|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
FW Maciel 1.o PASSO

Registrado: 03/01/11 Idade: 36 Mensagens: 189 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qua Fev 23, 2011 9:04 pm Assunto: cítricos |
|
|
pessoal, alguém aqui mexe com cítricos?
não me importo dos exemplares ficarem um pouco grandes mas...eles aguentam poda drástica? se sim, qual a melhor época? fim do inverno? _________________ Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.
Provérbio Árabe |
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 23, 2011 9:05 pm Assunto: |
|
|
ah, e no caso de mudas enxertadas, podando longe do cavalo não há perigo né? _________________ Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.
Provérbio Árabe |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 24, 2011 11:29 pm Assunto: |
|
|
obrigado Mc, vou dar uma olhada sim! _________________ Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.
Provérbio Árabe |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Fev 25, 2011 10:52 pm Assunto: |
|
|
E possivel trabalhar citricus sim. Veja uma laranjeira da marli aqui no forum. Tenho um limoeiro q ja deu fruto, mas ainda longe de ser um bonsai. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Fev 26, 2011 6:44 pm Assunto: |
|
|
Maciel, de modo geral os citurs aceitam bem a poda drástica, o replantio com raiz nua e a poda de raizes grossas. Porém para nós sulistas este procedimento deve ser feito durante o inverno, antes do início da primavera, especialmente o replantio e poda de raizes, deve ser feito antes de rebrote da primavera, que dependendo da micro-região ocorre antes da primavera do calendário. Então eu sempre considero o mês de julho, para o sul, como o melhor momento, porque dependendo da micro-região e do andamento do clima de cada ano, pode ocorrer da planta começar a brotar já em agosto...
Mesmo as enxertadas podem ser podadas bem próximo do cavalo, sempre observando de deixar algumas gemas para o rebrote.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 26, 2011 9:17 pm Assunto: |
|
|
nikkei e elio
obrigado pelos complementos
a minha muda de kinkan é enxertada e estava preocupado por isso
mas agora estou mais tranquilo
apesar de cuidar de varias especies so verdes, eu gosto mesmo é das que dão flores/frutos _________________ Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.
Provérbio Árabe |
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 27, 2011 10:12 pm Assunto: |
|
|
aproveitando o tópico, e a tal "lenda" de que a murta pode passar uma "doença" para os cítricos, procede??? _________________ Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.
Provérbio Árabe |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Mar 02, 2011 3:35 pm Assunto: |
|
|
FW, concordo com o que o meu Xará disse. O transplante tem que ser feito no inverno. Isso vale para todos os cítricos. Junho/Julho são os meses ideais.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Mar 03, 2011 11:50 am Assunto: bonsai |
|
|
FW Maciel, apenas para ilustrar, eis um citrico que venho cultivando há algum tempo e que aproveitei no ultimo inverno para desfolhar, aramar e envasar. Trata-se de uma mexiriqueira, coletada há alguns anos num horto:
Após desfolhar, ela ficou com a aparencia abaixo:
O tronco apresenta uma extensa area morta, que terei que cuidar, formando um shari, preservando bem para evitar que o apodrecimento danifique todo o tronco:
Após aramar, veja a estrutura aerea por cima:
Atualmente a planta está indo bem. Apenas um galho secundário secou, mas isso em nada prejudica a estrutura aerea, que está bem fornida, com uma folhagem vistosa e bem densa. Não tenho ainda imagens dela atualmente, mas irei providenciar. Ainda não frutificou, mas tenho esperança de que em breve poderei apresentá-la com frutos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 03, 2011 2:09 pm Assunto: |
|
|
Nicky, esta mexiriqueira está ótima
como sempre, está de parabéns!
e com as desfolhas, da pra deixar as folhas menores também? _________________ Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.
Provérbio Árabe |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Mar 03, 2011 3:00 pm Assunto: bonsai |
|
|
FW Maciel, obrgiado pela gentileza. É sempre oportuno estarmos apresentando trabalhos que possam, de alguma maneira, estimular os demais a tentarem o cultivo por sua vez. Além dessa planta, cultivo ainda laranja lima, limão trifoliato, kinkan e kinzu. Os cítricos respondem bem ao cultivo, proporcionando um bom material com que formar lindos bonsai. A vantagem, naturalmente, vem com a frutificação.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|