FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Iluminação artificial para Bonsai
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Daniel.Guardia

MensagemEnviada: Qui Jan 14, 2010 4:32 pm    Assunto: Iluminação artificial para Bonsai Responder com citação

Olá Pessoal...

Pra começar uma discução: Fui aquarista marinho por 3 anos e acabei dando um tempo no hobby por ser demasiado caro (assim que me formar eu volto, rs) e nesse hobby, criamos corais que assim como nossos bonsai necessitam de luz solar para crescer e para terem cor. No caso do aquário, usamos uma lâmpada de vapor de sódio conhecida por HQI que simula o sol, inclusive com estudos sobre cor de luz, radiação, ondas, etc. e já estão utilizando lâmpadas de LED com o mesmo efeito e economia de energia, e temos aquários maravilhosos com corais esbanjando saúde e cores fantásticas. Pergunto: será que não é possível iluminar um bonsai em um apartamento que não bate sol com um spot de uma lâmpada específica com um timer e ter bons resultados com isso? Inclusive podendo aumentar e diminuir o fotoperíodo visando maior desenvolvimento? Resolveria o problema de muita gente que quer ter um bonsai mas não tem uma varanda rasoável ou um quintal para tal.

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 14, 2010 4:53 pm    Assunto: Responder com citação

Interessante esta sua sugestão Daniel.

Seria o caso de colocar este teste em prática para vermos o resultado.

God bless you!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 15, 2010 7:20 am    Assunto: Responder com citação

Olha sou aquarista tb, mas sou mais a favor dos plantados (é q me falta dinheiro pra um marinho). mas por fim

Acho q podemo simular o sol e temos q pensar na chuva garoas o orvalho e muitas coisas.

Talvez plantas não mt exigentes devem se desenvolver bem em interiores com luz artificial, umas borrifadinhas as vezes e acho que da boa sim
=)

E se vc fizer a experiencia passe o resultado pro pessoal todo aqui do forum ver. nova ideias são sempre bem vindas

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
r.ozelame
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 15, 2010 9:09 am    Assunto: Responder com citação

Interessante, mas algum agrônomo ou Eng Florestal poderia nos esclarecer o fato das árvores fazerem a fotossíntese durante o dia e da respiração durante a noite. "Sol" 24 horas seria mais prejudicial do que benéfico?
É isso mesmo?????
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 15, 2010 9:25 am    Assunto: Responder com citação

sol 24 hrs acho q seria prejudicial, mas se a arvore fica 10 hrs no sol pq não fica 14? ou 16? talvez tenha um ponto de equilibrio entre as duas partes...

agora é esperar alguem realmente saiba o q esta falando para opinar...

Eu ainda sou a favor do sol =)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Daniel.Guardia

MensagemEnviada: Sex Jan 15, 2010 9:42 am    Assunto: Responder com citação

Acrescentando...

Minha idéia de aumentar o fotoperíodo não vem "do nada". Meu primeiro emprego (aos 16 anos) foi numa empresa que fabrica estufas agrícolas (Van der Hoeven) em Holambra/SP. Hoje sou projetista industrial mas na época era desenhista e fazia as plantas das estufas que seriam construídas. Tinha acesso às estufas dos clientes e ouvia-se muito que em estufas agrícolas eles regulam a florada para que ela aconteça no dia exato para vendas em datas especiais, como finados, dia das mães, etc... Tipo, se a produção está atrasada e o produtor não conseguirá entregar sua produção florida na data exata, perde-se muito dinheiro, com isso eles deixam a luz acesa durante a noite, aumentando o crescimento da planta e gerando um certo "stress". Esse stress faz a planta sentir a necessidade de procriação e força a abertura das flores. Se isso seria bom para nossos bonsai, é oooooutra conversa. Abraços
r.ozelame
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 15, 2010 9:51 am    Assunto: Responder com citação

Pois é pessoal, ainda acredito que a idéia pode ser viável, mas o ponto de equilíbrio já foi dado pela própria natureza, não acha?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: