FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Problemas com Ácer Palmatum e Ácer Deshojo
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2010 1:11 am    Assunto: Problemas com Ácer Palmatum e Ácer Deshojo Responder com citação

Olá Amigos,

Estou com problemas em meus dois exemplares de Ácer, gostaria da ajuda dos amigos.

Ácer Deshojo: Perdeu todas as folhas, as mesma começaram a secar como se estivem desidratadas e vieram a cair. Nenhuma praga pode ser visualizada.

Ácer Palmatum: Teve novas brotações, porém as folhas ñ cresceram e tb começaram a secar chegando a ficar enegrecidas.

Desde já agradeço.

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2010 7:47 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Donegá, o fator climático geralmente é o grande vilão no cultivo dessas espécies, principalmente na variedade deshojo. Geralmente, basta uma inversão no clima quente/frio ou uma queda repentina, como uma geada ou mesmo a garoa paulista, para que isso ocorra. São plantas japonesas, e no Japão o clima é bem definido. Verão é super quente e calorento, com chuvas esparsas nas montanhas. Inverno, bem rigoroso, com neve (exceto algumas regiões, como Okinawa, onde isso é mais raro), outono, quando as folhas começam a cair e a primavera, com uma estupenda coloração de flores. Very Happy

Em nosso país tropical, porém, exceto em algumas cidades do sul onde neva, temos um clima quase igual de norte a sul. Exceto nordeste, onde as estações são tão indefinidas que muitos consideram apenas dois períodos climáticos: um com sol e outro chuvoso. Essas espécies, aliás, não sobrevivem por lá muito bem, nem nos locais onde japoneses cultivam flores e frutos exóticos, como no Piauí por exemplo. Very Happy

Então, ao cultivar essas espécies, voce tem que considerar isso, pois do contrário não saberá como proceder nem o que fazer para administrar esses, digamos, transtornos. Aqui em Brasilia, para vc ter uma idéia, eu considero o cultivo da variedade acer burgerianum, ou kaede, como melhor do que a do palmatum simples ou de montanha. Deshojo? nem pensar. Negundo? Shishigashira? melhor esquecer que existem. Rolling Eyes Rolling Eyes

Outra situação a ser observada é que vc deve fazer a desfolha em suas plantas ainda no inverno, para que com a chegada da primavera elas fiquem melhores. Não que isso vá evitar o que vc agora verifica, mas, ao menos por um espaço de tempo, poderá ver suas plantas em toda a sua plenitude de beleza. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 10, 2010 8:03 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nickyfury,

Obrigado pela observação. Cm ñ identifiquei nenhuma praga, tomei a atitude de mudar as plantas de lugar p/ verificar se há alguma mudança em seu estado de saúde.

Natura Bonsai Brasil

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 11, 2010 2:05 am    Assunto: Responder com citação

Donegá aqui em SP o tridente vai muito bem. Eu tenho um formosanum que também está indo muito bem. Também vale a pena ter um destes. As folhas ficaram bem avermelhadas no outono, passou o inverno sem folhas e agora está com uma brotação muito boa.

O meu é esse aqui:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=135035&sid=edb95318e4ef49a2b5c9b15f76c6ba0d
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 11, 2010 6:16 am    Assunto: Responder com citação

Comprei um tridente de doze anos, moro no Nordeste( interior da bahia), por ser chapada diamantina, faz um frio razoável no inverno, mas na primavera e principalmente no verão faz muito calor, deixo embaixo de uma sacada, e só toma duas horas de sol direto das 8 as 10:00 da manhã, sempre borrifo as folhas na rega, adquiri no inverno passado, e nunca vi como se comporta no verão,...

Terei problemas?
Pode vir a óbito por causa desse clima?

Se alguém puder me passar umas dicas de como cultivar essa espécie no Nordeste, fico muito grato,
Sabe de alguém que cultiva com sucesso no Nordeste nicky?
atualmente está bonito e saudável...

Editado pela última vez por hraphi em Seg Out 11, 2010 1:08 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 11, 2010 1:06 pm    Assunto: Responder com citação

Hraphi, Donegá!
Os Aceres devem ser sempre protegidos do sol muito forte

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 11, 2010 2:06 pm    Assunto: Responder com citação

Olá!

O Élio matou a charada, e principalmente se estiver aramado.

Meia sombra neles e vão ficar faceiros que nem ganso novo em taipa de açude.

Até mais...
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 11, 2010 6:42 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,

Valeu as dicas, imaginei isso, pois onde estava pegava a maior parte do sol entre 11:00 e 15:00 hs. Mudei a planta p/ uma prateleira debaixo, é que tenho duas prateleiras uma em torno de 1,80m do chão e outra que fica abaixo desta e que pega menos sol por que a de cima protege. Qto a mudança de ambiente, digamos de onde ela estava antes de vir p/ minha casa e onde esta agora, acredito que ñ a afetaria, pois a distância é de + ou - 1Km, só estranhei porque ela ficava em uma laje com sol o dia todo, mas verei qual a reação dela agora com menos sol direto.

Obrigado pelas orientações. Abraços.

Natura Bonsai Brasil

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 11, 2010 10:20 pm    Assunto: Responder com citação

Donegá, como vc falou em laje, vale lembrar que não devemos colocar nossos vasos de bonsai sobre:

1. Laje (cimento)
2. Material metálico
3. Vidro

Isto porque absorvem e transmitem o calor para os vasos.

O melhor material para se colocar os bonsai é madeira.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 13, 2010 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Elio,

Valeu a lembrança. Minhas prateleiras são feitas em madeira ripada já pensando na menor absorção do calor e na aeração da raiz. Já ñ tenho nem mais espaços p/ minhas plantas, é um terror, isso parece um vício, rsrsrs, vou andando de pelas ruas e sempre de olho em alguma planta órfã, rsrsrs, ou então vejo um garden e já vou entrando, esse dias atrás já fiz uma limpa e doei algumas de minhas plantas a um amigo, logo vou ter que fzr outra.

Natura Bonsai Brasil

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: