|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
jcmorosky 2.o PASSO

Registrado: 09/05/07 Idade: 48 Mensagens: 251 Localização: Vila Velha - ES
|
Enviada: Qui Jul 22, 2010 10:09 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko escreveu: | Julio, a planta está bem sadia e vigorosa...
se fosse minha, o que eu faria? uma desfolha completa, só assim da pra ver a estrutura dos ramos. Depois disso, seleção de galhos, não deixe como está, com vários galhos surgindo no mesmo nó, selecione 1 galho por nó e corte os outros, depois disso, reduza um pouco cada um dos restantes, pois ficaram bem longos neste tempo. Por fim, descanso denovo, deixa rebrotar intensamente mais umas vez.... |
Não devo aguardar a primavera para intervir? Estou no sudeste, logo acima do Rio de Janeiro, em Vila Velha - ES. Não temos inverno rigoroso... e ela se encontra dentro de um apto, sem varanda (terraço), mas pega sol através da janela durante toda a manhã.
Agradeço a dica, e é bem como pensava... só não imaginava fazer isso agora!
Abração. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
Julio Cesar Morosky Filho |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jul 22, 2010 10:10 pm Assunto: |
|
|
Julio, concordo com o Arzivenko. A profusão de galhos demonstra boa saúde da planta mas, dificulta a estilização. Se fosse na minha região, aguardaria até o final do inverno. Na tua região, teu clima, não sei opinar.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 22, 2010 10:21 pm Assunto: |
|
|
O frio que tem feito aqui é raro acontecer... a previsão de temperatura mais baixa da semana é de 16º, sendo que dentro do apto não chega perto disso! Frio, por aqui é sinônimo de chuva... não tem chvido intensamente, mas durante a noite tem caído uma águinha.
Não sei se ajuda, mas é o que posso dizer. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sex Jul 23, 2010 8:28 am Assunto: |
|
|
Julio, com 17 graus eu saio de casa com camiseta.. isso não é frio.. Hoje estava 3°C quando saí de casa, e já estou fazendo desfolha, poda e aramagem em tudo, explico o por quê.
Estamos praticamente em agosto, entre 25 de agosto e 07 de setembro as plantas começam a acordar por aqui. Isto quer dizer que falta 1 mês pra brotação. Qualquer tipo de risco com o frio já passou, e eu quero pegar a primeira força de brotação já nos ramos conduzidos. Se deixar pra podar na primavera, as plantas já estarão brotadas, e as reservas acumuladas durante o inverno já terão começado a ser gastas...
Não sei se faz sentido.. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Jul 23, 2010 12:20 pm Assunto: |
|
|
Ótima brotação. Acho interessante seguir os conselhos do Arzivenko. Só que na desfolha, pensaria em não fazer desfolha total total. Quando fiz desfolha total no meu (e já muita gente no fórum com o mesmo problema), pode perder alguns galhos (que secam). Então deixe pelo menos uma folha por galho na desfolha  |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 23, 2010 2:05 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko, eu imaginei algo do tipo, por isso passei as informações meteorológicas
Sem dúvida será um prazer trabalhar na planta... quanto a brotação, notei que minha jabuticbeira está brotando... estava(estou) aguardando a primavera para reduzir mais o tamanho.
Considerando minha pouca experiência, vou fazer a desfolha, seguindo a dica, também, do Nikkei 100 (obrigado!)... e vou tentar escolher os galhos.. se eu tiver alguma dúvida, deixo os dois (ou mais) ramos e posto uma foto para ouvir opiniões antes de finalizar.
De qualquer forma, devo trabalhar nela só no domingo.
Abração e agradeço a atenção e todas as dicas!
Ps.: por aqui 20, 18° é o máximo de frio que costuma fazer... e o povo anda todo coberto! _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jul 23, 2010 6:10 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko, o risco de fazer poda (incentiva brotação) e desfolha agora é que a planta, se der alguns dias de sol (aqui em Curitiba está dando 22 graus e sol forte) ela irá largar brotação. E se vier uma geada daquelas?
Aqui em Curitiba ainda não geou..............e todo ano dá geada. Assim, eu espero até o final do inverno, antes de começarem as brotações.
Nesse ponto eu sou meio medroso, Arzi.................hehehehe!!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sex Jul 23, 2010 6:39 pm Assunto: |
|
|
Élio, aqui as plantas estavam todas brotadas, e veio geada.. deu uma sapecada geral.. bom.. o que é um peido pra quem ta lambuzado? geada mesmo acho que não vem mais por aqui... |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 17, 2010 7:50 pm Assunto: |
|
|
Como ficou depois da intervenção... hoje já tem muito mais folhas e brotos. Por falar em brotos, eles insistem em sair nos nós... não param!
Seguem as fotos:
 _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Ter Ago 17, 2010 11:43 pm Assunto: |
|
|
Nossa, Júlio, esta planta em uns dois ou tres anos, vai ser um plantaço! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 18, 2010 8:11 am Assunto: |
|
|
Tomara!
Abração. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 18, 2010 9:04 am Assunto: |
|
|
acho que vc nao deveria mexer nela agora deixa ela recuperar um pouco mais ja que foi transplantada recente , mas vc tem um bom material em mãos tenha paciencia e logo tera um belo ficus. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 18, 2010 9:09 am Assunto: |
|
|
Já mexi... e já está cheia de brotos, outra vez! _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
adam

|
Enviada: Qua Ago 18, 2010 9:47 am Assunto: |
|
|
bem, pelo que tenho visto aqui nesta discussão, só chego a uma conclusão, o ficus benjamina é resistente pra c*&$#@!... rsrsrs, brincadeiras a parte, eu acho que sua planta tem um excelente potencial, e penso que os galhos que não param de nascer estão tentando te dizer algo... Talvez, algo do tipo:
HOKIDASHI, HOKIDASHI, HHHOOOKKKIIIDDDAAASSSHHHIII..... contudo, se fosse minha, faria a ramação para este estilo, mas sua planta tem muito potencial para quaisquer estilos, parabéns!!! |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Qua Ago 18, 2010 2:02 pm Assunto: |
|
|
Gozado, eu já vejo um tradicional, galhos retos, copa perfeita, fechada. Começando dos primeiros brotos, lá embaixo. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|