|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Fev 20, 2010 9:59 pm Assunto: Ajuda c/ Identificação de Doenças |
|
|
Olá amigos,
Estou com problemas de doenças em duas de minhas plantas. Gostaria da ajuda de vcs p/ identificar e me orientarem sobre qual o melhor tratamento.
Nessas 3 primeiras fotos, (desculpem a imagem, foi feita por celular) aparecem pontos brancos na parte superior da folha, porém é cm se estivem por dentro dela, pois ao passar a mão as manchas não saem como no caso de ácaros. Na parte inferior da folha aparecem pequenos pontos pretos.
Essa última foto são folhas de Limoeiro Cravo, porém acontece o mesmo com outras plantas. Formam-se machas da parte inferior da planta cm uma espécie de película, parecida com qdo colocamos cola branca na palma da mão e deixamos secar, depois a folha vai enrugando e fica totalmente enrolada. Tb formam-se pequenas manhas marrons na parte superior da planta e inferior.
Amigos tô no desespero p/ tratá-las, mas ñ sei quais são as doenças e o que fazer.
Desde já agradeço e fico no aguardo da ajuda dos amigos. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Seg Fev 22, 2010 12:22 am Assunto: |
|
|
Master,
A planta de cima parece ser ácaro mesmo, aí é só aplicar um produto a base de enxofre que resove, isso se não for deficiência mineral, como está sua adubação ? Quanto ao seu limoeiro esta é uma praga que ataca os cítricus em geral chama-se larva minadora, eu passo por este problema com um pré-bonsai de tangerina, estou a 06 anos lutando contra esta praga e quando já estava para desistir dela descobri o que era, atualmente controlo com aplicações quinzenais de combat ou compostonat (ambos com formulação natural), mas vc pode usar o dimmy também, retire as folhas contaminadas (queime ou leve para bem longe) e aplique o inseticida semanalmente nos primeiros 15 dias e depois aplicações quinzenais.
Espero ter ajudado.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 22, 2010 9:47 pm Assunto: |
|
|
Olá Glauco,
Com certeza ajudou muito. Cm ñ sabia qual era doença e a mesma começou a aparecer recentemente, só estava fazendo o controle com a retirada das folhas doentes. Vou fazer a aplicação de um inseticida.
Comecei a usar em minhas plantas o Óleo de NIN. Tb um inseticida natural. O que acha?
Valeu amigo. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Ter Fev 23, 2010 3:10 pm Assunto: |
|
|
Master,
O óleo de neem é muito bom, mas só ele não resolve, o ideal é uma composição em que ele está incluido.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 24, 2010 5:55 pm Assunto: |
|
|
Valeu Glauco.
Os dois que vc indicou, combat ou compostonat, tem óleo de nin, na formulação? _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 27, 2010 11:26 pm Assunto: |
|
|
Olá Glauco,
Acho que a doença das 3 primeiras fotos ñ é ácaro ñ, pois o ácaro fica cm um pozinho branco correto? e se desfaz qdo passamos os dedos sobre o mesmo certo? nesse caso ñ é um pó branco, são manchas brancas, cm manchas de cândida em tecido.
Será que pode dar alguma sugestão? _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|