FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cerejeira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Jonathan Richetti
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 3:17 pm    Assunto: Cerejeira Responder com citação

Olá, tenho um pé de cerejeira em casa e está muito perto do muro e preciso tirá-la antes que ela tire o muro ehehe...
ela tem a grossura de um pulso, tem como fazer um yamadori?
qual a época ideal? Tem que ter o cuidado de retirar terra junto com as raízes? Preciso desfolha-la completamente?

Muito obrigado, abraços.

Editado pela última vez por Jonathan Richetti em Seg Dez 27, 2010 3:21 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
neiluis
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 3:21 pm    Assunto: Responder com citação

tire fotos edela jonathan acho que vai ser melhor...

www.espacobonsai.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Jonathan Richetti
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 3:47 pm    Assunto: Responder com citação

Segue as imagens então ^^

Meu pai já desceu o machado nela uma vez e ficou por isso mesmo agora que ele viu que eu estou começando com o bonsai falou que é pra eu tirar pois ele diz que um bonsai de cerejeira vai ficar bem bonito ^^
Não está TÃO perto do muro mas sabe-se que cerejeiras são árvore bastante grandes e certamente em alguns anos ela chegará até o muro

então que faço?? Very Happy
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 4:31 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Jonathan,

Se não tiver muita pressa, mas realmente seja necessário retirá-la o mais breve possível, eu aconselharia vc a fazer primeiro uma sangria na planta. Consiste em cortar o solo em volta dela p/ com isso cortar parte das raízes. calcule o tamanho do vaso onde vai acomodá-la após retirá-la do solo e faça o corte ao redor no mesmo diâmetro do vaso, faça o corte na forma de uma pirâmide invertida, com isso irá cortar as raízes mais grossas tb e quem sabe até a pivotante. Amarre a planta em alguma coisa resistente, p/ no caso de alguma chuva ou ventos fortes, ñ a arranque do lugar. Aguarde de 1 a 2 meses p/ só depois retirar a planta e limpar o torrão p/ trocar o substrato. Faça a redução do tronco e a transplante. Durante o processo procure deixar o máximo de raízes finas possível e mantenha-as úmidas até o transplante total, p/ demorar menos tempo já deixe o vaso e substrato a utilizar prontos. Use cm substrato apenas aréia grossa peneirada. ^n esqueça de passar pasta selante nas raízes grossas (acima da espessura de um lápis) e no local onde cortou o tronco.

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Jonathan Richetti
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 4:44 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado Donegá!
só mais uma perguntinha..
Mas preciso desfolha-la e cortar os galhos maiores??
eu tenho medo de perder a planta ehheheh
neiluis
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 5:11 pm    Assunto: Responder com citação

acho que primeiramenre vc poderia fazer uma poda drastica nele baixar bem a altura depois que ela se recuperar da poda e ja estiver com alguns brotos faça uma sangria em volta dela e depois sim retire ela
pois ja que vc tem ela na sua casa pode trabalhar ela com bastante tempo e cuidado
vc pode ate fazer um alporque ...
me corrijam os mais experiente se eu estiver erado
e so uma sujestao...

www.espacobonsai.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 5:11 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Antes de fazer a sangria sugerida, aconselho proceder a um corte no tronco, visando reduzir a altura da planta. OU, se preferir e quiser duas ao invés de uma, faça então uma alporquia. A area ideal para isso é um dedo acima do galhinho em que vc apoiou o papelzinho, na ultima foto. Very Happy

Esse galhinho vc o preserva, pois poderá servir como novo ápice condutor para a planta. A vantagem do alporque é que, além de ficar com duas plantas, poderá formar um bom nebari radial para a muda obtida do alporque. Wink

Na sequencia, aproveite as telhas atrás da planta. Quebre todas, fragmentando bem, para obter um bom material ceramico, que mais tarde poderá usar para compor o substrato em que essa planta irá crescer e se desenvolver. Very Happy

Em relação à sua pergunta: não corte os galhos maiores, nem faça desfolha alguma. Faça a alporquia agora, e quando observar que começa a emitir raizes no alporque, inicie a sangria. Lembre-se de, no buraco em que for retirar terra em volta das raizes, após cortar as mais grossas e algumas finas, coloque areia grossa de rio, sem peneirar. Ela auxilia na recuperação da planta, favorecendo a emissão de novas raízes capilares, pois permite uma manutenção na umidade necessária. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Jonathan Richetti
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 9:01 am    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado a todos =D
HAHA as telhas são pra isso mesmo que estão ali guardadas, já são muito velhas para serem usadas em construções, mas excelentes para substrato.
Muito obrigado a todos, acho que farei uma alporquia e mais tarde tirarei a planta e terei duas ! Very Happy
Assim que o fizer postarei fotos pra vocês verem se está tudo certo hehehe

Muito obrigado
Abraços
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 7:13 pm    Assunto: Responder com citação

Jonathan,

Peço desculpas, pois ñ havia pensado na alporquia, realmente a orientação do nicky é a mais completa, siga-a e terá um bom resultado.

Natura Bonsai Brasil

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Jonathan Richetti
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2011 11:16 am    Assunto: Responder com citação

ok Donegá =D

muito obrigado, já fiz a alporquia agora só esperar...eu acho
as folhas superiores do local onde retirei a casca para fazer a alporquia não murcharam é bom sinal ou significa que fiz errado?
tento manter úmido =D
hehehe
muito obrigado
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2011 8:15 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Jonathan,

Qto as folhas ñ murcharem é normal, pois a planta leva a água e nutrientes por vários caminhos, qdo faço meus alporques as plantas tb ñ dão nenhum sinal de sofrimento.

Qto a manter a umidade é sim necessário, veja bem, umidade e ñ encharcar.

Qual material vc usou p/ o alporque? O melhor material p/ isso pelas minhas experiência é o musgo, pois ele mantém uma boa umidade sem necessidade de regas diárias e não comprime demais facilitando o desenvolvimento das raizes. Para fazer o alporque existem diversas maneiras, a que mais me agrada é colocando um saco plástico transparente em volta do anel que vc descascou e colocar o musgo dentro dele envolvendo o anel. O musgo pode ser deixado de molho em liquído enraizador. Depois enrole em volta aqueles plásticos filme de forma firme p/ deixar o plástico com o musgo bem preso e por último enrole um plástico preto, pois as raízes finas são fotosensíveis. De vez em qdo abra o plástico preto e veja se a presença de raízes. Caso já estejam bem visíveis é hora de tirar o alporque e fazer o corte da nova planta.

Natura Bonsai Brasil

SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2011 9:57 pm    Assunto: Responder com citação

Um detalhe que pode ter passada desapercebido; esta planta é uma Cerejeira do Rio Grande e como as mirtáceas em geral é muito difícil responder a alporquia...poderá demorar 1-2 anos até enraizar e possivelmente nem venha aenraizar... Bom, se demorar a enraizar e o amigo já estiver enjoado de esperar é só cortar abaixo do alporque e ignorar a parte de cima...

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: