| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Gleidson Magno

Registrado: 21/08/07 Idade: 46 Mensagens: 53 Localização: Barra Mansa-RJ
|
Enviada: Dom Jul 25, 2010 11:24 pm Assunto: mais um alporque e alguns problemas. |
|
|
vejam esse galho de Ipe amarelo gostei
muito do movimento dele e queria tentar um alporque, o problema e que essa árvore fica no meio do pasto e so tenho tempo de ir ao sitio nos fins de semana e nao tem gente para molhar o substrato.
estou pensando em bolar um sistema de irrigação por gotejamento usando um equipo de soro, vou montar o sistema e testar antes de colocar a mão na massa, se alguém tiver mais alguma ideia estamos ae.
abraço |
|
|
 |
Ricardo Loriggio 2.o PASSO

Registrado: 01/08/04 Idade: 43 Mensagens: 261 Localização: Indaiatuba-SP
|
Enviada: Seg Jul 26, 2010 12:21 am Assunto: |
|
|
Melhor fazer o alporque na época de chuvas que é bem dificil de secar por completo usando esfagno. Nunca fiz em ipê...
Quanto ao seu sistema de irrigação tome cuidado para o reservatorio não ficar no sol e fornecer agua quente.... |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jul 26, 2010 9:51 am Assunto: |
|
|
Gleidson, esquece o problema de molhar...Faço alporques a mais de 30 anos e nunca molhei um sequer. Não é necessário. O plástico amarrado nas duas pontas creia uma mini-estufa onde a condensação ocasionada pelas mudanças de temperatura do dia batendo o sol e à noite, faz com que no interior do plástico permaneça úmido. Além disso, se ele ficar na posição vertical, a chuva mesmo que eventual e o sereno penetram de cima para baixo, renovando a umidade. Como disse, eu nunca molhei um alporque e só não enraizou em especies que não são boas para isso. Falando nisso, está aí uma espécie que nunca fiz alporques, não sei como reage.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 51 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Jul 26, 2010 10:09 am Assunto: |
|
|
Quanto à brotação de galhos eu tive a seguinte experiencia:
Tenho uma muda que nao saia da copa unica. Não ramificava nem a pau.
Peguei um arame de alumínio bem rígido (tive q usar um alicate para dobrar)
deitei o tronco e em virtude desta movimentação brusca, ocorreu que a casca teve uma lesão, um pequeno rasgo.
15 dias depois tive uma agradável surpresa. um brotinho que hoje está concorrendo com a copa principal.
depois do almoço eu posto uma foto. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Jul 26, 2010 8:32 pm Assunto: |
|
|
Gleidson, eu faço como o meu xará. Aperto bem com arame em cima e embaixo e isso mantém a umidade. Não necessita molhar.
A única ressalva é que, com a brotação de raízes, essa umidade será absorvida pelas novas raízes. Aí sim eu complemento com água via seringa. Mera precaução!
Minha experiência de alporque em Ipê: Fiz uma vez e não vingou!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|