|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rafael.silva

Registrado: 07/08/10 Idade: 44 Mensagens: 16 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Set 24, 2010 1:20 pm Assunto: "Mausai" de supermercado - raízes expostas |
|
|
Olá, comprei esse "mausai" de supermercado ontem e ao retirar as pedrinhas que o cobriam revelaram-se raízes expostas na base do tronco, devo cobrir as raízes com terra ou apenas completar um pouco aos arredores para deixar a superfície mais uniforme? Como sou iniciante não sei que árvore é essa pois não vinha escrito o nome da espécie, alguém me informa que árvore é essa e os cuidados básicos como irrigação e iluminação? e se ela pode ficar dentro de casa?
 |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Sex Set 24, 2010 3:59 pm Assunto: |
|
|
parece que o tronco esta coberto de musgo, nao da pra visualizar o tronco, mas uma coisa e que todos vao te recomendar e tira-la desse vasinho e colocala em uma bacia grande pra melhorar o desenvolvimento em um substrato drenante, este dai da pra ver que e bem argiloso, como todo substrato de malsai, porque com este substrato ai eles podem passar ate alguns dias sem rega que ela sobrevive, ve se limpa o tronco dele e tira outra foto mais nitida, e muda ele de recipiente. _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Set 24, 2010 6:55 pm Assunto: bonsai |
|
|
Essa planta parece ser um junipero procumbens, que recebe o nome popular de jacaré em alguns lugares. É uma variedade fácil de ser conduzida, mas que não pode ser cultivada dentro de casa, pois necessita de luz e calor solar intensos para ficar adequada e se desenvolver bem.
O ideal, como sugeriu o colega Marcio Garcia, é retirar o quanto antes do vaso em que se encontra, lavando bem suas raízes, para eliminar de vez todo esse substrato argiloso. Em seguida, replante em um escorredor ou bacia plastica, sendo o substrato ideal, bem drenante: caco de telha, pedrisco, terra granulada, areia grossa de rio sem peneirar, carvão vegetal. Misture bem até o substrato ficar homogeneo, em seguida aplique uma primeira camada, deposite então a planta com as raízes distribuidas em toda a volta do tronco (radialmente, como se diz).
Depois, regue em abundância, até que o substrato fique bem úmido. Leve sua planta para um local em que receba luz e calor solar o dia inteiro, sem medo de ser feliz. Depois de 45 dias do replante, inicie a adubação, para fortalecer e propiciar seu crescimento. Repita a adubação a cada 45 dias, regando sempre ao final do dia, apenas uma vez.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 08, 2010 1:05 pm Assunto: |
|
|
Estou exatamente na mesma,comprei a mesma espécie,e esta nesse vasinho porco com esse solo pobre,ja estou providenciando o transplante,tomara que ela aguente mais uns dias nessa situação,mas gostaria de saber se ela pode ir para o sol logo após o transplante ou deveria repousar na sombra ? |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Sex Out 08, 2010 3:37 pm Assunto: |
|
|
Na verdade amigos, sao mudas em vasinho bonitinhos, chamamos de Mausais porque e um nome engracado que tem uma certa semelhanca com o Bonsai(no nome e claro). O que colabora para este comercio estar sempre em alta e a falta de informacao com relacao o que e um Bonsai.
Mas nao pensem que e porque a arte ainda ta engatinhando no Brasil nao, eu moro nos EUA e aqui e a mesma coisa, agente ve cada "Mausai) em supermercado e lojas que nao perdem em nada para os do Brasil.
Sao mudas que se bem trabalhadas e conduzidas um dia poderam chegar a ser algo de certa imponencia, mas ai e so a mao do tempo e a mao do condutor pra dar jeito. _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Sáb Out 09, 2010 1:20 pm Assunto: |
|
|
Eu li em algum lugar que significa "mal sai do supermercado e já morre"... _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|