FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Primeiras aquisições
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Diego Bizacha

MensagemEnviada: Qui Nov 11, 2010 12:06 am    Assunto: Primeiras aquisições Responder com citação

Olá galera...

Após a minha apresentação, esse é o topico inicial de tudo!

Como já tinha informado, foi amor a primeira vista quando vi um Bonsai Jacaré, este é certeza de que quero um exemplar!

Me disseram que é legal eu ter outro bonsai, e como sou iniciante, com qual devo começar, qual seria um propicio para iniciantes? Ah, para os novatos, existe um numero minimo ideal para começar??

Como ainda não comprei, quais vocês sugeririam??

Fora isso, alguem conhece algum lugar legal em SP para encontra-los??

Alguem já comprou no Aquario Itaquera??

Abcs

DB
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 13, 2010 12:29 pm    Assunto: Responder com citação

Diego Bizacha eu aconselho que você compre um ficus, qualquer um deles é bom. São plantas muito forte e de facil cultivo, não aconselho sua tuia jacare, ela é uma conifera cheia de manias e delicadezas, compre quando ja tiver uma experiência maior.
Att Pedro Reimão
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Henrique Ribeiro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 13, 2010 10:05 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Diego blz?!
Então cara...
Na minha opinião o buxinho, primavera, cereja anã e serissa são plantas muito boas para início de aprendizado!
Com relação a quantidades, eu acho que quanto mais plantas, melhor.
Ajuda a diminuir a anciedade!!!
Abraço!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 14, 2010 8:53 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Diego, as espécies citadas pelos colegas são todas ótimas para quem está iniciando na arte, pois propiciam um rápido desenvolvimento, permitindo um retorno satisfatório em seu cultivo, pois respondem bem a uma série de intervenções, como poda, aramação, cortes e desfolhas. Exceto o buxinho, que não aceita bem uma desfolha total, as demais são bem fáceis de serem cultivadas.

Em referencia a planta eleita por voce, nada obsta que voce adquira uma, ainda nessa sua fase inicial. Mas compre algo barato, que possa ser modificada aos poucos, de forma que vc vá aprendendo com a planta a medida em que aprimora seus conhecimentos, seja via forum, revistas, livros, outras publicações e, mais importante, um bom curso de bonsai presencial.

Além das plantas citadas, recomendo ainda: piracanta, celtis, caliandra, resedá, serissa chinesa, ulmus, acer kaede (burgerianum). Todas são mais que adequadas ao inicio de um pequeno viveiro (ou jardim, como preferem chamar os japoneses e europeus). Se vc mora em apartamento, certamente plantas pequenas, de no máximo 25cm, irão servir bem de aprendizado. Se reside em casa, e tiver um pouco mais de espaço, então poderá ter algumas nesse tamanho e outras, um pouco maiores, digamos uns 30 a 60cm. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Diego Bizacha

MensagemEnviada: Qui Nov 18, 2010 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos!!

Agradeço a colaboração com a indicação de algumas especies, infelizmente eu vi as respostas após a minha primeira compra.

Comprei com uma moça muito gente boa no Aquario Itaquera, ela disse ter uma plantação em Campinas, e quando tivesse interesse em alguma especie em especifico era só ligar que trazia, inclusive ela vende mudas. Quem quiser eu passo o fone dela!

Bem...as aquisições foram: Um pinheiro negro (Pinus thumbergii) e uma flor que me agradou e de cara achei que daria uma otimo bonsai, uma Erica (Cuphea Gracilis).

Vejam as fotos:

Erica (Cuphea Gracilis)

FRENTE

POR BAIXO

DETALHE

FRENTE

COSTAS

DETALHE DO GALHOS

Aqui no meu quintal tenho alguns belos exemplares de futuros bonsais, e um deles gostaria de identificação, alguem poderia ajudar qual é o nome desta planta.OBS: essas plantas nunca tiveram cuidado nenhum a não ser com a agua, e vejam que se deram muito bem, sempre crescendo novos brotos

Desculpem a qualidade das fotos.

E uma classica:

Rhododendron Kiusianum - Azaléia

Desculpem a enorme quantidade de fotos!!!

Ainda não sei que estilos vou utilizar. Se alguem quiser sugerir algo, fique a vontade!!

Abcs

DB
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 20, 2010 7:42 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Diego, essa érica é conhecida como falsa erica e seu futuro não é muito promissor, lamento dizer, quando cultivada como bonsai. O tronco ramifica muito, emitindo brotações constantes a partir da base e mesmo nas raízes, sendo que é lento em demasia o seu crescimento, o que acaba por atrasar o engrossamento do tronco a contento. É um mini arbusto muito usado em jardinagem.

A érica mais adequada para cultivo chama-se Érica Japonica. Ao contrário da falsa, seu crescimento é mais rápido, com menos ramificações, mas bem melhor de ser conduzida como bonsai, além de emitir uma floração maior e mais atrativa.

O PN que vc adquiriu parece bom para começar, e vc deverá cuidar das brotações que apareçam nos galhos, e que estejam mais próximas do tronco. Nunca deixe apenas brotações nas extremidades dos galhos, pois do contrário sua planta ficará muito nua. Selecione um substrato bem drenante e orgânico para um replantio, usando um escorredor para reenvasar. Não corte as raízes no transplante, e mantenha um minimo da terra atual quando o fizer. A época agora é interessante para isso, inclusive. Very Happy

As crássulas são suculentas. Muitos bonsaistas as cultivam, visando formar estruturas parecidas com arvores, mas há divergência quanto a serem consideradas bonsai ou não, vez que seu tronco não é lenhoso. Geralmente, a mais cultivada é a crássula portulacária, que emite um tipo de folha mais redonda, fina e de cor verde clara, com um escurecimento gradativo. Fica a critério de cada um, a meu ver, cultivar visando formar um bonsai ou não com essa espécie, ainda que ao final, não seja considerado um bonsai "verdadeiramente" falando. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: