FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Resedá, ajuda e pergunta tecnica
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
amazonida



Registrado: 27/07/09
Mensagens: 73
Localização: Belém-PA

MensagemEnviada: Sex Jan 08, 2010 8:11 pm    Assunto: Resedá, ajuda e pergunta tecnica Responder com citação

Boa Noite,
observem as imagens e me digam se o corte feito na planta com a madeira morta e podre quando cicatrizar com a pasta pode danificar a planta no futuro? eu digo, podei e tentei tirar a maior parte da madeira morta... passarei pasta selante. sera que a planta nao vai "engolir"a madeira morta e podre e morrer no futuro?
http://www.servimg.com/image_preview.php?i=43&u=14447675
http://www.servimg.com/image_preview.php?i=44&u=14447675
http://www.servimg.com/image_preview.php?i=45&u=14447675[/img][/url]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 78
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Jan 08, 2010 9:59 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo, olhando a 2ª foto eu diria que precisa aprofundar bem mais, não só o miolo mas as bordas do local sob pena de, quando cicatrizar, ficar um calombo feio, mas, como o Resedá tem uma taxa de cicatrização, quando em vaso, muito lenta, mais vale, a curto prazo, nivelar o local da poda com o resto do tronco, como se não tivesse havido um corte, isso por se tratar do Resedá que tem a casca muito fina.

Abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Campolina
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 15/01/06
Mensagens: 187
Localização: Belo Horizonte - MG

MensagemEnviada: Sex Jan 08, 2010 10:13 pm    Assunto: Responder com citação

Oi amazonida, que belo material você tem, muito promissor!

Gostei também do direcionamento inicial que você deu. Eu provavelmente reduziria um pouco mais na altura , mas essa é apenas a minha visão.

Em relação à sua pergunta, essa é uma característica da espécie que com frequência na natureza desenvolve grandes ocos. Veja que esta madeira morta central já existia antes de você cortar o galho. Protegendo o corte a cicatrização deve ocorrer até um determinado ponto mas provavelmente não cicatrizará por completo pela característica da madeira.

A árvore lida bem com esta ocorrência mas no bonsai onde aumentamos a exposição a elementos que aceleramn a degradação da madeira, a parte viva esposta pode ser protegida com o tratamento interno com lime-sulfur.

Isso não chega a ser um problema e eu acho até que a formação do uro deveria ser incentivada pois sua presença adiciona idade ao bonsai, e é uma característica natural da espécie.
_________________
www.artebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
amazonida



Registrado: 27/07/09
Mensagens: 73
Localização: Belém-PA

MensagemEnviada: Sex Jan 08, 2010 10:42 pm    Assunto: Responder com citação

ELio e Campolina. Obrigado pela pronta resposta. to com muito medo de perder a planta, por isso postei. Na opiniao de voces será que ela vai virer? é claro, ela já está plantada num substrato razoavel que nao é terra preta...
Bem, Resadá aprodrece do nada? é isso? realmente tinha muita madeira podre dentro dela mesmo... essa parte preta da foto do meio ta me deixando preocupado...eu cheguei numa parte dura(preta e no meio do tronco) com o alicate concavo. Fiquei cansado e apliquei a pasta selante... e agora? espero a planta recuperar ou acerto os cortes amanha com serrote ou serra tipo dremel?
Será que essa planta vai viver?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 78
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Jan 08, 2010 10:53 pm    Assunto: Responder com citação

Bem lembrado pelo amigo Campolina ( Quanto tempo, Eduardo!!) o Resedá tem a característica de fazer Uros.
Assim, seria interessante vc ir fundo tirando a madeira podre, fazendo um Uro e daí aplicar o Lime.
E, com certeza não vai morrer pq o Resedá é uma espécie muito resistente!
abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Campolina
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 15/01/06
Mensagens: 187
Localização: Belo Horizonte - MG

MensagemEnviada: Sáb Jan 09, 2010 12:33 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Elio, como vai? Estamos voltando aos poucos...

Amazonida, como a planta já está envasada, eu não faria mais nada por enquanto para não ficar balançando as raízes. Deixe que recupere alguns meses e depois faça os acabamentos necessários. Como o Elio disse o resedá é resistente mas como a sua árvore parece velha, não convêm ficar dando mole pro azar né?

E mais uma vez parabéns, você está com um material de primeira em mãos.
_________________
www.artebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
amazonida



Registrado: 27/07/09
Mensagens: 73
Localização: Belém-PA

MensagemEnviada: Sáb Jan 09, 2010 12:58 pm    Assunto: resedá Responder com citação

Obrigado. vou postar quando estiver recuperada. nada de azar nem olho gordo! Cool Pensamento positivo, certo? abs
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil