FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

[JABOTICABEIRA] 4 anos
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ricardo LA

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 6:24 pm    Assunto: [JABOTICABEIRA] 4 anos Responder com citação

Olá pessoal.
Ano passado tive algumas experiências no fórum, mas acabei sem tempo e estou voltando agora..
Seguem algumas fotos da minha jaboticabeira..

Aqui algumas fotos das folhas dela.. Não sei o que pode ser.. Se aguém puder dar alguma dica Razz

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 10:21 pm    Assunto: Responder com citação

CARO ricardolalmeida...

A PARTIR DA QUINTA FOTU VC SE REFERE A AS FOLHAS COM PONTAS QUEIMADA Question
SE FOR ISSO PODE SER SOL DEMAIS OU ALTAS DOSE DE NUTRIENTES Q CAUSAM QUIMAS DE FOLHAS NOVAS...

AGUARDEMOS OS DEMAIS PRA OPINAREM TBM...

ABRAÇOS...
Ricardo LA

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 10:30 pm    Assunto: Responder com citação

Me refiro as folhas queimadas sim caro RCasagrande.
E as que apresentam esse problema são as mais antigas.. As novas não estão queimadas.. Li alguma coisa de que poderia ser excesso de água.. Será que procede a informação?
Quanto ao sol, ela não tem ficado quase nada no sol.. Tem chovido bastante na minha região, o sol apareceu 1 vez nos últimos 10 dias se não me engano..
Abraço
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 11:01 pm    Assunto: Responder com citação

AXO EU Q MSM ASSIM PODE SER PROVENIENTE DE EXCESSO DE FERTILIZANTE .....
POIS TENHO O MSM PROBLEMA E JAH REDUZI, DIMINUINDO ASSIM A FREQUENCIA DE ADUBAÇÃO E A QUANTIDADE TBM...
FIKA AI UMA DICA POSSIVEL DE SER USADA.....
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 11:18 pm    Assunto: Responder com citação

com minha pouca experiência, duvido q sol de mais e agua de mais vá prejudicar uma jabuticabeira... não sei não...

elas adoram muito sol e muita água...

oq pode ser é sobre os nutrientes que o amigo falou, talvez falta de espaço para as raizes, talvez estes musgos ocupando muita parte do substrato... já li que a colocação destes são mais para eventuais amostras e eventos, pois o substrato precisa "respirar"... talvez aplicá-lo sobre uma redinha para colocar e tirar facilmente ajuda...

aliás... que belo musgo vc tem eim!! muito bonito mesmo, até mesmo a sua arvore!! parabéns...

escrevo como totalmente principiante, vamos esperar a opinião dos mais experientes...

abraços e até!!
=D
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 11:29 pm    Assunto: Responder com citação

AE MUITO BEM LEMBRADO SOBRE O MUSGO ESTA MUITO BUNITO ESSE ''TAPETINHO'' RSRSRS....

MAS EU AXO Q O MUSGO NAO INTERFERE NA PLANTA DIRETAMENTE E AINDA AJUDA A CONSERVAR UM POKO DA UMIDADE NO VASO...
POR CAUSA DE POCO ESPACO NO VASO CAUSARIA MUCHA OU BAIXO DESENVOLVIMENTO E NAUM SECA DE FOLHAS ( MINHA OPINIÃO )...
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2011 8:35 am    Assunto: Responder com citação

Olá Ricardo,

Antes de pensar em substrato, excesso de nutrientes ou mesmo de umidade, já observou se ñ há nenhum parasita? Caso seja negativo então deve partir p/ os demais possíveis motivos.

Qual o substrato atual da planta?
Há quanto tempo foi envasada?
Qual a adubação está usando e com que frequência?

Algumas dicas:

Qto ao musgo, o problema que ele pode causar ñ é o de doença direta na planta, mas a falta de água no substrato devido a impermeabilização do solo, pois qdo da rega ele não deixa que a água penetre no substrato de forma ideal, o ideal seria manter apenas alguns focos de musgo. Outra coisa que o musgo pode causar e ai sim envolver diretamente a planta é a formação de caramujos abaixo dele, devido a umidade que ele mantém e que é perfeita p/ os caramujos.

Qto ao substrato, apesar de a jaboticabeira gostar de umidade, veja bem, é apenas de umidade e não de solo encharcado, por isso o correto é utilizar um solo bem drenante. Por ser uma planta jovem, o correto é transplantar a cada 2 anos em média e o transplante deve ser feito no final do inverno e inicio da primavera podando parte das raízes p/ que elas se desenvolvam saudáveis e consequentemente deêm bom suporte a saúde geral da planta.

Qto a adubação, p/ frutiferas acredito que o melhor adubo seja o orgânico, Torta de Mamona + Farinha de Osso, 50% de cada, no verão e primavera a cada 15 dias em média e no outono e inverno a cada 30 dias. Claro que pode usar adubo químico e nesse caso eu particularmente prefiro o líquido a ¹/² dose da indicada pelo fabricante, tb no mesmo prazo, em minhas plantas costumo intercalar um e outro.

Agora minha experiência com a minha jaboticabeira. Tive um problema semelhante ao seu e dps de pesquisar e receber informações de alguns amigos aqui do fórum, percebi que apesar de adubar cm falei, estava me esquecendo de adubar com micro-nutrientes que são de suma importância p/ as plantas, o correto é uma adubação com algum adubo rico nesses nutrientes a cada 6 meses. Fiz essa adubação e o problema sumiu.

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ricardo LA

MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2011 3:48 pm    Assunto: Responder com citação

Donegá, já havia verificado e não há nada de praga no bonsai.

Verifiquei embaixo do musgo e não havia caramujos também. A penetração da água no musgo era boa, tanto que a terra esta úmida e eu molhei ele na quinta passada. Retirei todo o musgo e notei que as raízes perto do caule parecem estar "para fora". Devo colocar mais terra para cobrir?
Seguem fotos:

Quanto ao adubo, coloquei Torta de Mamona + Farinha de Osso faz quase 2 meses já.. Devo repetir a dose?
Tempos atrás fui até uma floricultura e comprei um adubo que são bolinhas brancas e roxas e 15 dias atrás apliquei no bonsai.

Quanto ao substrato, vou ficar lhe devendo a informação.. Não me recordo a composição exata.. Mas é um composto para bonsai que comprei em uma floricultura especializada. O que eu sei é que tem bastante pedrisco para a drenagem, inclusive na foto acima da pra ver as pedrinhas brancas.

Ah, ele esta neste vazo há 1 ano.. Acho que vou transplantar final deste inverno.

Abraços

Editado pela última vez por Ricardo LA em Dom Jul 03, 2011 2:13 am; num total de 1 vez
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2011 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo, sem querer criar dúvidas, mas preciso perguntar. Quanto de sol ela está recebendo?? Sabemos que jabuticabeiras são árvores de clima tropical a quente e olhando a qualidade extremamente verde do seu musgo... Rolling Eyes
Talvez seja falta de sol pois tenho duas e vivem em sol pleno o dia todo. quanto ao uso de musgo li algumas orientaçoes de que nunca devemos cobrir 100% do vaso por vários motivos (rega, respirarção das raizes, prevenção de fungos e caramujos etc) não querendo deixar de observar os tópicos sujeridos pelos colegas. abraço e lembrando que realmente a sua jabu e muito legal.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ricardo LA

MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2011 7:44 pm    Assunto: Responder com citação

Então, ela pega sol das 7 e 30 até pelas 11 e 30 da manhã.. É o horário de sol na janela do meu quarto, pois moro em apartamento.
Só que ultimamente não tem feito muito sol por aqui.. Tem chovido muito, qm sabe seja isso..
E o musgo eu já tirei, agora vou esperar ver se resolve as folhas "queimadas" e coloco um pouco de novo..
Abraço
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2011 8:32 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ricardo,

Então vamos lá:

- Risco de pragas já verificado e descartado.

