| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
amazonida
|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jan 08, 2010 9:59 pm Assunto: |
|
|
Amigo, olhando a 2ª foto eu diria que precisa aprofundar bem mais, não só o miolo mas as bordas do local sob pena de, quando cicatrizar, ficar um calombo feio, mas, como o Resedá tem uma taxa de cicatrização, quando em vaso, muito lenta, mais vale, a curto prazo, nivelar o local da poda com o resto do tronco, como se não tivesse havido um corte, isso por se tratar do Resedá que tem a casca muito fina.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Campolina 1.o PASSO

Registrado: 15/01/06 Mensagens: 187 Localização: Belo Horizonte - MG
|
Enviada: Sex Jan 08, 2010 10:13 pm Assunto: |
|
|
Oi amazonida, que belo material você tem, muito promissor!
Gostei também do direcionamento inicial que você deu. Eu provavelmente reduziria um pouco mais na altura , mas essa é apenas a minha visão.
Em relação à sua pergunta, essa é uma característica da espécie que com frequência na natureza desenvolve grandes ocos. Veja que esta madeira morta central já existia antes de você cortar o galho. Protegendo o corte a cicatrização deve ocorrer até um determinado ponto mas provavelmente não cicatrizará por completo pela característica da madeira.
A árvore lida bem com esta ocorrência mas no bonsai onde aumentamos a exposição a elementos que aceleramn a degradação da madeira, a parte viva esposta pode ser protegida com o tratamento interno com lime-sulfur.
Isso não chega a ser um problema e eu acho até que a formação do uro deveria ser incentivada pois sua presença adiciona idade ao bonsai, e é uma característica natural da espécie. _________________ www.artebonsai.com.br |
|
|
 |
amazonida
|
Enviada: Sex Jan 08, 2010 10:42 pm Assunto: |
|
|
ELio e Campolina. Obrigado pela pronta resposta. to com muito medo de perder a planta, por isso postei. Na opiniao de voces será que ela vai virer? é claro, ela já está plantada num substrato razoavel que nao é terra preta...
Bem, Resadá aprodrece do nada? é isso? realmente tinha muita madeira podre dentro dela mesmo... essa parte preta da foto do meio ta me deixando preocupado...eu cheguei numa parte dura(preta e no meio do tronco) com o alicate concavo. Fiquei cansado e apliquei a pasta selante... e agora? espero a planta recuperar ou acerto os cortes amanha com serrote ou serra tipo dremel?
Será que essa planta vai viver? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jan 08, 2010 10:53 pm Assunto: |
|
|
Bem lembrado pelo amigo Campolina ( Quanto tempo, Eduardo!!) o Resedá tem a característica de fazer Uros.
Assim, seria interessante vc ir fundo tirando a madeira podre, fazendo um Uro e daí aplicar o Lime.
E, com certeza não vai morrer pq o Resedá é uma espécie muito resistente!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Campolina 1.o PASSO

Registrado: 15/01/06 Mensagens: 187 Localização: Belo Horizonte - MG
|
Enviada: Sáb Jan 09, 2010 12:33 pm Assunto: |
|
|
Oi Elio, como vai? Estamos voltando aos poucos...
Amazonida, como a planta já está envasada, eu não faria mais nada por enquanto para não ficar balançando as raízes. Deixe que recupere alguns meses e depois faça os acabamentos necessários. Como o Elio disse o resedá é resistente mas como a sua árvore parece velha, não convêm ficar dando mole pro azar né?
E mais uma vez parabéns, você está com um material de primeira em mãos. _________________ www.artebonsai.com.br |
|
|
 |
amazonida
|
Enviada: Sáb Jan 09, 2010 12:58 pm Assunto: resedá |
|
|
Obrigado. vou postar quando estiver recuperada. nada de azar nem olho gordo! Pensamento positivo, certo? abs |
|
|
 |
|