Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
alexberneira

Registrado: 22/01/10 Idade: 45 Mensagens: 28 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Jan 22, 2010 6:31 pm Assunto: Buxos |
|
|
olá, como já sabem sou iniciante e escolhi um buxos para começar.
podem me dar umas dicas tipo: facilidades e dificuldades de trabalhar com essa planta. E o que eu posso fazer com ele agora, poda ou transplante... Em breve eu posto algumas fotos para pedir conselhos. |
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

Registrado: 21/12/09 Idade: 50 Mensagens: 354 Localização: SÃO PAULO-SP
|
Enviada: Sex Jan 22, 2010 8:25 pm Assunto: |
|
|
ALEX, BEM VINDO!
PRIMEIRO SERIA LEGAL CONSEGUIR VER SUA PLANTA... PARA PODERMOS FALAR MAIS ACERTADAMENTE...
O BUXUS É UMA PLANTA DE CRESVIMENTO NÃO MUITO ACELERADO... SEUS BROTOS SÃO RELATIVAMENTE GRANDES... QUE AO SE ABRIREM NÃO AUMENTAM TANTO O TAMANHO DO GALHO...
SE FOR UMA PLANTA PEQUENA, COM DIÂMETRO DE CAULE FINO, ACONSELHO A UTILIZAR A TÉCNICA DO ESCORREDOR E NA SEQUÊNCIA A MAMADEIRA. VEJA INFORMAÇÃO NO FÓRUM.
PARA OUTRAS INFORMAÇÕES, AGUARDE A ORIENTAÇÃO DE FORISTAS MAIS EXPERIENTES....
DE RESTO, PACIÊNCIA... VAI VALER A PENA...
ABRAÇOS. _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Sex Jan 22, 2010 11:07 pm Assunto: |
|
|
SERIA LEGAL CONSEGUIR VER SUA PLANTA... PARA PODERMOS FALAR MAIS ACERTADAMENTE...[2] _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
alexberneira

|
Enviada: Sáb Jan 23, 2010 10:55 am Assunto: Substrato |
|
|
Aproveitando, qual o substrato recomendado para o buxus? |
|
|
 |
alexberneira

|
Enviada: Sáb Jan 23, 2010 3:47 pm Assunto: |
|
|
seguem algumas fotos para me ajudarem...
 _________________ Alex Berneira - Porto Alegre |
|
|
 |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 23, 2010 6:23 pm Assunto: |
|
|
Fala aê Alex...cara sem querer te desistimular, mas o buxus sepervirens não seria uma espécie muito legal para inciar na arte, pois trata-se de uma espécie muito sencível a váriios fatores, um dos principais é a desfolha TOTAL dos galhos. Perdi um a pouco tempo! Do nada ele começou a secar folhas, depois os galhos etc. Te aconselho a não regar demais, pois suas raízes podem apodrecer com facilidade (sempre substrato bem drenante, que isso parece-me que não será o seu problema), coloque-o em um lugar onde possa receber sol diretamente em suas folhas...no mais seria bom aguardar dicas dos mais experientes do forum.
Abraço Alex e boa sorte com seu buxinho
Alexandre Possas |
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

Registrado: 21/12/09 Idade: 50 Mensagens: 354 Localização: SÃO PAULO-SP
|
Enviada: Sáb Jan 23, 2010 7:48 pm Assunto: |
|
|
Cara bem legal sua planta.... está com um tronco já de tamanho considerável...! Gostei também da forma que os galhos estão abrindo...
Deveria realmente ter sido já trabalhado... inclusive para poder limpar e ver a estrutura dos galhos internos....
Mas como já falaram acima... o buxus é muito complicado para iniciantes... pois cortou errado seca mesmo...
Alguém com mais experiência pode ajudar? Este buxus, na minha modéstia opnião tem um potencial legal...!!!
Abraços... _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |
alexberneira

|
Enviada: Sáb Jan 23, 2010 8:17 pm Assunto: |
|
|
Ele veio com um torrão de argila dura envolvendo as raizes, eu replantei ele porque estava solto, só com esse torrão. eu deveria ter tirado esse torrão?
dá até para ver parte dele nas fotos..... _________________ Alex Berneira - Porto Alegre |
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Sáb Jan 23, 2010 11:47 pm Assunto: |
|
|
Belo buxinho!
Eu tenho um apego a buxus pois foi também a espécia com a qual comecei. Não foi uma escolha das melhores, mas recompensa muito pela beleza da planta: seu tronco é bem lenhoso e suas folhas estão sempre verdes (quando saudável).
As dicas são: Paciência, pois o buxinho é lento - não faça desfolha total, pois se um dos galhos do buxo fica sem folhas, este galho seca por completo. As podas devem ser feitas apenas nas pontas (pinçagem) nunca deixando o galho "limpo".
Estude os estilos que deseja e os que mais lhe agradam, porém o que aprendi com meus buxus é que são eles (assim como qualquer outra planta) que nos dão o estilo e não o contrário.
Faça a poda de estilização aos poucos para não se arrepender de perder um galho importante.
A aramação deve ser bem cuidadosa, pois se algum galho se parte (sem que tenha algo que o "segure", como ráfia ou borracha abaixo do arame) esqueça, pois este galho provavelmente estará perdido. Sugiro que a envergação na aramação dos galhos seja gradual, ou seja, ir "entortanto" galhos mais difíceis de 15 em 15 dias ou mais.
É bom fazer a aramação apenas depois da adaptação da planta, pois quando adaptada (depois da troca do substrato, por exemplo) ela pode ficar aos sol e chuva sem problemas, o que facilita essa gradual aramação: a água e o sol ajudam a ir entortando aos poucos galhos mais grossos.
O buxinho prefere solo bem drenado. É impressionate ver como suas raízes se recuperam rápido num substrato bem drenado.
É importante observar quando o buxinho apresenta folhas que vão amarelando de dentro para fora - provavelmente é falta de água. Também é importante não cortar as folhas pela metade, pois elas secam.
A pinçagem faz com que o buxinho rebrote abundantemente, mas se espera brotações mais baixas terá de ter muita paciência.
Depois postarei o link com as novas fotos dos meus buxinhos literati.
Abraços! |
|
|
 |
Allan M Visitante
|
|
|
 |
alexberneira

|
Enviada: Seg Fev 01, 2010 8:16 pm Assunto: |
|
|
pessoal, dei uma limpada para poder ver os galhos internos. mas ainda acho que tem galhos demais... alguem arrisca alguma sugestão de estilo?
 _________________ Alex Berneira - Porto Alegre |
|
|
 |
|