- Raízes expostas, isso se dá por dois motivos - o 1º sem prejuízo p/ a planta, pois ocorre devido ao solo estar coberto pelo musgo e com umidade propriciando um ambiente p/ crescimento de raízes finas que alimentam a planta, elas se formam nesse local tb por ser livre de luz direta, pois são fotossenssíveis e ñ crescem ou se desenvolvem a plena luz. Ñ aconselho vc cobrir, deixe-as expostas e no próximo transplante faça a poda delas, pois provavelmente secarão por estarem expostas agora. Porém se deseja que o nebari se forme a partir delas ai sim devera cobrí-las p/ que se desenvovam, mas isso levará tempo. No 2º caso ai sim pode ser prujudicial, pois pode significar que as raízes já ñ tem mais espaço no vaso p/ se desenvolverem de forma lateral e p/ o fundo do vaso, portanto o transplante e poda parcial das raízes deve ser feito, porém ñ há necessidade de ser agora, apenas no final do inverno e começo da primavera.

- Adubação - os intervalos devem ser cm lhe mencionei, portanto se adubou recentemente com as bolinhas que são adubos quimicos, porém sólidos e de decomposição lenta, há 15 dias, aguarde p/ a nova adubação dentro de mais 15 dias. Porém atente p/ o que mencionei sobre os micro-nutrientes, se já tem 1 ano que adquiriu a planta e nunca adubou com adubo rico em micro-nutrientes, então este pode ser o problema, ñ é certeiro, mas é bem provável, pois deve ser apliacado a cada 6 meses em média. Utilizo um adubo próprio p/ bonsai, de nome Bonsai 100(líquido), porém existem outros no mercado que são muito bons, só deve atentar se têm os tais micro-nutrientes.

- Sol - tb me parece pouco, mas vou complementar o questionamento do amigo Otoniel, apesar de apenas algumas horas de sol, ele é direto ou indireto? Durante o restante do dia o quarto fica bem iluminado, mesmo que de forma indireta? Minha jabu, pega sol direto, por apenas 3 horas (direto que digo é o sol batendo pleno em suas folhas), porém o resto dia fica em local bem iluminado, pois é um corredor que nesta época de inverno só pega o sol por poucas horas devido a posição em relação ao sol. Caso o sol ñ seja direto, ou o quarto pegue pouca iluminação após esse horário, talvez fosse o caso de pensar em outro local p/ sua planta ou complementar a iluminação com luz artificial. existem lâmpadas no mercado próprias p/ o cultivo de plantas, uma delas é a growlux, uma das mais baratas do mercado e a mais antiga de todas, outras opções são lâmpadas utilizadas em aquários plantados, porém muito mais caras. Ñ sei se existe alguma semelhante a growlux que é própria p/ jardins internos.

- Musgo - apesar de informar sobre a umidade cm algo muito bom, deve tb atentar p/ o seguinte, o musgo ñ deixa a umidade sair, assim cm ñ deixa o solo respisrar e saiba que a água é sim perecivel e pode apodrecer, portanto as regas constantes tem além da função de suprir as necessidades da planta, a renovação desta água ou umidade. O musgo pode ser usado, mas cm tb observou o amigo Otoniel de forma regrada, ou seja, sem excessos, sem cobrir 100% do solo p/ que esse respire, renove o oxigênio e possa liberar gases que se formam pela decomposição natural de componentes do solo e da água.

