FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Caliandras de semente
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 10:28 pm    Assunto: Caliandras de semente Responder com citação

Amigos, mais uma das minhas caliandras. Já deu pra perceber que gosto da espécie, né?!?!?!
Venho compartilhar com vocês o desenvolvimento de 2 caliandras cultivadas de sementes de outra caliandra minha.Foram semeadas em 2008 por minha filha e tenho um carinho todo especial por elas.
Infelizmente não tenho as fotos da semeadura, mas seguem os registros que tenho.

Caliandra sem_1
Junho de 2009

Dezembro de 2010:

Caliandra sem_2
Junho de 2009

Dezembro de 2010:

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
carlos ita

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 10:51 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo tenho acompanhado suas plantas e suas caliandras são muito bem estilizadas parabens tambem gosto muito delas alias umas das poucas especies disponiveis na minha região.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 10:57 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo, algumas perguntas:

1ª: Qual substrato usou para elas?
2ª: Você deixou elas crescerem totalmente livres esses dois anos? Sem nenhuma interferência?
3ª: Qual cor ela é?

Ah, e também, parabéns por elas, estão lidas de mais ;D

Abraços!!!
Drop13
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 11:21 pm    Assunto: Responder com citação

Belo desenvolvimento!!!

E fica a dúvida, QUAL SUBSTRATO ?!? hehehe

Abraços e PARABÈNS
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 11:55 pm    Assunto: Responder com citação

ótimo desenvolvimento em dois anos apenas. isso me deixa animado por que acabei de plantar umas sementes de caliandra, e acabaram de germinar, estão com poucos pares de folhas.
abraço.
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 11:18 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Carlos.

Drop13 e Pedro:
Substrato - 50% de caco de tijolo + 30 de pedrisco + 20% de terra preta granulada

João - faço seleção dos galhos sistematicamente e podas para desenvolvimento dos galhos principais e para proporcionar a ramificação através da técnica cresce/corta/cresce/corta.
É da comum, de flor rosa.

Paulo, quando com uns 10 cm de altura, passe para uma pote/vaso bem maior individualizando as mudas. Terá uma grata surpresa no futuro.

Ricardo Paiva

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 9:11 am    Assunto: Responder com citação

Ricardo,
ótimas plantas. Eu apenas faria uma sugestão; se ainda for possível levantar o galho da esquerda na primeira caliandra.

Abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 10:30 am    Assunto: Responder com citação

Parabéns Ricardo. Me impressiona sua visão de fazer parecer simples a formação de uma copa bem triangulada e harmônica.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 11:02 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Lembrando uma técnica que explicitei anteriormente aqui no forum, ao pessoal que for iniciar cultivo via sementes:

Após semear em um vaso plastico médio, de bordas altas, cubra a boca do vaso com uma tela metálica, presa nas laterais da borda do vaso. A tela deverá ter os menores furos possível, como um pedaço de sombrite (só que sombrite não serve).

Após a germinação das sementes é o melhor momento para cobrir com a tela metálica, que ficará nessa posição durante o primeiro ano das novas mudas. Estas, ao crescerem, buscam a luz e calor solar, chocando-se então contra a tela metálica. Com isso, são obrigadas a se curvarem, reiniciando o ciclo em busca de luz e calor solar então. Novamente irão se chocar contra a tela. Em consequencia dessa ação, os caules das novas mudas adquirem movimentos sinuosos naturalmente, sem ser preciso o uso de arames com essa finalidade, no futuro.

Ganha-se duas vezes: com a economia de arame e trabalho para moldar o tronco em formato sinuoso, e com a aquisição por parte da planta de um movimento bem natural, mais até do que se conseguiria com o arame. Very Happy

A técnica é usada há anos pelos japoneses, na formação de um sem numero de espécies, dentre as quais destacam-se os aceres e pinheiros. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Drop13
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 11:16 am    Assunto: Responder com citação

Nikcyfury, certa vez vc me disse dessa tecnica por pm mas fiquei com uma dúvida... qual deverá ser a altura da borda do vaso para manter a mudinha lá por 1 ano???

Grande abraço !!!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 12:02 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Drop, um vaso de uns 40cm de altura, com substrato até a metade+uns 4 dedos, é o bastante. Veja um exemplar:

[img]http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:caDzhgfnVqnSaM:http://www.westgarden.com.br/imagens/produtos/1448.png&t=1[/img]

Outro bom, tambem, que gosto de usar, pois é bem resistente:

Faça furos no fundo, adicionais, e na lateral, até uns 3 dedos de altura, desde a base.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 10:05 pm    Assunto: Responder com citação

Edson, não será necessário. A planta será mais inclinada para a direita. A foto não foi bem clicada por mim, hehehe. MAs muito bem observado sobre o posicionamento dos galhos. Obrigado.

Nikkei, é fazendo e errando, fazendo e acertando. Não existe outra maneira.

Nickyfury, excelente dica. Obrigado.

Ricardo Paiva

Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

Nickyfury, interessante essa técnica, só não entendi a parte q vc diz as mudinhas vão se chocar novamente com a tela, tem como vc me mandar o link de sua explicação aqui no fórum? visto que procurei e não encontrei. Obrigado
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: