FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

mais um alporque e alguns problemas.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gleidson Magno

MensagemEnviada: Dom Jul 25, 2010 11:24 pm    Assunto: mais um alporque e alguns problemas. Responder com citação

vejam esse galho de Ipe amarelo gostei

muito do movimento dele e queria tentar um alporque, o problema e que essa árvore fica no meio do pasto e so tenho tempo de ir ao sitio nos fins de semana e nao tem gente para molhar o substrato.

estou pensando em bolar um sistema de irrigação por gotejamento usando um equipo de soro, vou montar o sistema e testar antes de colocar a mão na massa, se alguém tiver mais alguma ideia estamos ae.

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 26, 2010 12:21 am    Assunto: Responder com citação

Melhor fazer o alporque na época de chuvas que é bem dificil de secar por completo usando esfagno. Nunca fiz em ipê...
Quanto ao seu sistema de irrigação tome cuidado para o reservatorio não ficar no sol e fornecer agua quente....
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 26, 2010 9:51 am    Assunto: Responder com citação

Gleidson, esquece o problema de molhar...Faço alporques a mais de 30 anos e nunca molhei um sequer. Não é necessário. O plástico amarrado nas duas pontas creia uma mini-estufa onde a condensação ocasionada pelas mudanças de temperatura do dia batendo o sol e à noite, faz com que no interior do plástico permaneça úmido. Além disso, se ele ficar na posição vertical, a chuva mesmo que eventual e o sereno penetram de cima para baixo, renovando a umidade. Como disse, eu nunca molhei um alporque e só não enraizou em especies que não são boas para isso. Falando nisso, está aí uma espécie que nunca fiz alporques, não sei como reage.

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 26, 2010 10:09 am    Assunto: Responder com citação

Quanto à brotação de galhos eu tive a seguinte experiencia:
Tenho uma muda que nao saia da copa unica. Não ramificava nem a pau.
Peguei um arame de alumínio bem rígido (tive q usar um alicate para dobrar)
deitei o tronco e em virtude desta movimentação brusca, ocorreu que a casca teve uma lesão, um pequeno rasgo.

15 dias depois tive uma agradável surpresa. um brotinho que hoje está concorrendo com a copa principal.

depois do almoço eu posto uma foto.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 26, 2010 8:32 pm    Assunto: Responder com citação

Gleidson, eu faço como o meu xará. Aperto bem com arame em cima e embaixo e isso mantém a umidade. Não necessita molhar.
A única ressalva é que, com a brotação de raízes, essa umidade será absorvida pelas novas raízes. Aí sim eu complemento com água via seringa. Mera precaução!
Minha experiência de alporque em Ipê: Fiz uma vez e não vingou!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: