FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com Ácer Trident
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Wanderson

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 7:10 pm    Assunto: Ajuda com Ácer Trident Responder com citação

Gostaria de receber opinões sobre as próximas intervenções a serem feitas neste ácer! Como o tronco principal estava seco, sem nenhuma brotação, cortei-o bem baixo pra ver se rebrotava, mas não deu certo, daí só teve brotação das podas laterais, deixando um espaço vazio no centro da planta. O que devo fazer?

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 8:07 pm    Assunto: Responder com citação

Wanderson, ótimo que teve brotações laterais. Vai dar pra fazer um hokidachi legal.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

Wanderson a sua planta me lembrou uma do Walter Pall, que pode servir de inspiração.
Wanderson

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 9:16 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bonito este exemplar, Marco! Ótimo exemplo como inspiração! Já tinha mesmo pensado em aumentar a fenda e seguir com a copa pela lateral, mas num tinha nenhum exemplo. Excelente, acho que vou por este caminho, porém num devo mexer na fenda ainda não! Obrigado!
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 10:13 pm    Assunto: Responder com citação

Marco, quando vi a planta pensei direto neste bonsai postado. Vai ficar show Wanderson.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 11:14 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Outra ótima opção é enxertar um tronco adjacente, fixando-o ao principal. Com o tempo, ele assumirá a posição, fundindo-se ao atual, engrossando o tachiagari e fornecendo galhos laterais o suficiente para formar uma estrutura hokidachi mais interessante. Very Happy

Além disso, o tronco adicional poderia melhorar o nebari, fornecendo material para as raízes frontais, inexistentes. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rakki
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 11:21 am    Assunto: Responder com citação

Wanderson

Só uma duvida. Quando vc espreme as folhas solta um cheiro "parecido com desinfetante?

É mais que uma terapia. É uma relação de amizade.” (Tomio Yamada)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Wanderson

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 11:53 am    Assunto: Responder com citação

Sim, Rakki! Tem um aroma muito bom! Parece mesmo desinfetante, porém suave!!!
Rakki
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

Será que não é liquidambar? Liquidambar tem cheiro de desinfetante e o acer tridente não. Achei as folhas parecida com as do meu liquidambar.

É mais que uma terapia. É uma relação de amizade.” (Tomio Yamada)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 8:03 am    Assunto: Responder com citação

olá wanderson... só uma perguntinha... vc deixa seu acer diretamente no sol? como faz? estou te perguntando pq a minha está queimando as folhas....
abração
Wanderson

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 12:38 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Mcdonald, eu tô deixando-o no sol só pela manhã! Ele tá pegando sol direto até às 11h, mais ou menos, daí já fica na sombra o restante do dia. Quando tava no sol direto, as folhas estavam ficando queimadas, pois o sol aqui no DF num é nada fraco. Quando coloquei na sombra, as folhas pararam de queimar!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 6:18 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Wanderson, para dirimir a dúvida levantada pelo nobre colega Rakki, diga-me uma coisa: onde foi que vc comprou ou adquiriu essa planta aqui no DF? Shocked

A maioria das floriculturas não trabalha com acer tridente. E mesmo as que comercializam, costumam "empurrar" "gato por lebre" nos clientes, vendendo o que não é, como se fosse. Sad

Olhando com maior atenção, quero crer que a planta seja realmente um liquidambar. O acer tridente aceita cultivo a pleno sol, demorando um pouco para "queimar" as folhas. Tenho vários em meu viveiro, em tamanhos variados, que cultivo a pleno sol, então falo por experiencia própria. Rolling Eyes

Wanderson

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 7:51 pm    Assunto: Responder com citação

Comprei na Kireibara, na via estádio!!! Vou até passar lá pra pegar o nome científico da planta. Comprei como Ácer tridente verde, passei lá um dia desses e vi o nome científico na placa, mas não anotei. Vou passar lá pra anotar e vou também pesquisar na net.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 12:05 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Conheço a Kireibara. Antigamente, quando o proprietário fundador, sr. Mario, estava à frente dela, não ocorria esse tipo de transtorno. No viveiro, costumam separar bem as espécies, mas é possível que, atualmente, não haja ninguem com conhecimento o bastante para fazer isso. Twisted Evil

Isso significa que os aceres estão juntos com os liquidambares, confundindo facilmente qualquer um que não esteja atento a isso ou que desconheça uma ou outra espécie. Sugiro retornar até a floricultura com a planta e tentar uma troca. Quem administra e controla tudo por lá atualmente é um dos filhos do sr. Mario, não sei se o Claudio ou o Rubens. Procure por um deles e peça com calma a troca, tenho certeza que não se recusarão a isso. Very Happy

Agora, se não tiver muda de acer kaede, entre em contato com o bonsaista/forista Paulo Ventura, no Vicente Pires, e compre algo de qualidade, por preço bem mais razoável que no Kireibara, e com garantia de ser a planta certa, e não um simulacro qualquer. Very Happy

Entre em contato comigo, via MP, informando seu fone celular, que eu repasso ao Paulo e peço a ele que entre em contato com vc. Atualmente ele está ausente do forum. Rolling Eyes

Wanderson

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 1:38 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado Nicky, pelas orientações! Sou iniciante no bonsai e, com certeza, a experiência dos mais veteranos são sempre bem vindas!!!

Passei na floricultura pra pegar o nome da planta. A placa está idenficando a planta como Ácer Verde Saccharum. Então busquei na net algumas diferenças entre as espécies, tendo em vista que a planta que tenho se parece mais com uma liquidambar.

Acho que vou continuar o trabalho neste liquidambar, pois achei a planta bem bonita, e que existem belos exemplares de bonsai desta espécie. Assim aproveito também pra conhecer e adquirir alguns exemplares com o Paulo Ventura.
Obrigado pelo aprendizado!!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: