|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rafaranter 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 17, 2010 8:55 pm Assunto: Figueira em apuros |
|
|
Pessoal esta é uma muda de figueira que eu retirei na escola onde eu trabalho, não sei a espécie ainda, mas estou pesquisando, ela estava embaixo de uma caixa d’água então foi meio difícil fazer a coleta e ela desidratou um pouco mesmo eu tendo a mantido com as raízes úmidas o tempo todo eu acho que foi o stress da viagem.
Resumindo preciso de ajuda e dicas de como proceder com ela.
Esta espécie e bem comúm no centro oeste, ela é bem resistente cresce em condições adversas mas eu temo por esta ai  _________________ "Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos." (George Kneller) |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 17, 2010 9:05 pm Assunto: |
|
|
rafaranter continue regando sem deixar que o solo fique encharcado o tempo todo. Você pode colocar um saco plástico transparente em cima para fazer uma mini estufa. Não a deixe no sol direto, mas em um lugar com bastante claridade. Fora isso não faça mais nada. Agora é só esperar. |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 47 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Ter Ago 17, 2010 10:06 pm Assunto: |
|
|
Rafa, se vc cortou raízes na hora da coleta, vc deveria ter podado galhos também. A copa é o espelho das raízes, logo se sobraram poucas raízes o ideal era deixar poucas folhas na copa para evitar desidratação, ou vc poderia cortar todas as folhas no meio, deixar sempre na sombra, recebendo apenas a claridade do sol e não os raios solares diretos, regar com hormônio enraizador, e nada de adubos até ela se recuperar por completo, era isso que eu faria... Abraços. _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
rafaranter 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 18, 2010 9:12 am Assunto: Poda |
|
|
eu acho que vou podar um pouco deixando só um pouco de folhas e aquelas que resistiram mais a desidratação, ela ja etá na sobra vou começar a regar com hormônio. _________________ "Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos." (George Kneller) |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 47 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Qua Ago 18, 2010 1:29 pm Assunto: |
|
|
Outra coisa importante é deixá-la parada em um lugar só, pois quando ela começar a emitir raízes para se recuperar, serão fininhas e frágeis, qualquer vento, ou trepidação no escorredor elas se partem fácil, principalmente pq o escorreddor é de plástico e pode amasar quando pegamos nele.Abraço... _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Ago 18, 2010 4:26 pm Assunto: |
|
|
Olá rafaranter, quando faço coleta, se a espécie suporta, retiro TODAS as folhas da planta.
Como as raízes sempre são cortadas, é importantíssimo reduzir as folhas ao máximo pois se deixar com folhas, elas precisarão ser alimentadas e com poucas raízes, vão receber pouco alimento, ai estressa mais ainda a planta.
As plantas que coleto vão para areia pura, sem terra alguma.
Minha sugestão é que você elimine TODAS as folhas. trando-se de figueira, ela brotará facilmente. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Ago 18, 2010 5:40 pm Assunto: |
|
|
Ela mostra sinais claros de cansaço, por tentar manter longos ramos.Sugestão: Se fosse minha, podaria galhos que partem do eixo principal, reduzindo à um ou dois cm da base, cada um dos galhos Este processo de condução de seiva, terá o caminho percorrido reduzido, ou seja: é mais fácil carregar um fardo pesado por 10m do que por 50m. Ela vai dar um suspiro de alegria e vai se recuperar bem.Só não deixe ela carregar este peso por mais metros, pode não aguentar!Local que pegue pouco sol, a fará bem. Não é interessante manter uma umidade excessiva. Repouso igual a não mexer no vaso. Vitamina B1 vai ajudar ou se puder superthrive. Por estar no escorredor, colocaria este em contato com a terra, ajudaria a manter uma umidade natural.
Boa sorte amigo! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qua Ago 18, 2010 10:27 pm Assunto: |
|
|
Oi Rafa
A alguns meses coletei uma figueira que estava vivendo em cima de uma araucária morta, e para a minha surpresa, alguns dias após as folhas começaram a murchar, do mesmo modo que a sua e caindo em seguida. Mantive as regas, é claro que com menor frequência. Cerca de 1 mês e meio depois começou a brotar.
Não perca a esperança |
|
|
 |
rafaranter 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 01, 2010 9:33 am Assunto: figueira |
|
|
BLZ já fiz como o recomendado agora é só aguardar eu ainda não sei a espécie da planta mas na minha região ela é chamada de gamelerinha. _________________ "Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos." (George Kneller) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|