FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Morangueiro, mini bonsai
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 01, 2010 5:23 pm    Assunto: Morangueiro, mini bonsai Responder com citação

O vaso é Izumi, com certeza. A planta? Um morangueiro, que produz frutos conhecidos como morango, apesar de que o morango que conhecemos ser na verdade um pseudofruto. O verdadeiro fruto são os "pontos pretos" ao redor do morango, porém, todo o útero do morango se torna carnoso e suculento.

Eis a fera:

Com o surgimento da flor, em seguida vem o penduculo carnoso, identificado erroneamente como sendo o fruto morango:

Bem, espero que apreciem... Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 01, 2010 6:02 pm    Assunto: Responder com citação

esta sim é uma novidade... um caminho ainda desconhecido.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 01, 2010 8:12 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bonito!!!! Bacana!

Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 01, 2010 10:59 pm    Assunto: Responder com citação

Seria considerado um bonsai ou uma planta de acento??

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 01, 2010 11:52 pm    Assunto: Responder com citação

Olá nickyfury,

Nunca tinha visto de morangueiro....muito interessante!!!!

Abraço

http://discutindoarte.blogspot.com/

Editado pela última vez por Thiago Giaconi em Dom Abr 04, 2010 11:23 pm; num total de 1 vez
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 02, 2010 3:25 am    Assunto: Responder com citação

Nicky,

FANTÁSTICO!!!!

Realmente muito bela essa planta, e esse "experimento".

Se me permite a pergunta, gostaria de saber se a planta é de vossa autoria.

Me impressionou bastante o trabalho.

O tempo de vida desta planta em vaso de Bonsai como é? Quanto tempo?

Abraço meu amigo:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 02, 2010 10:20 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Illex, meu chapa, a planta é de minha autoria, bem como o suiseki ao lado dela. A mesinha, adquiri com a Rejane, num evento passado no Atelier do Dom Mario, e é de origem chinesa. Very Happy

João José, o morangueiro é, botanicamente classificado, como uma hortaliça da familia das rosaceas, a que pertence, por exemplo, a piracanta. Graças a sua peculariedade de emitir raízes quase à superficie do solo, podemos então ir desbastando as folhas e "levantando" essas raízes, de forma a moldar um "tronco", que foi o que eu fiz. O tronco, então, nada mais é que um novelo das raízes da planta, sustentáculo do verdadeiro tronco, que é diminuto, vez que dele partem os pecíolos das folhas. Very Happy

Quanto a considerar bonsai ou planta de acento (kusamono ou shitakusa), creio que podemos classificá-lo como acento, vez que é bem mais parecido com uma gramínia (raizes à flor do solo), que se expande de forma rasteira, exceto é claro quando algum maluco resolve fazer isso que eu fiz, né? Laughing

Vou fazer o seguinte: tão logo saiam os novos frutos, irei fotografar e complementar esse post com novas fotos, para deleite dos nobres colegas apreciadores de morangos e de novidades como essa, ok? Rolling Eyes

zeluiz
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 02, 2010 11:10 am    Assunto: Responder com citação

Nickyfury
Mais uma planta bacana da sua coleção, gostei muito.
Parabéns.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 02, 2010 4:00 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei muito, Nick!! Parabéns!!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 02, 2010 9:02 pm    Assunto: Responder com citação

NOOOSSA!!!

Uma aula de botânica e de bonsai em um só lugar? Quem diria...

Nem sei colocar o que mais me chamou a atenção... Shocked
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 02, 2010 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

A boa condução da planta, a exposição das raízes, a finalização com a condução das folhas fazendo uma triangulação que ficou muito boa, fazem com que esta planta realmente tenha cara de bonsai, forma de bonsa, jeito de bonsai. Mas apesar de todo este magnífico trabalho, concordo com o próprio Nicky, melhor é considerá-la um kusamono, sob pena de entrarmos no velho embate de ser ou não ser bonsai... Mas o fato de ser um kusamono, que também é uma arte, apenas reforça o valor deste excelente trabalho.
Parabéns.
Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 03, 2010 8:53 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Agradeço os gentis comentários dos nobres colegas, mas devo admitir que a iniciativa de formar um pseudo-bonsai a partir de um morangueiro não partiu de mim, mas de um bonsaista japonês, ou melhor ainda, um bonsaista/ceramista japonês. Rolling Eyes

No numero 02/2008 da revista Bonsai Sekai, que coleciono, estava estampada na foto inicial um morangueiro que atraiu minha atenção de imediato e despertou o desejo de tentar reproduzir. Como não dispunha do vaso ali apresentado, tive que usar um Izumi mesmo!!! Cool

Não sei se ficou parecido, penso que a minha ficou ainda melhor, é claro, afinal, apresentei em uma mesita e com um suiseki ao lado. Mas vejam, ao menos para comparar e terem uma opinião melhor:

Apesar do meu morangueiro ter produzido frutos umas quatro ou cinco vezes desde então, atualmente está sem nenhum morango, por isso acho que o da foto talvez ganhe nesse quesito. Sad

joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 03, 2010 2:55 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente, Nick, a tua tá bem melhor!!!! Parabéns! Vamos aguardar o moranguinho!

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 03, 2010 9:04 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky, velho amigo, sou adepto da arte do kusamono, também. Essa do morango me deixou babando. Adivinhe se não irei fazer alguns.
Valeu amigão. Independente de ter o morango ou não, o teu está mais bem estilizado, inclinado, melhor exposição, etc. Sem querer puxar o saco, o teu 'tá melhor!
abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 04, 2010 10:28 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, amigo velho, depois desse seu "aval", estou realmente tranquilo. Agradeço as opiniões favoraveis de todos ao meu trabalho, e fico satisfeito que, a partir de agora, possam ter voces tambem o seu pseudo-bonsai de morangueiro. Very Happy

Imaginem uma "florestinha" de morangueiros, todos produzindo? Não seria show de bola? Bem, o desafio está lançado. Vamos por mão à massa e fazer valer. Very Happy

O meu próximo bonsai será de maracujá. A flor é excepcionalmente linda, fora o fruto. Pretendo usar uma variedade que produz um fruto bem amarelo e doce, de menor proporção. O estilo, claro, terá que ser kengai. Alguem se habilita? Very Happy

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: