| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
rafaranter 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 17, 2010 8:55 pm Assunto: Figueira em apuros |
|
|
Pessoal esta é uma muda de figueira que eu retirei na escola onde eu trabalho, não sei a espécie ainda, mas estou pesquisando, ela estava embaixo de uma caixa d’água então foi meio difícil fazer a coleta e ela desidratou um pouco mesmo eu tendo a mantido com as raízes úmidas o tempo todo eu acho que foi o stress da viagem.
Resumindo preciso de ajuda e dicas de como proceder com ela.
Esta espécie e bem comúm no centro oeste, ela é bem resistente cresce em condições adversas mas eu temo por esta ai  _________________ "Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos." (George Kneller) |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 17, 2010 9:05 pm Assunto: |
|
|
| rafaranter continue regando sem deixar que o solo fique encharcado o tempo todo. Você pode colocar um saco plástico transparente em cima para fazer uma mini estufa. Não a deixe no sol direto, mas em um lugar com bastante claridade. Fora isso não faça mais nada. Agora é só esperar. |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Ter Ago 17, 2010 10:06 pm Assunto: |
|
|
Rafa, se vc cortou raízes na hora da coleta, vc deveria ter podado galhos também. A copa é o espelho das raízes, logo se sobraram poucas raízes o ideal era deixar poucas folhas na copa para evitar desidratação, ou vc poderia cortar todas as folhas no meio, deixar sempre na sombra, recebendo apenas a claridade do sol e não os raios solares diretos, regar com hormônio enraizador, e nada de adubos até ela se recuperar por completo, era isso que eu faria... Abraços. _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
rafaranter 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 18, 2010 9:12 am Assunto: Poda |
|
|
eu acho que vou podar um pouco deixando só um pouco de folhas e aquelas que resistiram mais a desidratação, ela ja etá na sobra vou começar a regar com hormônio. _________________ "Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos." (George Kneller) |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Qua Ago 18, 2010 1:29 pm Assunto: |
|
|
Outra coisa importante é deixá-la parada em um lugar só, pois quando ela começar a emitir raízes para se recuperar, serão fininhas e frágeis, qualquer vento, ou trepidação no escorredor elas se partem fácil, principalmente pq o escorreddor é de plástico e pode amasar quando pegamos nele.Abraço... _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Ago 18, 2010 4:26 pm Assunto: |
|
|
Olá rafaranter, quando faço coleta, se a espécie suporta, retiro TODAS as folhas da planta.
Como as raízes sempre são cortadas, é importantíssimo reduzir as folhas ao máximo pois se deixar com folhas, elas precisarão ser alimentadas e com poucas raízes, vão receber pouco alimento, ai estressa mais ainda a planta.
As plantas que coleto vão para areia pura, sem terra alguma.
Minha sugestão é que você elimine TODAS as folhas. trando-se de figueira, ela brotará facilmente. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Ago 18, 2010 5:40 pm Assunto: |
|
|
Ela mostra sinais claros de cansaço, por tentar manter longos ramos.Sugestão: Se fosse minha, podaria galhos que partem do eixo principal, reduzindo à um ou dois cm da base, cada um dos galhos Este processo de condução de seiva, terá o caminho percorrido reduzido, ou seja: é mais fácil carregar um fardo pesado por 10m do que por 50m. Ela vai dar um suspiro de alegria e vai se recuperar bem.Só não deixe ela carregar este peso por mais metros, pode não aguentar!Local que pegue pouco sol, a fará bem. Não é interessante manter uma umidade excessiva. Repouso igual a não mexer no vaso. Vitamina B1 vai ajudar ou se puder superthrive. Por estar no escorredor, colocaria este em contato com a terra, ajudaria a manter uma umidade natural.
Boa sorte amigo! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qua Ago 18, 2010 10:27 pm Assunto: |
|
|
Oi Rafa
A alguns meses coletei uma figueira que estava vivendo em cima de uma araucária morta, e para a minha surpresa, alguns dias após as folhas começaram a murchar, do mesmo modo que a sua e caindo em seguida. Mantive as regas, é claro que com menor frequência. Cerca de 1 mês e meio depois começou a brotar.
Não perca a esperança |
|
|
 |
rafaranter 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 01, 2010 9:33 am Assunto: figueira |
|
|
BLZ já fiz como o recomendado agora é só aguardar eu ainda não sei a espécie da planta mas na minha região ela é chamada de gamelerinha. _________________ "Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos." (George Kneller) |
|
|
 |
|