| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
aiopai

Registrado: 07/09/05 Mensagens: 2 Localização: Setúbal - Portugal
|
Enviada: Qua Set 21, 2005 8:43 pm Assunto: O meu primeiro Yamadori! Dicas por favor! |
|
|
Olá, sou um membro recente deste forum, e com muito pouca experiencia de bonsais, embora ja tenha tido um. Há relativamente pouco tempo, o bichinho adormecido acordou, muito por culpa de um colega meu e uma tarde destas fomos fazer yamadori. Apresento de seguida algumas fotos, é uma Oliveira. Agradeço desde já qualquer dica. De momento está em fase de recuperação mas gostava de ir tendo algumas ideias para pensar quando for a altura de começar a moldar. Obrigado
Vista frontal
Vista frontal cima
Vista frontal aproximada
Obrigado mais uma vez.
Luis Mateus |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 64 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Set 21, 2005 9:36 pm Assunto: |
|
|
Luis, vc fez uma coisa muito legal, colocou a planta em um balde grande pra ela se recuperar mais facilmente, mas pelo que vi, vc a colocou na terra, eu prefiro a areia pra enraizar.
Nos primeiros dias, regue-a com um hormônio enraizante, eu costumo usar o Biofert Raiz.
Eu aconselharia a deixá-la fora do sol por um mês, e ir colocando-a gradativamente no sol.
Dar uma boa desfolhada tb ajudaria na sua recuperação.
Quando a planta já estiver bem adaptada ao vaso, aí sim será a hora de vc pensar em transformá-la em um bonsai e colocála em um vaso menor, ok?
Um abração. |
|
|
 |
pedro pires 1.o PASSO

Registrado: 22/06/05 Mensagens: 164 Localização: Lisboa-Portugal
|
Enviada: Qui Set 22, 2005 3:40 pm Assunto: |
|
|
olá aiopai,
pode dizer ao pessoal que tipo de oliveira é essa?
é que eu não estou a reconhecer essas folhas tao pequenas e diferentes das oliveiras cá de Portugal.
Obrigado  _________________ Abraços
Pedro
|
 |
aiopai

Registrado: 07/09/05 Mensagens: 2 Localização: Setúbal - Portugal
|
Enviada: Qui Set 22, 2005 6:42 pm Assunto: |
|
|
Olá Pedro, esta é uma Oliveira silvestre , só que foi apanhada ainda pequena, estava num local muito ventoso e com muito sol, as folhas são em tudo iguais ás das oliveiras maiores, so que num tamanho mais reduzido.
Cumprimentos |
|
|
 |
Nuno 1.o PASSO

Registrado: 19/04/05 Mensagens: 105 Localização: Setúbal - Portugal
|
Enviada: Qui Set 22, 2005 7:06 pm Assunto: |
|
|
Olá aiopai,
decerteza que o solo onde essa oliveira estava deve de ter contribuido para a redução das folhas. Quando os solos são muito argilosos ou compactos, as raizes não têm tanto oxigenio nem tanta disponibilidade de agua, contribuindo tambem para a diminuição da folha.
Uma vez fiz yamadori de uma arvore que eu pensava ser de murta (myrtus communis), tinha umas folhas iguais a essas. Quando as folhas novas nasceram vi que se tratava de uma oliveira. A cor o tamanho da folha, ate a cor dos ramos tinham cor diferente das anteriores. O mesmo devera acontecer com essa.
Estou a ver que desse yamadori podes fazer varios bonsai. Pelo menos uns 5. Ou então podes optar por fazer um bonsai com 3 troncos a sair do solo num unico vaso e se as outras enraizarem bem podes aproveitar para fazer bonsai tambem. Mas agora deixa a oliveira recuperar-se e mais tarde decides.
Boa sorte _________________ Nuno Jesus |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 05, 2005 2:21 am Assunto: |
|
|
| CAro amigo, penso que deves deixar apenas o tronco principal e cortar os secundários. ai é esperar enraizar rebrotar e daqui uns dois anos começar a trabalhar com ela |
|
|
 |
|