|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Abr 01, 2010 5:23 pm Assunto: Morangueiro, mini bonsai |
|
|
O vaso é Izumi, com certeza. A planta? Um morangueiro, que produz frutos conhecidos como morango, apesar de que o morango que conhecemos ser na verdade um pseudofruto. O verdadeiro fruto são os "pontos pretos" ao redor do morango, porém, todo o útero do morango se torna carnoso e suculento.
Eis a fera:
Com o surgimento da flor, em seguida vem o penduculo carnoso, identificado erroneamente como sendo o fruto morango:
Bem, espero que apreciem...  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Abr 01, 2010 6:02 pm Assunto: |
|
|
esta sim é uma novidade... um caminho ainda desconhecido. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Qui Abr 01, 2010 10:59 pm Assunto: |
|
|
Seria considerado um bonsai ou uma planta de acento?? _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Qui Abr 01, 2010 11:52 pm Assunto: |
|
|
Olá nickyfury,
Nunca tinha visto de morangueiro....muito interessante!!!!
Abraço _________________ Thiago Giaconi
http://discutindoarte.blogspot.com/
Editado pela última vez por Thiago Giaconi em Dom Abr 04, 2010 11:23 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Sex Abr 02, 2010 3:25 am Assunto: |
|
|
Nicky,
FANTÁSTICO!!!!
Realmente muito bela essa planta, e esse "experimento".
Se me permite a pergunta, gostaria de saber se a planta é de vossa autoria.
Me impressionou bastante o trabalho.
O tempo de vida desta planta em vaso de Bonsai como é? Quanto tempo?
Abraço meu amigo:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 02, 2010 10:20 am Assunto: bonsai |
|
|
Illex, meu chapa, a planta é de minha autoria, bem como o suiseki ao lado dela. A mesinha, adquiri com a Rejane, num evento passado no Atelier do Dom Mario, e é de origem chinesa.
João José, o morangueiro é, botanicamente classificado, como uma hortaliça da familia das rosaceas, a que pertence, por exemplo, a piracanta. Graças a sua peculariedade de emitir raízes quase à superficie do solo, podemos então ir desbastando as folhas e "levantando" essas raízes, de forma a moldar um "tronco", que foi o que eu fiz. O tronco, então, nada mais é que um novelo das raízes da planta, sustentáculo do verdadeiro tronco, que é diminuto, vez que dele partem os pecíolos das folhas.
Quanto a considerar bonsai ou planta de acento (kusamono ou shitakusa), creio que podemos classificá-lo como acento, vez que é bem mais parecido com uma gramínia (raizes à flor do solo), que se expande de forma rasteira, exceto é claro quando algum maluco resolve fazer isso que eu fiz, né?
Vou fazer o seguinte: tão logo saiam os novos frutos, irei fotografar e complementar esse post com novas fotos, para deleite dos nobres colegas apreciadores de morangos e de novidades como essa, ok?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
zeluiz 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 02, 2010 11:10 am Assunto: |
|
|
Nickyfury
Mais uma planta bacana da sua coleção, gostei muito.
Parabéns. |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 02, 2010 4:00 pm Assunto: |
|
|
Gostei muito, Nick!! Parabéns!! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 02, 2010 9:02 pm Assunto: |
|
|
NOOOSSA!!!
Uma aula de botânica e de bonsai em um só lugar? Quem diria...
Nem sei colocar o que mais me chamou a atenção...  |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Abr 02, 2010 9:18 pm Assunto: |
|
|
A boa condução da planta, a exposição das raízes, a finalização com a condução das folhas fazendo uma triangulação que ficou muito boa, fazem com que esta planta realmente tenha cara de bonsai, forma de bonsa, jeito de bonsai. Mas apesar de todo este magnífico trabalho, concordo com o próprio Nicky, melhor é considerá-la um kusamono, sob pena de entrarmos no velho embate de ser ou não ser bonsai... Mas o fato de ser um kusamono, que também é uma arte, apenas reforça o valor deste excelente trabalho.
Parabéns.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Abr 03, 2010 8:53 am Assunto: bonsai |
|
|
Agradeço os gentis comentários dos nobres colegas, mas devo admitir que a iniciativa de formar um pseudo-bonsai a partir de um morangueiro não partiu de mim, mas de um bonsaista japonês, ou melhor ainda, um bonsaista/ceramista japonês.
No numero 02/2008 da revista Bonsai Sekai, que coleciono, estava estampada na foto inicial um morangueiro que atraiu minha atenção de imediato e despertou o desejo de tentar reproduzir. Como não dispunha do vaso ali apresentado, tive que usar um Izumi mesmo!!!
Não sei se ficou parecido, penso que a minha ficou ainda melhor, é claro, afinal, apresentei em uma mesita e com um suiseki ao lado. Mas vejam, ao menos para comparar e terem uma opinião melhor:
Apesar do meu morangueiro ter produzido frutos umas quatro ou cinco vezes desde então, atualmente está sem nenhum morango, por isso acho que o da foto talvez ganhe nesse quesito.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Abr 03, 2010 2:55 pm Assunto: |
|
|
Realmente, Nick, a tua tá bem melhor!!!! Parabéns! Vamos aguardar o moranguinho! _________________ João josé
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Abr 03, 2010 9:04 pm Assunto: |
|
|
Nicky, velho amigo, sou adepto da arte do kusamono, também. Essa do morango me deixou babando. Adivinhe se não irei fazer alguns.
Valeu amigão. Independente de ter o morango ou não, o teu está mais bem estilizado, inclinado, melhor exposição, etc. Sem querer puxar o saco, o teu 'tá melhor!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Abr 04, 2010 10:28 am Assunto: bonsai |
|
|
Elio, amigo velho, depois desse seu "aval", estou realmente tranquilo. Agradeço as opiniões favoraveis de todos ao meu trabalho, e fico satisfeito que, a partir de agora, possam ter voces tambem o seu pseudo-bonsai de morangueiro.
Imaginem uma "florestinha" de morangueiros, todos produzindo? Não seria show de bola? Bem, o desafio está lançado. Vamos por mão à massa e fazer valer.
O meu próximo bonsai será de maracujá. A flor é excepcionalmente linda, fora o fruto. Pretendo usar uma variedade que produz um fruto bem amarelo e doce, de menor proporção. O estilo, claro, terá que ser kengai. Alguem se habilita?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|