Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Dez 23, 2010 10:28 pm Assunto: Caliandras de semente |
|
|
Amigos, mais uma das minhas caliandras. Já deu pra perceber que gosto da espécie, né?!?!?!
Venho compartilhar com vocês o desenvolvimento de 2 caliandras cultivadas de sementes de outra caliandra minha.Foram semeadas em 2008 por minha filha e tenho um carinho todo especial por elas.
Infelizmente não tenho as fotos da semeadura, mas seguem os registros que tenho.
Caliandra sem_1
Junho de 2009
Dezembro de 2010:
Caliandra sem_2
Junho de 2009
Dezembro de 2010:
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
carlos ita

Registrado: 04/06/09 Idade: 49 Mensagens: 87 Localização: Itajubá-MG
|
Enviada: Qui Dez 23, 2010 10:51 pm Assunto: |
|
|
Ricardo tenho acompanhado suas plantas e suas caliandras são muito bem estilizadas parabens tambem gosto muito delas alias umas das poucas especies disponiveis na minha região. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qui Dez 23, 2010 10:57 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, algumas perguntas:
1ª: Qual substrato usou para elas?
2ª: Você deixou elas crescerem totalmente livres esses dois anos? Sem nenhuma interferência?
3ª: Qual cor ela é?
Ah, e também, parabéns por elas, estão lidas de mais ;D
Abraços!!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 23, 2010 11:21 pm Assunto: |
|
|
Belo desenvolvimento!!!
E fica a dúvida, QUAL SUBSTRATO ?!? hehehe
Abraços e PARABÈNS |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 23, 2010 11:55 pm Assunto: |
|
|
ótimo desenvolvimento em dois anos apenas. isso me deixa animado por que acabei de plantar umas sementes de caliandra, e acabaram de germinar, estão com poucos pares de folhas.
abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Dez 25, 2010 11:18 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Carlos.
Drop13 e Pedro:
Substrato - 50% de caco de tijolo + 30 de pedrisco + 20% de terra preta granulada
João - faço seleção dos galhos sistematicamente e podas para desenvolvimento dos galhos principais e para proporcionar a ramificação através da técnica cresce/corta/cresce/corta.
É da comum, de flor rosa.
Paulo, quando com uns 10 cm de altura, passe para uma pote/vaso bem maior individualizando as mudas. Terá uma grata surpresa no futuro. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Dez 26, 2010 9:11 am Assunto: |
|
|
Ricardo,
ótimas plantas. Eu apenas faria uma sugestão; se ainda for possível levantar o galho da esquerda na primeira caliandra.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Dom Dez 26, 2010 10:30 am Assunto: |
|
|
Parabéns Ricardo. Me impressiona sua visão de fazer parecer simples a formação de uma copa bem triangulada e harmônica. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Dez 26, 2010 11:02 am Assunto: bonsai |
|
|
Lembrando uma técnica que explicitei anteriormente aqui no forum, ao pessoal que for iniciar cultivo via sementes:
Após semear em um vaso plastico médio, de bordas altas, cubra a boca do vaso com uma tela metálica, presa nas laterais da borda do vaso. A tela deverá ter os menores furos possível, como um pedaço de sombrite (só que sombrite não serve).
Após a germinação das sementes é o melhor momento para cobrir com a tela metálica, que ficará nessa posição durante o primeiro ano das novas mudas. Estas, ao crescerem, buscam a luz e calor solar, chocando-se então contra a tela metálica. Com isso, são obrigadas a se curvarem, reiniciando o ciclo em busca de luz e calor solar então. Novamente irão se chocar contra a tela. Em consequencia dessa ação, os caules das novas mudas adquirem movimentos sinuosos naturalmente, sem ser preciso o uso de arames com essa finalidade, no futuro.
Ganha-se duas vezes: com a economia de arame e trabalho para moldar o tronco em formato sinuoso, e com a aquisição por parte da planta de um movimento bem natural, mais até do que se conseguiria com o arame.
A técnica é usada há anos pelos japoneses, na formação de um sem numero de espécies, dentre as quais destacam-se os aceres e pinheiros.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 26, 2010 11:16 am Assunto: |
|
|
Nikcyfury, certa vez vc me disse dessa tecnica por pm mas fiquei com uma dúvida... qual deverá ser a altura da borda do vaso para manter a mudinha lá por 1 ano???
Grande abraço !!! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Dez 26, 2010 12:02 pm Assunto: bonsai |
|
|
Drop, um vaso de uns 40cm de altura, com substrato até a metade+uns 4 dedos, é o bastante. Veja um exemplar:
[img]http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:caDzhgfnVqnSaM:http://www.westgarden.com.br/imagens/produtos/1448.png&t=1[/img]
Outro bom, tambem, que gosto de usar, pois é bem resistente:
Faça furos no fundo, adicionais, e na lateral, até uns 3 dedos de altura, desde a base. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Dez 26, 2010 10:05 pm Assunto: |
|
|
Edson, não será necessário. A planta será mais inclinada para a direita. A foto não foi bem clicada por mim, hehehe. MAs muito bem observado sobre o posicionamento dos galhos. Obrigado.
Nikkei, é fazendo e errando, fazendo e acertando. Não existe outra maneira.
Nickyfury, excelente dica. Obrigado. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
Vinícius Fernandes 1.o PASSO

Registrado: 26/10/10 Idade: 42 Mensagens: 142 Localização: Teixeiras-MG
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 7:50 pm Assunto: |
|
|
Nickyfury, interessante essa técnica, só não entendi a parte q vc diz as mudinhas vão se chocar novamente com a tela, tem como vc me mandar o link de sua explicação aqui no fórum? visto que procurei e não encontrei. Obrigado |
|
|
 |
|