|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
aiopai

Registrado: 07/09/05 Mensagens: 2 Localização: Setúbal - Portugal
|
Enviada: Qua Set 21, 2005 8:43 pm Assunto: O meu primeiro Yamadori! Dicas por favor! |
|
|
Olá, sou um membro recente deste forum, e com muito pouca experiencia de bonsais, embora ja tenha tido um. Há relativamente pouco tempo, o bichinho adormecido acordou, muito por culpa de um colega meu e uma tarde destas fomos fazer yamadori. Apresento de seguida algumas fotos, é uma Oliveira. Agradeço desde já qualquer dica. De momento está em fase de recuperação mas gostava de ir tendo algumas ideias para pensar quando for a altura de começar a moldar. Obrigado
Vista frontal
Vista frontal cima
Vista frontal aproximada
Obrigado mais uma vez.
Luis Mateus |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Set 21, 2005 9:36 pm Assunto: |
|
|
Luis, vc fez uma coisa muito legal, colocou a planta em um balde grande pra ela se recuperar mais facilmente, mas pelo que vi, vc a colocou na terra, eu prefiro a areia pra enraizar.
Nos primeiros dias, regue-a com um hormônio enraizante, eu costumo usar o Biofert Raiz.
Eu aconselharia a deixá-la fora do sol por um mês, e ir colocando-a gradativamente no sol.
Dar uma boa desfolhada tb ajudaria na sua recuperação.
Quando a planta já estiver bem adaptada ao vaso, aí sim será a hora de vc pensar em transformá-la em um bonsai e colocála em um vaso menor, ok?
Um abração. |
|
|
 |
pedro pires 1.o PASSO

Registrado: 22/06/05 Mensagens: 164 Localização: Lisboa-Portugal
|
Enviada: Qui Set 22, 2005 3:40 pm Assunto: |
|
|
olá aiopai,
pode dizer ao pessoal que tipo de oliveira é essa?
é que eu não estou a reconhecer essas folhas tao pequenas e diferentes das oliveiras cá de Portugal.
Obrigado  _________________ Abraços
Pedro
|
 |
aiopai

Registrado: 07/09/05 Mensagens: 2 Localização: Setúbal - Portugal
|
Enviada: Qui Set 22, 2005 6:42 pm Assunto: |
|
|
Olá Pedro, esta é uma Oliveira silvestre , só que foi apanhada ainda pequena, estava num local muito ventoso e com muito sol, as folhas são em tudo iguais ás das oliveiras maiores, so que num tamanho mais reduzido.
Cumprimentos |
|
|
 |
Nuno 1.o PASSO

Registrado: 19/04/05 Mensagens: 105 Localização: Setúbal - Portugal
|
Enviada: Qui Set 22, 2005 7:06 pm Assunto: |
|
|
Olá aiopai,
decerteza que o solo onde essa oliveira estava deve de ter contribuido para a redução das folhas. Quando os solos são muito argilosos ou compactos, as raizes não têm tanto oxigenio nem tanta disponibilidade de agua, contribuindo tambem para a diminuição da folha.
Uma vez fiz yamadori de uma arvore que eu pensava ser de murta (myrtus communis), tinha umas folhas iguais a essas. Quando as folhas novas nasceram vi que se tratava de uma oliveira. A cor o tamanho da folha, ate a cor dos ramos tinham cor diferente das anteriores. O mesmo devera acontecer com essa.
Estou a ver que desse yamadori podes fazer varios bonsai. Pelo menos uns 5. Ou então podes optar por fazer um bonsai com 3 troncos a sair do solo num unico vaso e se as outras enraizarem bem podes aproveitar para fazer bonsai tambem. Mas agora deixa a oliveira recuperar-se e mais tarde decides.
Boa sorte _________________ Nuno Jesus |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 05, 2005 2:21 am Assunto: |
|
|
CAro amigo, penso que deves deixar apenas o tronco principal e cortar os secundários. ai é esperar enraizar rebrotar e daqui uns dois anos começar a trabalhar com ela |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|