 2010 4:22 pm    Assunto: Pinheiro negro morreu?? Responder com citação

Como posso ter certeza que a árvore morreu.... Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sáb Jan 02, 2010 7:01 pm    Assunto: Responder com citação

ALDO enquanto houver agulhas verdes quer dizer que ela ainda está viva.
Se essas poucas que estão ai secarem vai ser um milagre ela sobreviver.

O principal problema da sua planta é que as gemas que geram novos galhos ficam na parte de baixo das agulhas, entre as duas, e se elas foram arrancadas ou secaram não nascerão mais galhos novos na parte de baixo.

Isso só te dá duas opções para o futuro da planta: fazer um estilo literati ou fazer uma alporquia e usar a parte de cima da planta para começar tudo de novo.

Como eu disse só o que você pode fazer é não mexer mais nela, continue regando normalmente, e de resto esqueça que ela existe por um ano. Se ela se recuperar, daqui a um ano ou mais, você posta ela novamente e nós estudamos para ver se dá para fazer alguma coisa com o que sobrou.

Não adianta ficar angustiado agora, isso é normal. Quando você começar a "pegar o jeito da coisa" você vai começar a achar plantas melhores para fazer bonsai e provavelmente todas essas que você tem agora vão ficar de escanteio quando comparadas às suas futuras plantas Laughing .
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil