FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda c/ Identificação de Doenças
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 20, 2010 9:59 pm    Assunto: Ajuda c/ Identificação de Doenças Responder com citação

Olá amigos,

Estou com problemas de doenças em duas de minhas plantas. Gostaria da ajuda de vcs p/ identificar e me orientarem sobre qual o melhor tratamento.

Nessas 3 primeiras fotos, (desculpem a imagem, foi feita por celular) aparecem pontos brancos na parte superior da folha, porém é cm se estivem por dentro dela, pois ao passar a mão as manchas não saem como no caso de ácaros. Na parte inferior da folha aparecem pequenos pontos pretos.

Essa última foto são folhas de Limoeiro Cravo, porém acontece o mesmo com outras plantas. Formam-se machas da parte inferior da planta cm uma espécie de película, parecida com qdo colocamos cola branca na palma da mão e deixamos secar, depois a folha vai enrugando e fica totalmente enrolada. Tb formam-se pequenas manhas marrons na parte superior da planta e inferior.

Amigos tô no desespero p/ tratá-las, mas ñ sei quais são as doenças e o que fazer.

Desde já agradeço e fico no aguardo da ajuda dos amigos.

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 22, 2010 12:22 am    Assunto: Responder com citação

Master,

A planta de cima parece ser ácaro mesmo, aí é só aplicar um produto a base de enxofre que resove, isso se não for deficiência mineral, como está sua adubação ? Quanto ao seu limoeiro esta é uma praga que ataca os cítricus em geral chama-se larva minadora, eu passo por este problema com um pré-bonsai de tangerina, estou a 06 anos lutando contra esta praga e quando já estava para desistir dela descobri o que era, atualmente controlo com aplicações quinzenais de combat ou compostonat (ambos com formulação natural), mas vc pode usar o dimmy também, retire as folhas contaminadas (queime ou leve para bem longe) e aplique o inseticida semanalmente nos primeiros 15 dias e depois aplicações quinzenais.
Espero ter ajudado.
Abraços fraternos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 22, 2010 9:47 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Glauco,

Com certeza ajudou muito. Cm ñ sabia qual era doença e a mesma começou a aparecer recentemente, só estava fazendo o controle com a retirada das folhas doentes. Vou fazer a aplicação de um inseticida.

Comecei a usar em minhas plantas o Óleo de NIN. Tb um inseticida natural. O que acha?

Valeu amigo.

Natura Bonsai Brasil

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 23, 2010 3:10 pm    Assunto: Responder com citação

Master,

O óleo de neem é muito bom, mas só ele não resolve, o ideal é uma composição em que ele está incluido.
Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 24, 2010 5:55 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Glauco.

Os dois que vc indicou, combat ou compostonat, tem óleo de nin, na formulação?

Natura Bonsai Brasil

Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 27, 2010 11:26 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Glauco,

Acho que a doença das 3 primeiras fotos ñ é ácaro ñ, pois o ácaro fica cm um pozinho branco correto? e se desfaz qdo passamos os dedos sobre o mesmo certo? nesse caso ñ é um pó branco, são manchas brancas, cm manchas de cândida em tecido.

Será que pode dar alguma sugestão?

Natura Bonsai Brasil

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: