|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
betokay

Registrado: 22/04/11 Idade: 46 Mensagens: 27 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Qui Jun 23, 2011 2:21 pm Assunto: alporque |
|
|
Dae galera, blz?! Em frente a minha casa existe um ficus benjamina e resolvi "praticar" a arte da alporquia nele, pois é uma espécie relativamente fácil de enraizar e tbm por não ter dono, pois fica em uma mata... Pois bem, no dia 08 de maio deste ano, retirei +- dois dedos em forma de anel e raspei bem o troco para não correr o risco de cicatrizar e formar uma nova casca no local, apliquei o esfagno ensopado e finalizei com o plástico filme e por último enrolei fita isolante... Durante 1 mês e meio eu apliquei duas vezes tiamina com uma seringa... Segundo informações, 2 meses seria o bastante para crescer raízes, porém o ansioso aqui não esperou esse tempo e como era apenas para fazer um teste rsrs, hj dia 26/06 retirei o plástico e para minha surpresa, apenas pouquíssimas raízes... Mesmo assim apostei no sucesso da empreitada e já cortei e plantei o galho. Já reguei com hormônio e deixei na sombra... Espero que dê certo... Fiquem a vontade para comentar, criticar, xingar etc.... abraço
 |
|
|
 |
Carlos Venancio
Registrado: 18/04/11 Idade: 30 Mensagens: 51 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Qui Jun 23, 2011 9:41 pm Assunto: |
|
|
kk eu fiz um e tbm não esperei mais que um mês! mas boa sorte ae! |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jun 23, 2011 10:19 pm Assunto: |
|
|
Sempre a danada da pressa... Bom agora é torcer pelo sucesso, melhor seria ter deixado mais um pouco. Outra coisa, para um melhor enriazamento em alporque sempre é importante deixar um pouco mais de folhagem. Se ficou demais folhagem na hora de fazer o alporque, uma parte pode ser retirada no momento da retirada e plantio.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
betokay

|
Enviada: Qui Jun 23, 2011 10:34 pm Assunto: |
|
|
Pois é Élio, nesse caso foi a ansiedade mesmo, visto que foi o meu primeiro alporque! Sobre as folhagens não tinha muita coisa mesmo... restou duas folhas... rs
Carlos, o seu deu certo?? |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Jun 24, 2011 1:39 pm Assunto: |
|
|
Eu teria colocado mais material em volta do tronco para enraizar. A pressa é inimiga da perfeição... Mas pelo visto deu certo, aguardamos a recuperação.... _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jun 24, 2011 2:08 pm Assunto: |
|
|
Explicação do sucesso parcial do Betokay:
Quando se faz um alporque, as raízes brotarão no local onde o floema (parte interna da casca) foi retirado (local onde se fez o Anel de Malphigi).
Brotam ali porque a seiva elaborada, depois da fotossíntese, desce pelo floema e, não encontrando mais passagem para baixo, acaba induzindo a planta a geral raízes ali.
Porém, se não há folha acima do alporque, não há fotossíntese. Não havendo fotossintese não há seiva elaborada a descer pelo floema, daí o porquê de tão poucas raízes.
As poucas raízes que surgiram foi por conta da energia armazenada no tronco.
Pela mesma razão que, quando fazemos um alporque em espécie que leva muito tempo a enraizar, se não tiver muitas folhas acima do alporque e abaixo do alporque, não só o alporque não vinga como a planta morre.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
betokay

|
Enviada: Sex Jun 24, 2011 5:31 pm Assunto: |
|
|
valeu pessoal!!! está lá quietinha... só na sombra e água fresca... vamos aguardar |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|