Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Wanderson
Registrado: 13/08/10 Idade: 45 Mensagens: 57 Localização: Taguatinga - DF
|
Enviada: Sáb Dez 25, 2010 7:10 pm Assunto: Ajuda com Ácer Trident |
|
|
Gostaria de receber opinões sobre as próximas intervenções a serem feitas neste ácer! Como o tronco principal estava seco, sem nenhuma brotação, cortei-o bem baixo pra ver se rebrotava, mas não deu certo, daí só teve brotação das podas laterais, deixando um espaço vazio no centro da planta. O que devo fazer?
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Dez 25, 2010 8:07 pm Assunto: |
|
|
Wanderson, ótimo que teve brotações laterais. Vai dar pra fazer um hokidachi legal.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 25, 2010 8:57 pm Assunto: |
|
|
Wanderson a sua planta me lembrou uma do Walter Pall, que pode servir de inspiração.
 |
|
|
 |
Wanderson
|
Enviada: Sáb Dez 25, 2010 9:16 pm Assunto: |
|
|
Muito bonito este exemplar, Marco! Ótimo exemplo como inspiração! Já tinha mesmo pensado em aumentar a fenda e seguir com a copa pela lateral, mas num tinha nenhum exemplo. Excelente, acho que vou por este caminho, porém num devo mexer na fenda ainda não! Obrigado! |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sáb Dez 25, 2010 10:13 pm Assunto: |
|
|
Marco, quando vi a planta pensei direto neste bonsai postado. Vai ficar show Wanderson. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Dez 26, 2010 11:14 am Assunto: bonsai |
|
|
Outra ótima opção é enxertar um tronco adjacente, fixando-o ao principal. Com o tempo, ele assumirá a posição, fundindo-se ao atual, engrossando o tachiagari e fornecendo galhos laterais o suficiente para formar uma estrutura hokidachi mais interessante.
Além disso, o tronco adicional poderia melhorar o nebari, fornecendo material para as raízes frontais, inexistentes.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rakki 1.o PASSO

Registrado: 06/04/09 Idade: 39 Mensagens: 157 Localização: São José dos Pinhais-PR
|
Enviada: Dom Dez 26, 2010 11:21 am Assunto: |
|
|
Wanderson
Só uma duvida. Quando vc espreme as folhas solta um cheiro "parecido com desinfetante? _________________
É mais que uma terapia. É uma relação de amizade.” (Tomio Yamada) |
|
|
 |
Wanderson
|
Enviada: Dom Dez 26, 2010 11:53 am Assunto: |
|
|
Sim, Rakki! Tem um aroma muito bom! Parece mesmo desinfetante, porém suave!!! |
|
|
 |
Rakki 1.o PASSO

Registrado: 06/04/09 Idade: 39 Mensagens: 157 Localização: São José dos Pinhais-PR
|
Enviada: Dom Dez 26, 2010 8:14 pm Assunto: |
|
|
Será que não é liquidambar? Liquidambar tem cheiro de desinfetante e o acer tridente não. Achei as folhas parecida com as do meu liquidambar. _________________
É mais que uma terapia. É uma relação de amizade.” (Tomio Yamada) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 8:03 am Assunto: |
|
|
olá wanderson... só uma perguntinha... vc deixa seu acer diretamente no sol? como faz? estou te perguntando pq a minha está queimando as folhas....
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Wanderson
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 12:38 pm Assunto: |
|
|
Olá Mcdonald, eu tô deixando-o no sol só pela manhã! Ele tá pegando sol direto até às 11h, mais ou menos, daí já fica na sombra o restante do dia. Quando tava no sol direto, as folhas estavam ficando queimadas, pois o sol aqui no DF num é nada fraco. Quando coloquei na sombra, as folhas pararam de queimar! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 6:18 pm Assunto: bonsai |
|
|
Wanderson, para dirimir a dúvida levantada pelo nobre colega Rakki, diga-me uma coisa: onde foi que vc comprou ou adquiriu essa planta aqui no DF?
A maioria das floriculturas não trabalha com acer tridente. E mesmo as que comercializam, costumam "empurrar" "gato por lebre" nos clientes, vendendo o que não é, como se fosse.
Olhando com maior atenção, quero crer que a planta seja realmente um liquidambar. O acer tridente aceita cultivo a pleno sol, demorando um pouco para "queimar" as folhas. Tenho vários em meu viveiro, em tamanhos variados, que cultivo a pleno sol, então falo por experiencia própria.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Wanderson
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 7:51 pm Assunto: |
|
|
Comprei na Kireibara, na via estádio!!! Vou até passar lá pra pegar o nome científico da planta. Comprei como Ácer tridente verde, passei lá um dia desses e vi o nome científico na placa, mas não anotei. Vou passar lá pra anotar e vou também pesquisar na net. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 12:05 pm Assunto: bonsai |
|
|
Conheço a Kireibara. Antigamente, quando o proprietário fundador, sr. Mario, estava à frente dela, não ocorria esse tipo de transtorno. No viveiro, costumam separar bem as espécies, mas é possível que, atualmente, não haja ninguem com conhecimento o bastante para fazer isso.
Isso significa que os aceres estão juntos com os liquidambares, confundindo facilmente qualquer um que não esteja atento a isso ou que desconheça uma ou outra espécie. Sugiro retornar até a floricultura com a planta e tentar uma troca. Quem administra e controla tudo por lá atualmente é um dos filhos do sr. Mario, não sei se o Claudio ou o Rubens. Procure por um deles e peça com calma a troca, tenho certeza que não se recusarão a isso.
Agora, se não tiver muda de acer kaede, entre em contato com o bonsaista/forista Paulo Ventura, no Vicente Pires, e compre algo de qualidade, por preço bem mais razoável que no Kireibara, e com garantia de ser a planta certa, e não um simulacro qualquer.
Entre em contato comigo, via MP, informando seu fone celular, que eu repasso ao Paulo e peço a ele que entre em contato com vc. Atualmente ele está ausente do forum.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Wanderson
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 1:38 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado Nicky, pelas orientações! Sou iniciante no bonsai e, com certeza, a experiência dos mais veteranos são sempre bem vindas!!!
Passei na floricultura pra pegar o nome da planta. A placa está idenficando a planta como Ácer Verde Saccharum. Então busquei na net algumas diferenças entre as espécies, tendo em vista que a planta que tenho se parece mais com uma liquidambar.
Acho que vou continuar o trabalho neste liquidambar, pois achei a planta bem bonita, e que existem belos exemplares de bonsai desta espécie. Assim aproveito também pra conhecer e adquirir alguns exemplares com o Paulo Ventura.
Obrigado pelo aprendizado!!! |
|
|
 |
|