Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
pmaia 2.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Mensagens: 235 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Sáb Abr 23, 2011 10:47 pm Assunto: Shimpaku |
|
|
Pessoal,
ganhei esta planta, e na etiqueta dizia ser uma tuia holandesa de 15 anos. Não sei se é de fato, mas gostaria da confirmação e ajuda na condução. Desde já agradeço a colaboração dos amigos.

Editado pela última vez por pmaia em Sex Abr 29, 2011 11:03 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Abr 26, 2011 9:00 pm Assunto: bonsai |
|
|
As imagens que mostram a parte verde da planta estão meio desfocadas, mas a sua "tuia holandesa" está mais parecendo o velho junipero shimpaku. Aguardemos outras opiniões a respeito, para esclarecer. Enquanto isso, que tal providenciar fotos melhores, mostrando em close o tipo de folhagem da planta? Assim fica mais fácil definir de que espécie se trata, realmente.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Abr 27, 2011 11:30 pm Assunto: |
|
|
É isso aí! Pelo imagens das folhas parece mesmo o shimpaku, só que pela textura da casca, não deve ser.
Aguardemos fotos melhores...................hehehehe!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Qui Abr 28, 2011 1:38 am Assunto: |
|
|
Pessoal na minha opinião é um shimpaku tambem, mas os shimpaku não teria a madeira avermelhada? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Abr 28, 2011 8:14 am Assunto: bonsai |
|
|
O junipero shimpaku até pode ter a madeira vermelha, mas há outras variedades de junipero, como: kaizuka, itoigawa, fenicia, comunis, procumbens, tosho, etc, que possuem essa tonalidade tambem. É preciso, para dirimir as dúvidas, que o colega se disponha a fotografar novamente, usando uma maquina com melhores recursos, para que possamos descobrir de qual se trata essa.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
marsurf

Registrado: 25/04/11 Idade: 36 Mensagens: 16 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qui Abr 28, 2011 8:52 am Assunto: Maquina |
|
|
Olá pmaia,
pelo que vejo das imagens só estão fora de foco, as vezes você consegui resolver isso com a mesma maquina que utilizou. Como não sei qual é o tipo da sua maquina, tente fazer o seguinte: Antes de tirar a foto, segure bem de leve o botão de captura da imagem ( se o quadrado central mudar de cor, ótimo, significa que ela pode melhorar o foco da imagem) e após essa mudança de cor ( do quadrado central), você aperta o restante para realizar a captura da imagem. É uma "técnica" simples mas que pode melhorar a qualidade da imagem e ai sim nós poderemos te ajudar ^^
Abraços!
Obs.: Se sua maquina for nova, as vezes elas tem um adesivo na lente e isso pode causar uma imagens parecidas com as suas.  |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 28, 2011 12:16 pm Assunto: |
|
|
Marsurf, não sei mais acho que a opção de um plastico na lente não faz muito sentido por que a foto do tronco ficou boa, acho que é falta de foco mesmo. |
|
|
 |
pmaia 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 28, 2011 1:37 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
obrigado pelo empenho de todos na tentativa de ajudar. Amanhã vou tirar novas fotos (com melhor qualidade) e postarei para os amigos.
Abraços. |
|
|
 |
pmaia 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 29, 2011 11:08 am Assunto: |
|
|
A pedidos, estou colocando novas fotos. Estou preocupado com o fato de algumas agulhas estão ficando marrons e caindo. O tom verde vivo da planta está agora desbotado. No local onde fica pega sol pleno de 09:00 às 13:00. Rego sempre que a terra fica seca (pelo menos uma vez ao dia).
 |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
|
Enviada: Sex Abr 29, 2011 11:15 am Assunto: |
|
|
é pelo que vejo realmente é um junipero shimpaku
e acredito que vc vai precisar mais doque das 900 as 1300 de sol, esta espécie necessita de muito sol pelo que eu sei , me corrijam os mais experientes caso eu esteja errado. _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 29, 2011 5:28 pm Assunto: |
|
|
Olha pmaia o pessoal mais capaz me corrijam, mas me parece que esta planta sua precisa de uma média de 8 horas diárias de sol.
Outra coisa, onde você mora é muito quente? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Abr 29, 2011 5:49 pm Assunto: |
|
|
Pmaia, é um shimpaku mesmo.
Escove bem todo esse musgo do tronco com uma escova de cerdas de nylon e água.
Pode ser que esteja com ácaros.
Coloque uma folha de papel em branco debaixo dos ramos e bata nos galhos suavemente. Depois examine o papel e veja se não aparecem diminutos pontos pretos e marrons, se mexendo.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
pmaia 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 29, 2011 10:27 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas considerações. Vamos lá:
Pedro e Fermga, moro no RJ, é bem quente, mesmo no outono. De qualquer forma, a partir de hoje já coloquei a planta em um local que pega sol de 10:00 às 17:00.
Elio, fiz a limpeza geral do musgo em toda a planta. Felizmente não apareceu nenhum ácaro.
Acho que com as opiniões dos amigos, e as providências tomadas, só basta esperarmos para ver os resultados. Qualquer mudança posto o resultado.
Obrigado pela assistência. O bom deste fórum é poder contar com a ajuda valiosa de todos. |
|
|
 |
|