Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Chaddad 2.o PASSO

Registrado: 11/01/05 Idade: 61 Mensagens: 227 Localização: Piracicaba-SP
|
Enviada: Ter Abr 13, 2010 4:13 pm Assunto: Pseudobombax em frutificação |
|
|
Caros coloegas vos apresento um Pseudobombax sp (castanheira) frutificando no bonsai.
Detalhe do fruto.
Outro detalhe
Temos outras duas espécies em bonsai que em 27 anos ainda não floresceram. |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 13, 2010 4:16 pm Assunto: |
|
|
A foto não saiu, estou repetindo.
Com flor
E com frutos
 |
|
|
 |
Antonio Donizeti

Registrado: 31/03/09 Idade: 65 Mensagens: 69 Localização: Santo André-SP
|
Enviada: Ter Abr 13, 2010 4:36 pm Assunto: |
|
|
Muito bonita sua planta , parabens.
Abraço |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Ter Abr 13, 2010 9:55 pm Assunto: |
|
|
Caramba, que coisa linda! Eu achava que isto debilitaria demais a planta! Muito bom, parabéns, Chaddad! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Abr 13, 2010 11:06 pm Assunto: |
|
|
Chaddad...........
estou completamente boquiaberta com esta planta.....primeiro com flor e depois os frutos.
Tem idéia de quantos anos tem a planta ?
Parabéns.......... _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 14, 2010 8:18 am Assunto: |
|
|
Cara Angela,
Ela tem uns 10 anos, eu ganhei em Aracruz, no Espirito Santo, quando fui dar um curso de bonsai lá.
O Rolney, que organizou o curso me presenteou com uma muda que coletou na região, junto com algumas Cavanillesia. eu já tinha 2 espécies aqui de São Paulo.
Fiz algumas estacas dela, mas pode ser que se forme troncos mais finos, como ocorre com rosa do desrto, só que florescerão tb.
Na sua região há outros tipos desta.
Um abraço. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Abr 14, 2010 8:42 am Assunto: bonsai |
|
|
Chaddad, depois de ter deixado a todos boquiabertos com aquele maravilhoso piteco enraizado na rocha, agora nos presenteia com essa linda castanheira. Parabens, garoto, vc certamente está no bom caminho.
O mais surpreendente nessa castanheira é que o vaso parece parcialmente vazio, quase sem substrato dentro dele. O que usa como substrato? Como é a rega e a adubação dessa espécie? Tenho duas aqui no meu viveiro, que lá se vão uns seis anos e ainda não floriram nem frutificaram, apesar das minhas tentativas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 14, 2010 10:26 pm Assunto: |
|
|
Caro Nicky,
Essa espécie de Pseudobombax ainda é um mistério para mim. Tenho 2 P. marginatum com 32 anos e nunca floresceu, esse da foto emitiu flores aos 10 anos.
A adubação foi carregada em fosforo, cerca de 100 g na mistura com supersimples. O substrato foi de 2:1:1, terra, esterco e areia. A rega é normal, uma vez ao dia, mas são mais resistentes ao stress hídrico.
Perdi outro Pseudobombax, também de Aracruz, ele tinha 9 foliolos, 3 ou 4 a mais que as outras espécies. E era mais coriacea e brilhante a folha, como de Pachira, mas bem pequena. Gostaria de voltar lá e passear perto do Caparaó. |
|
|
 |
Astolpho Coelho Bicalho 3.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Idade: 57 Mensagens: 519 Localização: Goiania - Go
|
Enviada: Qui Abr 15, 2010 12:48 pm Assunto: |
|
|
Chaddad, como os comentários acima, vc está de parabens, tenho castanheira em casa no vaso, mas ainda não consegui fazer ele frutificar, ótimo trabalho... obrigado. _________________ Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br |
|
|
 |
lubisomem01 1.o PASSO

Registrado: 23/11/04 Mensagens: 106 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Abr 20, 2010 3:50 pm Assunto: |
|
|
Belissima parabens.. _________________ Abraços..
Luby |
|
|
 |
gpsabino 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 17, 2010 5:35 pm Assunto: Nossa! |
|
|
Tenho tres Pseudobombax em meu viveiro já faz 9 anos..A plantas devem ter uns 15 anos porem nunca apresentaram tantos folíolos. No máximo 5!
Acho que deve ser outra espécie ou variação!
Como consigo sementes desta?
obrigado |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 21, 2010 4:00 pm Assunto: |
|
|
Caro Sabino,
É outra variedade mesmo, trouxe de Aracruz no ES. Em verdade mesmo, eu postei o nome errado. Ela é um Bombacopsis glabra, chamada de castanheira do Rio Grande, mas é diferente das que ocorrem aqui, a folha tem a ponta mais arredondada. Se vc entrar no meu blog dá pra ver mais detalhes.
Eu plantei as sementes dos frutos, deu mais de 20. Mas ainda não nasceu nenhuma.
Um abraço. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Ter Jun 22, 2010 12:59 pm Assunto: |
|
|
Não conhecia a espécie linda mesmo. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
gpsabino 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 23, 2010 11:32 am Assunto: Legal! |
|
|
Olá, Chaddad!
Se nascer algumas podemos fazer algumas trocas??
Muito obrigado!
Não conhecia essa sp.
Com certeza apesar de ser outra espécie, são muito próximas. Sofreram cladogênese ao longo da evolução!
Abração |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 24, 2010 5:27 pm Assunto: |
|
|
Claro Sabino, se eu conseguir que nasçam te dou um aviso, e podemos trocar.
Eu tb preciso te confessar que tenho dúvidas quanto ao gênero, porque no geral ela é igual aos Bombacopsis, mas estes não perdem as folhas no inverno na minha região, e sim o Pseudobombax. Na verdade ela parece ser um híbrido das duas, se for um hibrido de pouca geração poderemos ver uma variabilidade nas filhas. Do contrario, somente um teste de DNA para saber se é um híbrido natural ou uma outra espécie.
Eu tinha outra planta parecida também nunca vista por mim, coletada lá em Aracruz, parecia um híbrido de Pachira aquatica com Ceiba pentandra. As folhas eram do tamanho e em número de 9 folílos como a Ceiba, mas eram duras e brilhantes, e a casca do caule ficava marrom em pouco tempo como em Pachira. Pena que eu perdi esse exemplar.
Um abraço. |
|
|
 |
|