- Substrato atual - posso estar enganado, pois estou fazendo a observação por foto, mas me parece que a parte central onde a planta está, é formado por terra pura, veja que está bem barrenta, e só nas laterais é que existem prediscos. Tb posso estar enganado qto a isso, mas novamente vou pelas fotos, seu bonsai parece o que costumamos brincar e chamar de "mausai", ou seja, é uma muda que é plantada ou em solo direto e retirada deste direto p/ o vaso de venda, ou em vasos plásticos ou saquinhos com o mesmo procedimento posterior, ou seja, um bonsai comercial, sem cuidados específicos. Tiram o torrão, poem no centro de um vaso, seja de plástico ou de cerâmica e completam com algum substrato. Onde foi comprado seu bonsai? Isso ñ significa que com cuidados, paciência e boa condução ñ possam se tranformar em planas dignas de serem chamadas de bonsai.

Veja estes links sobre matérias que escrevi em meu blog:

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/search/label/Meu%20primeiro%20Bonsai

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/search/label/Transplante%20de%20Muda%20Rec%C3%A9m%20Adquirida

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/search/label/Como%20Cuidar%20de%20um%20Bonsai

Natura Bonsai Brasil

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ricardo LA

MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2011 11:48 pm    Assunto: Responder com citação

Deixa eu me achar aqui para responder tudo hehe

As raízes realmente estavam totalmente cobertas pelo musgo, então quando tirei ficaram expostas. Vou seguir os conselhos e quando fizer o transplante no final do inverno início da primavera, faço a poda parcial das raízes também.

Quanto a adubação farei nova investida daqui a 15 dias com as bolinhas brancas e roxas e irei procurar o adubo com micronutrientes para aplicar de 6 em 6 meses.

O sol é direto das 7 e 30 às 11 e 30, e depois passa o restante do dia do lado de fora da janela com a iluminação natural.

Quanto ao musgo acho que esta resolvido agora. Só irei colocar novamente quando o problema das folhas estiver resolvido e em pouca quantidade.

Poisé, o que eu pude analisar do substrato é que o torrão do meio é uma terra vermelha misturada com terra preta, com alguns pedriscos escuros, e não brancos como no restante da terra “nova”. O aspecto é bem barrento mesmo. Eu comprei ele em uma floricultura em Soledade/RS e ele estava no escorredor/mamadeira quando comprado. Eu que pedi para colocarem neste vazo.

Agora vou dar uma lida no seu blog e obrigado pelas dicas

Abraço
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2011 7:42 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ricardo,

Qto a adubação, ñ coloque o adubo de bolinhas, mas sim já adube direto com o adubo de micro-nutrientes.

Normalmente uma planta no escorredor contém pouquíssima quantidade de terra, pois o objetivo do escorredor e justamente fazer com que a planta desenvolva as raízes finas a procura de nutrientes, portanto coloca-se um substrato bem pobre dentro do escorredor p/ que as raízes comecem a sair pelo furos do fundo do escorredor. Utiliza-se basicamente pedriscos e caco de tijolo na maior parte da composição, a terra costuma-se colocar em porcetagem de 10 à 20%. Pela minha pouca experiência inclusive, tenho usado apenas pedrisco e caco com melhor resultado.

Natura Bonsai Brasil

Ricardo LA

MensagemEnviada: Seg Jul 04, 2011 2:43 am    Assunto: Responder com citação

Donegá, farei o transplante logo que terminar o inverno para retirada deste torrão.. Acho que vou utilizar a técnica do escorredor/mamadeira para tentar engrossar o caule..

E quanto às folhas queimadas amanhã vou atrás do adubo com micronutrientes para ver se resolve!

Obrigado pelas dicas
Ricardo LA

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 3:43 pm    Assunto: Responder com citação

Então pessoal, tirei o feriadão aqui no RS para lidar no meu bonsai.
Segue o resultado do transplante para escorredor..

Fora do vaso..

Após a retirada total da terra "velha" e alguma poda nas raizes..

Desfolha e pó enraizador..

Substrato (cerca de 20% terra preta, 40% tijolo moido e 40% pedrisco 4 mm)..

O resultado:

Como não sou um expert, gostaria de saber se fiz tudo certo ou se esta faltando algo..
Abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: