|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Chaddad 2.o PASSO

Registrado: 11/01/05 Idade: 61 Mensagens: 227 Localização: Piracicaba-SP
|
Enviada: Ter Jun 01, 2010 3:15 pm Assunto: Marcelo Yamadori Martins |
|
|
Marcelo Martins apareceu para os suditos.
Claro que atraído pelos Pitecos.
Sempre rodeado de curiosos: Geraldo, Chaddad e Sergio Siqueira.
Trouxe um piteco, deu passe nele e ...
Rezou ...
Desfolhou,
Mas não podou, ele prefere fazer aos poucos, alguns reclamaram, mas eu mesmo também costumo fazer isso.
Pena que eu esqueci de oferecer minha planta de Piteco para ele trabalhar.
Precisamos pensar na idéia de fazer um evento só de Pitecos. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jun 01, 2010 4:05 pm Assunto: bonsai |
|
|
Chaddad, no que pese uma demonstração, inclusive feita pelo Marcelo, que muitos duvidavam não ser apenas uma lenda urbana, creio que ele deveria ter levado então, para o evento, uma planta que pudesse ser tosquiada, cortada, aramada, estilizada. Isso é o que a galera gosta de ver.
Aplaudo sua iniciativa em mostrar, em fotos, essa particularidade desse magnifico evento. Nós, que ficamos na platéia distante, nos deleitamos justamente com esses momentos fugazes, colhidos pelas lentes espertas dos paparazzi presentes. Obrigado pela gentileza em postar as suas.
Os pitecos nos vasos retangulares marrons estavam à venda. Quem levou? Vicente?
Concordo com vc: um evento tratando exclusivamente de nativas, seria interessante. Nesse molde, a Espanha tem os olivos, a Inglaterra os pinus escoceses, e por aí vai. Aqui, além dos pitecos, poderíamos ter um para as caliandras, jabu, pitangueiras, e as nativas do sul, ainda umas desconhecidas do grande mundo bonsaistico nacional.
Fica registrada a minha assinatura nessa sua proposta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

Registrado: 11/01/05 Idade: 61 Mensagens: 227 Localização: Piracicaba-SP
|
Enviada: Ter Jun 01, 2010 5:00 pm Assunto: |
|
|
Caro Nicky,
Eu sugeri os pitecos para um evento exclusivo, porque percebo que o gosto por eles cresce todos os anos, sem parar. É dificil achar um bonsaísta que não tenha um desses. O conhecimento técnico que envolve essa espécie tem aumentado muito tanbém e acho que nos próximos anos vão surgir muitas novidades, inclusive de minha parte.
Quanto aos exmplares de piteco que estavam a venda, eram sim do Vicente, cotados a 1200 reais. E não haviam uns de porte médio e pequeno, mais acessíveis. Alías, foi um defeito da remessa enviada para esse evento, somente plantas caras acima de 150 reais. Eram poucos os que compravam para treinar as técnica ali apresentadas. Além disso, haviam poucas mesas para quem quisesse trabalhar.
Mas ao contrario dos eventos do Vicente havia um entrosamento maior entre os participantes. E lanches também, que acompanhavam os cafezinhos, com guloseimas fenomenais. Cada bolo gostoso, pão de queijo quentinho, café com leite e sucos, chás, e tudo a vontade, e na faixa. Só não fiquei de boca aberta com o que via porque eu queria experimentar tudo.
Vim mais gordo de lá, e sem arrependimento.
Um abraço. |
|
|
 |
Ricardo Loriggio 2.o PASSO

Registrado: 01/08/04 Idade: 43 Mensagens: 261 Localização: Indaiatuba-SP
|
Enviada: Ter Jun 01, 2010 5:24 pm Assunto: |
|
|
Voces podem observar a vontade do Chaddad nos lanchinhos pela forma física nas fotos  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jun 01, 2010 5:37 pm Assunto: bonsai |
|
|
Chaddad, os bolinhos e demais guloseimas é a tônica nos eventos promovidos por Dom Mario em seu Atelier. São o plus ultra que diferencia tal acontecimento de tudo mais, aliás. Além do carisma do dono da casa e anfitrião, ainda há o carinho e atenção por parte dos familiares dele, sempre nos deixando à vontade em relação a tudo.
Nunca participei de eventos promovidos pelo Vicente, infelizmente. Mas sei que tal coisa não acontecia por lá, pelo menos não com o zé povinho. Mas isso são de priscas eras, não se compara.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ricardoamm 1.o PASSO

Registrado: 14/05/06 Idade: 48 Mensagens: 192 Localização: ribeirao preto sao paulo
|
Enviada: Qua Jun 02, 2010 9:56 am Assunto: |
|
|
Grande Chaddad....Prazer em poder conhecê lo pessoalmente!
Concordo com vc na frase abaixo.
As pessoas tem a mania de achar que, o cidadao vai a um evento, e necessariamente tem que tosar, destroçar e deixar a planta com 6 duzia de galhos!!
Ele mostrou a evolução do trabalho realizado e futuramente!!
Ta certo ele, planta de workshop é uma coisa, planta de que mostra a projeção dela ao futuro e outra.
Abraços ao marcelo, muito gente boa ele, e Abraços a voce chaddad, gostei de te conhecer!
Amigos, essa e minha opniao! |
|
|
 |
amazonida
|
Enviada: Qui Jun 10, 2010 5:46 pm Assunto: |
|
|
quem é MArcelo yamadori pelo amor de deus? é mesmo essa tal lenda que Nickyfury diz? ele é bom em que? onde podemos dar uma "conferida" no trabalho dele?
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 10, 2010 7:04 pm Assunto: bonsai |
|
|
Eu não disse que o Marcelo é uma lenda. Mas é um ótimo bonsaistas, que trabalha bem com nossa expoente máxima atualmente o Pithecolobium tortum . Algumas informações a respeito dele e do trabalho que fez e faz, vc pode visualizar nos links abaixo:
http://www.atelierdobonsai.com.br/ref20.html
Fotos do viveiro dele, mas creio que meio desatualizadas:
http://bonsaistudio.forumvila.com/viewtopic.php?f=7&t=610
Video:
http://pt.kendincos.net/video-jrprjdv-marcelo-yamadori-pithecolobium-tortum.html
Juntamente com Roberto Gerpe, Claudio Ratto, Marcelo Martins teve planta sua reconhecida internacionalmente, mostrada no site do Art of Bonsai Project:
http://www.artofbonsai.org/galleries/bestof.php
Bem, Amazonida, espero que os links acima possam ajudar a esclarecer um pouco mais sobre essa figura que é o Marcelo. Não o conheço pessoalmente, mas já teclamos algumas vezes no MSN, e Orkut. Ele está tambem no Facebook, onde poderá ver fotos atualizadas de seus trabalhos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
amazonida
|
Enviada: Sex Jun 11, 2010 10:05 am Assunto: |
|
|
Nicky, eu vi! ele é bom mesmo. Votos a natureza tbm! gostei dos links, voce é bastante criterioso, deve conhecer tudo de bonsai pelo Brasil.
por aqui, Amazonia é dificil fazer um Yamadori o vaso seria do tamanho de casas! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jun 11, 2010 11:44 am Assunto: bonsai |
|
|
Creio que dependeria, basicamente, da espécie a que vc se refere. Por exemplo, por aí voce tem o guaraná, o camu-camu, que são duas frutíferas excelentes, na minha opinião, para fazer yamadori e formar lindos bonsai a partir delas.
Algumas plantas são singulares e se destacam mais que outras. Fazer yamadori com plantas imensas, como essas mostradas pelo Marcelo, é algo complicado e dificil, dependendo de onde se está no Brasil. O pessoal do sul, por exemplo, tem conseguido boas plantas por yamadori: pitangueira, branquilho, guajuvira, que são nativas daquela região, e os troncos são razoáveis, nada tão grande quanto os pitecos mostrados aqui.
