FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Shimpaku em Mandaguari
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 13, 2005 10:42 am    Assunto: Shimpaku em Mandaguari Responder com citação

Oi Mário, oi pessoal,

Estou colocando aqui as fotos de um shimpaku que trabalhei no Encontro de Mandaguari deste ano.
Fazia anos que não trabalhava shimpaku e aproveitei a ocasião prá discutir minha idéia com vários dos demonstradores presentes, entre eles Tramujas, Rock Jr, Zezão, David Benavente, Hidaka, Takeshima, visando captar as diferentes abordagens e pontos de vista. Foi bastante interessante, curioso e proveitoso!

Planta original, já fotografada pelo lado escolhido como frente

Uma passagem marcante ocorreu com o Sr. Takeshima, que me impressionou pela simpatia, simplicidade, humildade e competência.
Muito prestativo com o pedido de opinar sobre minha idéia, ele observou a planta atentamente, olhando de muito perto. Em seguida, alegou dificuldade com a visão e passou a tatear a planta para sentir melhor o trabalho que eu estava desenvolvendo! Shocked Very Happy
Pelo tato, me sugeriu alargar o shari que havia feito, pois na cicatrização haveria uma boa redução da largura original!
Idéia prontamente acatada! Very Happy e, mesmo sem ser a intenção, deu uma aula de sensibilidade em todos os sentidos!
Trabalho básico realizado

Primeiro refinamento de jin's, shari e envasado.
Neste momento não foi possivel um melhor posicionamento da planta no vaso, devido a uma massa de raízes muito concentrada num lado do tronco. No próximo replantio será melhor posicionada.

Sugestões e críticas são muito bem vindas!

Abraço,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 13, 2005 11:12 am    Assunto: Responder com citação

Charles, disse lá e digo aqui: "Que beleza, meu amigo!". Fico sempre admirado quando vejo os trabalhos realizados como este pois, sinto uma dificuldade terrível para realizá-los.

Parabéns mais uma vez!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 13, 2005 11:34 am    Assunto: Responder com citação

M-A-R-A-V-I-L-H-A Charles Exclamation Exclamation Exclamation

seus trabalhos sempre nos mostram muito refinamento e bom gosto, e lá em Mandaguarí não deve ter faltado inspiração heim!!!???

tá bom D+... o que achas de mostrar um pouquinho do final (ou começo???) do shari que vem do lado direito, próximo da base. Nessa frente ele não aparece direito...
e o ápice vocë vai direcioná-lo levemente para a esquerda, conforme a base???

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 14, 2005 8:42 am    Assunto: Responder com citação

Oi Mário, tudo bem?

Pois é meu amigo.... voce tem mesmo esta característica de "jogar a gente prá cima", com seu comentários elogiosos! Very Happy
Valeu... vale muito pelo estímulo a todos nós...
E afinal, o mesmo se aplica a mim em relação aos seu penjing, verdadeiras miniaturas da natureza numa bandeja, para o quais, estou longe ter sua habilidade! Parabéns por eles!

Abraço,
Charles
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 14, 2005 9:02 am    Assunto: Responder com citação

Oi Alexandre...

Verdade! Foi muito bom ter ido a Mandaguari! Very Happy

Olha, o final do shari de fato é aquele "biquinho" que termina na parte inferior direita. Parece mesmo que ele continua do outro lado, mas é só impressão.
Eu ainda estou avaliando se aumento este shari, tanto na largura como abaixando um pouco mais o final dele. Aí sim ele contornaria um pouco mais o tronco, em relação ao final dele embaixo.

Sobre o ápice (o que pretendo mesmo que seja o novo ápice), já está voltado para a esquerda, acompanhando a inclinação do tronco. Acontece que ele ainda é curtinho e com muito pouco verde (dá prá notar na forto). Por isso eu ter deixado um pouco de galhinhos aramados na parte superior, fazendo as vezes de uma pequena "maquiagem", até o verdadeiro ápice encorpar um pouco mais. Nesse momento decido se elimino ou redireciono os galhinhos que deixei no topo.

Agradeço seus elogios... valeu mesmo!
Abraço,
Charles
pedro pires
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 16, 2005 12:34 pm    Assunto: Responder com citação

Mas que impressionante!

Pedro
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: