|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Out 09, 2010 1:11 am Assunto: Problemas com Ácer Palmatum e Ácer Deshojo |
|
|
Olá Amigos,
Estou com problemas em meus dois exemplares de Ácer, gostaria da ajuda dos amigos.
Ácer Deshojo: Perdeu todas as folhas, as mesma começaram a secar como se estivem desidratadas e vieram a cair. Nenhuma praga pode ser visualizada.
Ácer Palmatum: Teve novas brotações, porém as folhas ñ cresceram e tb começaram a secar chegando a ficar enegrecidas.
Desde já agradeço. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Out 09, 2010 7:47 am Assunto: bonsai |
|
|
Donegá, o fator climático geralmente é o grande vilão no cultivo dessas espécies, principalmente na variedade deshojo. Geralmente, basta uma inversão no clima quente/frio ou uma queda repentina, como uma geada ou mesmo a garoa paulista, para que isso ocorra. São plantas japonesas, e no Japão o clima é bem definido. Verão é super quente e calorento, com chuvas esparsas nas montanhas. Inverno, bem rigoroso, com neve (exceto algumas regiões, como Okinawa, onde isso é mais raro), outono, quando as folhas começam a cair e a primavera, com uma estupenda coloração de flores.
Em nosso país tropical, porém, exceto em algumas cidades do sul onde neva, temos um clima quase igual de norte a sul. Exceto nordeste, onde as estações são tão indefinidas que muitos consideram apenas dois períodos climáticos: um com sol e outro chuvoso. Essas espécies, aliás, não sobrevivem por lá muito bem, nem nos locais onde japoneses cultivam flores e frutos exóticos, como no Piauí por exemplo.
Então, ao cultivar essas espécies, voce tem que considerar isso, pois do contrário não saberá como proceder nem o que fazer para administrar esses, digamos, transtornos. Aqui em Brasilia, para vc ter uma idéia, eu considero o cultivo da variedade acer burgerianum, ou kaede, como melhor do que a do palmatum simples ou de montanha. Deshojo? nem pensar. Negundo? Shishigashira? melhor esquecer que existem.
Outra situação a ser observada é que vc deve fazer a desfolha em suas plantas ainda no inverno, para que com a chegada da primavera elas fiquem melhores. Não que isso vá evitar o que vc agora verifica, mas, ao menos por um espaço de tempo, poderá ver suas plantas em toda a sua plenitude de beleza.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 10, 2010 8:03 pm Assunto: |
|
|
Olá Nickyfury,
Obrigado pela observação. Cm ñ identifiquei nenhuma praga, tomei a atitude de mudar as plantas de lugar p/ verificar se há alguma mudança em seu estado de saúde. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 47 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Seg Out 11, 2010 6:16 am Assunto: |
|
|
Comprei um tridente de doze anos, moro no Nordeste( interior da bahia), por ser chapada diamantina, faz um frio razoável no inverno, mas na primavera e principalmente no verão faz muito calor, deixo embaixo de uma sacada, e só toma duas horas de sol direto das 8 as 10:00 da manhã, sempre borrifo as folhas na rega, adquiri no inverno passado, e nunca vi como se comporta no verão,...
Terei problemas?
Pode vir a óbito por causa desse clima?
Se alguém puder me passar umas dicas de como cultivar essa espécie no Nordeste, fico muito grato,
Sabe de alguém que cultiva com sucesso no Nordeste nicky?
atualmente está bonito e saudável... _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Editado pela última vez por hraphi em Seg Out 11, 2010 1:08 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Out 11, 2010 1:06 pm Assunto: |
|
|
Hraphi, Donegá!
Os Aceres devem ser sempre protegidos do sol muito forte
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Out 11, 2010 2:06 pm Assunto: |
|
|
Olá!
O Élio matou a charada, e principalmente se estiver aramado.
Meia sombra neles e vão ficar faceiros que nem ganso novo em taipa de açude.
Até mais... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 11, 2010 6:42 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos,
Valeu as dicas, imaginei isso, pois onde estava pegava a maior parte do sol entre 11:00 e 15:00 hs. Mudei a planta p/ uma prateleira debaixo, é que tenho duas prateleiras uma em torno de 1,80m do chão e outra que fica abaixo desta e que pega menos sol por que a de cima protege. Qto a mudança de ambiente, digamos de onde ela estava antes de vir p/ minha casa e onde esta agora, acredito que ñ a afetaria, pois a distância é de + ou - 1Km, só estranhei porque ela ficava em uma laje com sol o dia todo, mas verei qual a reação dela agora com menos sol direto.
Obrigado pelas orientações. Abraços. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Out 11, 2010 10:20 pm Assunto: |
|
|
Donegá, como vc falou em laje, vale lembrar que não devemos colocar nossos vasos de bonsai sobre:
1. Laje (cimento)
2. Material metálico
3. Vidro
Isto porque absorvem e transmitem o calor para os vasos.
O melhor material para se colocar os bonsai é madeira.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 13, 2010 8:20 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio,
Valeu a lembrança. Minhas prateleiras são feitas em madeira ripada já pensando na menor absorção do calor e na aeração da raiz. Já ñ tenho nem mais espaços p/ minhas plantas, é um terror, isso parece um vício, rsrsrs, vou andando de pelas ruas e sempre de olho em alguma planta órfã, rsrsrs, ou então vejo um garden e já vou entrando, esse dias atrás já fiz uma limpa e doei algumas de minhas plantas a um amigo, logo vou ter que fzr outra. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|