Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Jonathan Richetti 1.o PASSO

Registrado: 19/12/10 Idade: 35 Mensagens: 125 Localização: Cascavel-PR
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 3:17 pm Assunto: Cerejeira |
|
|
Olá, tenho um pé de cerejeira em casa e está muito perto do muro e preciso tirá-la antes que ela tire o muro ehehe...
ela tem a grossura de um pulso, tem como fazer um yamadori?
qual a época ideal? Tem que ter o cuidado de retirar terra junto com as raízes? Preciso desfolha-la completamente?
Muito obrigado, abraços.
Editado pela última vez por Jonathan Richetti em Seg Dez 27, 2010 3:21 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
|
|
 |

|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 3:47 pm Assunto: |
|
|
Segue as imagens então ^^
Meu pai já desceu o machado nela uma vez e ficou por isso mesmo agora que ele viu que eu estou começando com o bonsai falou que é pra eu tirar pois ele diz que um bonsai de cerejeira vai ficar bem bonito ^^
Não está TÃO perto do muro mas sabe-se que cerejeiras são árvore bastante grandes e certamente em alguns anos ela chegará até o muro
então que faço??  |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 4:31 pm Assunto: |
|
|
Olá Jonathan,
Se não tiver muita pressa, mas realmente seja necessário retirá-la o mais breve possível, eu aconselharia vc a fazer primeiro uma sangria na planta. Consiste em cortar o solo em volta dela p/ com isso cortar parte das raízes. calcule o tamanho do vaso onde vai acomodá-la após retirá-la do solo e faça o corte ao redor no mesmo diâmetro do vaso, faça o corte na forma de uma pirâmide invertida, com isso irá cortar as raízes mais grossas tb e quem sabe até a pivotante. Amarre a planta em alguma coisa resistente, p/ no caso de alguma chuva ou ventos fortes, ñ a arranque do lugar. Aguarde de 1 a 2 meses p/ só depois retirar a planta e limpar o torrão p/ trocar o substrato. Faça a redução do tronco e a transplante. Durante o processo procure deixar o máximo de raízes finas possível e mantenha-as úmidas até o transplante total, p/ demorar menos tempo já deixe o vaso e substrato a utilizar prontos. Use cm substrato apenas aréia grossa peneirada. ^n esqueça de passar pasta selante nas raízes grossas (acima da espessura de um lápis) e no local onde cortou o tronco. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 4:44 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado Donegá!
só mais uma perguntinha..
Mas preciso desfolha-la e cortar os galhos maiores??
eu tenho medo de perder a planta ehheheh |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 5:11 pm Assunto: |
|
|
acho que primeiramenre vc poderia fazer uma poda drastica nele baixar bem a altura depois que ela se recuperar da poda e ja estiver com alguns brotos faça uma sangria em volta dela e depois sim retire ela
pois ja que vc tem ela na sua casa pode trabalhar ela com bastante tempo e cuidado
vc pode ate fazer um alporque ...
me corrijam os mais experiente se eu estiver erado
e so uma sujestao... _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 5:11 pm Assunto: bonsai |
|
|
Antes de fazer a sangria sugerida, aconselho proceder a um corte no tronco, visando reduzir a altura da planta. OU, se preferir e quiser duas ao invés de uma, faça então uma alporquia. A area ideal para isso é um dedo acima do galhinho em que vc apoiou o papelzinho, na ultima foto.
Esse galhinho vc o preserva, pois poderá servir como novo ápice condutor para a planta. A vantagem do alporque é que, além de ficar com duas plantas, poderá formar um bom nebari radial para a muda obtida do alporque.
Na sequencia, aproveite as telhas atrás da planta. Quebre todas, fragmentando bem, para obter um bom material ceramico, que mais tarde poderá usar para compor o substrato em que essa planta irá crescer e se desenvolver.
Em relação à sua pergunta: não corte os galhos maiores, nem faça desfolha alguma. Faça a alporquia agora, e quando observar que começa a emitir raizes no alporque, inicie a sangria. Lembre-se de, no buraco em que for retirar terra em volta das raizes, após cortar as mais grossas e algumas finas, coloque areia grossa de rio, sem peneirar. Ela auxilia na recuperação da planta, favorecendo a emissão de novas raízes capilares, pois permite uma manutenção na umidade necessária.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 9:01 am Assunto: |
|
|
Muito obrigado a todos =D
HAHA as telhas são pra isso mesmo que estão ali guardadas, já são muito velhas para serem usadas em construções, mas excelentes para substrato.
Muito obrigado a todos, acho que farei uma alporquia e mais tarde tirarei a planta e terei duas !
Assim que o fizer postarei fotos pra vocês verem se está tudo certo hehehe
Muito obrigado
Abraços |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 7:13 pm Assunto: |
|
|
Jonathan,
Peço desculpas, pois ñ havia pensado na alporquia, realmente a orientação do nicky é a mais completa, siga-a e terá um bom resultado. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 11:16 am Assunto: |
|
|
ok Donegá =D
muito obrigado, já fiz a alporquia agora só esperar...eu acho
as folhas superiores do local onde retirei a casca para fazer a alporquia não murcharam é bom sinal ou significa que fiz errado?
tento manter úmido =D
hehehe
muito obrigado |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 10, 2011 8:15 pm Assunto: |
|
|
Olá Jonathan,
Qto as folhas ñ murcharem é normal, pois a planta leva a água e nutrientes por vários caminhos, qdo faço meus alporques as plantas tb ñ dão nenhum sinal de sofrimento.
Qto a manter a umidade é sim necessário, veja bem, umidade e ñ encharcar.
Qual material vc usou p/ o alporque? O melhor material p/ isso pelas minhas experiência é o musgo, pois ele mantém uma boa umidade sem necessidade de regas diárias e não comprime demais facilitando o desenvolvimento das raizes. Para fazer o alporque existem diversas maneiras, a que mais me agrada é colocando um saco plástico transparente em volta do anel que vc descascou e colocar o musgo dentro dele envolvendo o anel. O musgo pode ser deixado de molho em liquído enraizador. Depois enrole em volta aqueles plásticos filme de forma firme p/ deixar o plástico com o musgo bem preso e por último enrole um plástico preto, pois as raízes finas são fotosensíveis. De vez em qdo abra o plástico preto e veja se a presença de raízes. Caso já estejam bem visíveis é hora de tirar o alporque e fazer o corte da nova planta. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jan 10, 2011 9:57 pm Assunto: |
|
|
Um detalhe que pode ter passada desapercebido; esta planta é uma Cerejeira do Rio Grande e como as mirtáceas em geral é muito difícil responder a alporquia...poderá demorar 1-2 anos até enraizar e possivelmente nem venha aenraizar... Bom, se demorar a enraizar e o amigo já estiver enjoado de esperar é só cortar abaixo do alporque e ignorar a parte de cima...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|