| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
FW Maciel 1.o PASSO

Registrado: 03/01/11 Idade: 37 Mensagens: 189 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qua Fev 23, 2011 9:04 pm Assunto: cítricos |
|
|
pessoal, alguém aqui mexe com cítricos?
não me importo dos exemplares ficarem um pouco grandes mas...eles aguentam poda drástica? se sim, qual a melhor época? fim do inverno? _________________ Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.
Provérbio Árabe |
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 23, 2011 9:05 pm Assunto: |
|
|
ah, e no caso de mudas enxertadas, podando longe do cavalo não há perigo né? _________________ Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.
Provérbio Árabe |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 24, 2011 11:29 pm Assunto: |
|
|
obrigado Mc, vou dar uma olhada sim! _________________ Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.
Provérbio Árabe |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Fev 25, 2011 10:52 pm Assunto: |
|
|
E possivel trabalhar citricus sim. Veja uma laranjeira da marli aqui no forum. Tenho um limoeiro q ja deu fruto, mas ainda longe de ser um bonsai. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Fev 26, 2011 6:44 pm Assunto: |
|
|
Maciel, de modo geral os citurs aceitam bem a poda drástica, o replantio com raiz nua e a poda de raizes grossas. Porém para nós sulistas este procedimento deve ser feito durante o inverno, antes do início da primavera, especialmente o replantio e poda de raizes, deve ser feito antes de rebrote da primavera, que dependendo da micro-região ocorre antes da primavera do calendário. Então eu sempre considero o mês de julho, para o sul, como o melhor momento, porque dependendo da micro-região e do andamento do clima de cada ano, pode ocorrer da planta começar a brotar já em agosto...
Mesmo as enxertadas podem ser podadas bem próximo do cavalo, sempre observando de deixar algumas gemas para o rebrote.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 26, 2011 9:17 pm Assunto: |
|
|
nikkei e elio
obrigado pelos complementos
a minha muda de kinkan é enxertada e estava preocupado por isso
mas agora estou mais tranquilo
apesar de cuidar de varias especies so verdes, eu gosto mesmo é das que dão flores/frutos _________________ Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.
Provérbio Árabe |
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 27, 2011 10:12 pm Assunto: |
|
|
aproveitando o tópico, e a tal "lenda" de que a murta pode passar uma "doença" para os cítricos, procede??? _________________ Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.
Provérbio Árabe |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Mar 02, 2011 3:35 pm Assunto: |
|
|
FW, concordo com o que o meu Xará disse. O transplante tem que ser feito no inverno. Isso vale para todos os cítricos. Junho/Julho são os meses ideais.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Mar 03, 2011 11:50 am Assunto: bonsai |
|
|
FW Maciel, apenas para ilustrar, eis um citrico que venho cultivando há algum tempo e que aproveitei no ultimo inverno para desfolhar, aramar e envasar. Trata-se de uma mexiriqueira, coletada há alguns anos num horto:
Após desfolhar, ela ficou com a aparencia abaixo:
O tronco apresenta uma extensa area morta, que terei que cuidar, formando um shari, preservando bem para evitar que o apodrecimento danifique todo o tronco:
Após aramar, veja a estrutura aerea por cima:
Atualmente a planta está indo bem. Apenas um galho secundário secou, mas isso em nada prejudica a estrutura aerea, que está bem fornida, com uma folhagem vistosa e bem densa. Não tenho ainda imagens dela atualmente, mas irei providenciar. Ainda não frutificou, mas tenho esperança de que em breve poderei apresentá-la com frutos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 03, 2011 2:09 pm Assunto: |
|
|
Nicky, esta mexiriqueira está ótima
como sempre, está de parabéns!
e com as desfolhas, da pra deixar as folhas menores também? _________________ Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.
Provérbio Árabe |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Mar 03, 2011 3:00 pm Assunto: bonsai |
|
|
FW Maciel, obrgiado pela gentileza. É sempre oportuno estarmos apresentando trabalhos que possam, de alguma maneira, estimular os demais a tentarem o cultivo por sua vez. Além dessa planta, cultivo ainda laranja lima, limão trifoliato, kinkan e kinzu. Os cítricos respondem bem ao cultivo, proporcionando um bom material com que formar lindos bonsai. A vantagem, naturalmente, vem com a frutificação.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|