Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Daniel.Guardia
Registrado: 30/12/09 Idade: 44 Mensagens: 9 Localização: Jundiaí-SP
|
Enviada: Qui Jan 14, 2010 4:32 pm Assunto: Iluminação artificial para Bonsai |
|
|
Olá Pessoal...
Pra começar uma discução: Fui aquarista marinho por 3 anos e acabei dando um tempo no hobby por ser demasiado caro (assim que me formar eu volto, rs) e nesse hobby, criamos corais que assim como nossos bonsai necessitam de luz solar para crescer e para terem cor. No caso do aquário, usamos uma lâmpada de vapor de sódio conhecida por HQI que simula o sol, inclusive com estudos sobre cor de luz, radiação, ondas, etc. e já estão utilizando lâmpadas de LED com o mesmo efeito e economia de energia, e temos aquários maravilhosos com corais esbanjando saúde e cores fantásticas. Pergunto: será que não é possível iluminar um bonsai em um apartamento que não bate sol com um spot de uma lâmpada específica com um timer e ter bons resultados com isso? Inclusive podendo aumentar e diminuir o fotoperíodo visando maior desenvolvimento? Resolveria o problema de muita gente que quer ter um bonsai mas não tem uma varanda rasoável ou um quintal para tal.
Abraços |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Jan 14, 2010 4:53 pm Assunto: |
|
|
Interessante esta sua sugestão Daniel.
Seria o caso de colocar este teste em prática para vermos o resultado.
God bless you! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Sex Jan 15, 2010 7:20 am Assunto: |
|
|
Olha sou aquarista tb, mas sou mais a favor dos plantados (é q me falta dinheiro pra um marinho). mas por fim
Acho q podemo simular o sol e temos q pensar na chuva garoas o orvalho e muitas coisas.
Talvez plantas não mt exigentes devem se desenvolver bem em interiores com luz artificial, umas borrifadinhas as vezes e acho que da boa sim
=)
E se vc fizer a experiencia passe o resultado pro pessoal todo aqui do forum ver. nova ideias são sempre bem vindas
abraços |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Sex Jan 15, 2010 9:09 am Assunto: |
|
|
Interessante, mas algum agrônomo ou Eng Florestal poderia nos esclarecer o fato das árvores fazerem a fotossíntese durante o dia e da respiração durante a noite. "Sol" 24 horas seria mais prejudicial do que benéfico?
É isso mesmo????? _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Sex Jan 15, 2010 9:25 am Assunto: |
|
|
sol 24 hrs acho q seria prejudicial, mas se a arvore fica 10 hrs no sol pq não fica 14? ou 16? talvez tenha um ponto de equilibrio entre as duas partes...
agora é esperar alguem realmente saiba o q esta falando para opinar...
Eu ainda sou a favor do sol =) |
|
|
 |
Daniel.Guardia
Registrado: 30/12/09 Idade: 44 Mensagens: 9 Localização: Jundiaí-SP
|
Enviada: Sex Jan 15, 2010 9:42 am Assunto: |
|
|
Acrescentando...
Minha idéia de aumentar o fotoperíodo não vem "do nada". Meu primeiro emprego (aos 16 anos) foi numa empresa que fabrica estufas agrícolas (Van der Hoeven) em Holambra/SP. Hoje sou projetista industrial mas na época era desenhista e fazia as plantas das estufas que seriam construídas. Tinha acesso às estufas dos clientes e ouvia-se muito que em estufas agrícolas eles regulam a florada para que ela aconteça no dia exato para vendas em datas especiais, como finados, dia das mães, etc... Tipo, se a produção está atrasada e o produtor não conseguirá entregar sua produção florida na data exata, perde-se muito dinheiro, com isso eles deixam a luz acesa durante a noite, aumentando o crescimento da planta e gerando um certo "stress". Esse stress faz a planta sentir a necessidade de procriação e força a abertura das flores. Se isso seria bom para nossos bonsai, é oooooutra conversa. Abraços |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Sex Jan 15, 2010 9:51 am Assunto: |
|
|
Pois é pessoal, ainda acredito que a idéia pode ser viável, mas o ponto de equilíbrio já foi dado pela própria natureza, não acha? _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
|