Um yamadori não precisa, necessariamente, ser feito apenas com troncões. Pode ser até tronquinhos mesmo, ou arvores de tamanho reduzido (de meio metro a um metro, p.ex.), que renderão lindos bonsai no futuro, se bem trabalhados.
Na floresta, naturalmente, não irá encontrar muitas espécies com folhas pequenas o bastante para serem convertidas em bonsai. Mas poderá encontrar muitas espécies que servirão para bonsai, desconsiderando o tamanho das folhas. Folhas sempre podem ser pinçadas e reduzidas. Algumas plantas, aliás, ficariam até interessantes com as folhas grandes mesmo, sendo então, esta caracteristica, o ponto principal a ser destacado no bonsai.
Outras nativas a serem consideradas por voce:
http://minhasfrutas.blogspot.com/2009/01/alternativas-para-propagao-de-ara-boi.html
Camu-camu
(Myrciaria dúbia)
Nativo da Amazônia ocidental, esse arbusto atinge, no máximo, 3 m de altura. Seu caule é liso e ramificado, e parte dele permanece submersa ao longo do ano. Prefere regiões alagadas, como a beira de rios e lagos. Suas flores brancas formam grupos de três a quatro, exalando um forte odor. A planta jovem tem as folhas avermelhadas, que vão se tornando verdes e brilhantes à medida que envelhece. Frutifica de novembro a março, quando surge o fruto avermelhado, ácido, que vai ficando roxo-escuro quando amadurece.Sua casca é resistente, e a polpa, aquosa, envolvendo sementes esverdeadas.
Curiosidades
Também conhecido como caçari e cauari, tem um teor de vitamina C superior ao da acerola.
É usado como isca por pescadores na Amazônia, principalmente na captura do tambaqui.
O fruto e a casca são usados para fazer refrescos, sorvetes, picolés, geléias, doces e licores.
Inicia a frutificação aos 3 anos, produzindo de quinhentos a mil frutos por planta.
Imagina um bonsai com essa produção toda!!!
Essa outra eu achei interessante, pois o fruto se parece com a graviola. E, no meu viveiro, tenho tres pés de graviola produzindo. São pré bonsai de 1 metro de altura, é claro, em razão do tamanho das folhas e dos frutos:
http://saudepelasplantas.blogspot.com/2009/09/biriba.html
Muitos cultivadores fazem bonsai com uma espécie chamada "barriguda", ou "paineira". Seu tronco é espinhoso, e formar uma estruturação aerea adequada é dificilimo, sendo o fator mais complicado a distribuição de galhos. Mas mesmo assim, seguem tentando, e obtendo ótimos resultados. Por isso, para sua região, indico esta outra espécie:
Castanheira-do-pará
(Bertholletia excelsa)
A castanheira tem altura de 30 a 50 m, mas pode chegar, excepcionalmente, a 60 m. Seu fruto, chamado localmente de ouriço, pesa entre 500 e 1.500 g e contém de 15 a 24 sementes (castanhas). É característica de mata alta de terra firme, não-inundável, de toda a Amazônia. Embora ocorra em determinados locais em grande freqüência, formando os chamados castanhais, está sempre em associação com outras espécies de grande porte. Floresce entre os meses de novembro e fevereiro, e seus frutos amadurecem entre dezembro e março. As castanhas são sementes apreciadas internacionalmente, sendo bastante oleosas, de formato agudo e mais ou menos triangular. É também conhecida como castanheira-do-brasil.
Mais plantas para yamadori: (lembre-se, no máximo com até um metro e meio ou menos de altura):
Copaíba
(Copaifera multijuga)
Graviola
(Annona muricata)
Guaraná
(Paullinia cupana)
Jatobá
(Hymenaea courbril)
Murici
(Byrsonima crassifólia)
Urucum
(proibido o têrmo orellana)
Bem, fora essas há outras milhares de espécies que vc pode estar fazendo yamadori na floresta e cultivando como bonsai. Ou então, se preferir, plante as sementes e inicie a planta como preferir, ou comprando mudas, tambem vale.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|