| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Ricardo LA

Registrado: 01/07/11 Idade: 38 Mensagens: 18 Localização: Santo Ângelo-RS
|
Enviada: Sex Jul 01, 2011 6:24 pm Assunto: [JABOTICABEIRA] 4 anos |
|
|
Olá pessoal.
Ano passado tive algumas experiências no fórum, mas acabei sem tempo e estou voltando agora..
Seguem algumas fotos da minha jaboticabeira..
Aqui algumas fotos das folhas dela.. Não sei o que pode ser.. Se aguém puder dar alguma dica
 |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Sex Jul 01, 2011 10:21 pm Assunto: |
|
|
CARO ricardolalmeida...
A PARTIR DA QUINTA FOTU VC SE REFERE A AS FOLHAS COM PONTAS QUEIMADA
SE FOR ISSO PODE SER SOL DEMAIS OU ALTAS DOSE DE NUTRIENTES Q CAUSAM QUIMAS DE FOLHAS NOVAS...
AGUARDEMOS OS DEMAIS PRA OPINAREM TBM...
ABRAÇOS... |
|
|
 |
Ricardo LA

|
Enviada: Sex Jul 01, 2011 10:30 pm Assunto: |
|
|
Me refiro as folhas queimadas sim caro RCasagrande.
E as que apresentam esse problema são as mais antigas.. As novas não estão queimadas.. Li alguma coisa de que poderia ser excesso de água.. Será que procede a informação?
Quanto ao sol, ela não tem ficado quase nada no sol.. Tem chovido bastante na minha região, o sol apareceu 1 vez nos últimos 10 dias se não me engano..
Abraço |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Sex Jul 01, 2011 11:01 pm Assunto: |
|
|
AXO EU Q MSM ASSIM PODE SER PROVENIENTE DE EXCESSO DE FERTILIZANTE .....
POIS TENHO O MSM PROBLEMA E JAH REDUZI, DIMINUINDO ASSIM A FREQUENCIA DE ADUBAÇÃO E A QUANTIDADE TBM...
FIKA AI UMA DICA POSSIVEL DE SER USADA..... |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Sex Jul 01, 2011 11:18 pm Assunto: |
|
|
com minha pouca experiência, duvido q sol de mais e agua de mais vá prejudicar uma jabuticabeira... não sei não...
elas adoram muito sol e muita água...
oq pode ser é sobre os nutrientes que o amigo falou, talvez falta de espaço para as raizes, talvez estes musgos ocupando muita parte do substrato... já li que a colocação destes são mais para eventuais amostras e eventos, pois o substrato precisa "respirar"... talvez aplicá-lo sobre uma redinha para colocar e tirar facilmente ajuda...
aliás... que belo musgo vc tem eim!! muito bonito mesmo, até mesmo a sua arvore!! parabéns...
escrevo como totalmente principiante, vamos esperar a opinião dos mais experientes...
abraços e até!!
=D _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 01, 2011 11:29 pm Assunto: |
|
|
AE MUITO BEM LEMBRADO SOBRE O MUSGO ESTA MUITO BUNITO ESSE ''TAPETINHO'' RSRSRS....
MAS EU AXO Q O MUSGO NAO INTERFERE NA PLANTA DIRETAMENTE E AINDA AJUDA A CONSERVAR UM POKO DA UMIDADE NO VASO...
POR CAUSA DE POCO ESPACO NO VASO CAUSARIA MUCHA OU BAIXO DESENVOLVIMENTO E NAUM SECA DE FOLHAS ( MINHA OPINIÃO )... |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Jul 02, 2011 8:35 am Assunto: |
|
|
Olá Ricardo,
Antes de pensar em substrato, excesso de nutrientes ou mesmo de umidade, já observou se ñ há nenhum parasita? Caso seja negativo então deve partir p/ os demais possíveis motivos.
Qual o substrato atual da planta?
Há quanto tempo foi envasada?
Qual a adubação está usando e com que frequência?
Algumas dicas:
Qto ao musgo, o problema que ele pode causar ñ é o de doença direta na planta, mas a falta de água no substrato devido a impermeabilização do solo, pois qdo da rega ele não deixa que a água penetre no substrato de forma ideal, o ideal seria manter apenas alguns focos de musgo. Outra coisa que o musgo pode causar e ai sim envolver diretamente a planta é a formação de caramujos abaixo dele, devido a umidade que ele mantém e que é perfeita p/ os caramujos.
Qto ao substrato, apesar de a jaboticabeira gostar de umidade, veja bem, é apenas de umidade e não de solo encharcado, por isso o correto é utilizar um solo bem drenante. Por ser uma planta jovem, o correto é transplantar a cada 2 anos em média e o transplante deve ser feito no final do inverno e inicio da primavera podando parte das raízes p/ que elas se desenvolvam saudáveis e consequentemente deêm bom suporte a saúde geral da planta.
Qto a adubação, p/ frutiferas acredito que o melhor adubo seja o orgânico, Torta de Mamona + Farinha de Osso, 50% de cada, no verão e primavera a cada 15 dias em média e no outono e inverno a cada 30 dias. Claro que pode usar adubo químico e nesse caso eu particularmente prefiro o líquido a ¹/² dose da indicada pelo fabricante, tb no mesmo prazo, em minhas plantas costumo intercalar um e outro.
Agora minha experiência com a minha jaboticabeira. Tive um problema semelhante ao seu e dps de pesquisar e receber informações de alguns amigos aqui do fórum, percebi que apesar de adubar cm falei, estava me esquecendo de adubar com micro-nutrientes que são de suma importância p/ as plantas, o correto é uma adubação com algum adubo rico nesses nutrientes a cada 6 meses. Fiz essa adubação e o problema sumiu. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Ricardo LA

|
Enviada: Sáb Jul 02, 2011 3:48 pm Assunto: |
|
|
Donegá, já havia verificado e não há nada de praga no bonsai.
Verifiquei embaixo do musgo e não havia caramujos também. A penetração da água no musgo era boa, tanto que a terra esta úmida e eu molhei ele na quinta passada. Retirei todo o musgo e notei que as raízes perto do caule parecem estar "para fora". Devo colocar mais terra para cobrir?
Seguem fotos:
Quanto ao adubo, coloquei Torta de Mamona + Farinha de Osso faz quase 2 meses já.. Devo repetir a dose?
Tempos atrás fui até uma floricultura e comprei um adubo que são bolinhas brancas e roxas e 15 dias atrás apliquei no bonsai.
Quanto ao substrato, vou ficar lhe devendo a informação.. Não me recordo a composição exata.. Mas é um composto para bonsai que comprei em uma floricultura especializada. O que eu sei é que tem bastante pedrisco para a drenagem, inclusive na foto acima da pra ver as pedrinhas brancas.
Ah, ele esta neste vazo há 1 ano.. Acho que vou transplantar final deste inverno.
Abraços
Editado pela última vez por Ricardo LA em Dom Jul 03, 2011 2:13 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Sáb Jul 02, 2011 7:29 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, sem querer criar dúvidas, mas preciso perguntar. Quanto de sol ela está recebendo?? Sabemos que jabuticabeiras são árvores de clima tropical a quente e olhando a qualidade extremamente verde do seu musgo...
Talvez seja falta de sol pois tenho duas e vivem em sol pleno o dia todo. quanto ao uso de musgo li algumas orientaçoes de que nunca devemos cobrir 100% do vaso por vários motivos (rega, respirarção das raizes, prevenção de fungos e caramujos etc) não querendo deixar de observar os tópicos sujeridos pelos colegas. abraço e lembrando que realmente a sua jabu e muito legal. |
|
|
 |
Ricardo LA

|
Enviada: Sáb Jul 02, 2011 7:44 pm Assunto: |
|
|
Então, ela pega sol das 7 e 30 até pelas 11 e 30 da manhã.. É o horário de sol na janela do meu quarto, pois moro em apartamento.
Só que ultimamente não tem feito muito sol por aqui.. Tem chovido muito, qm sabe seja isso..
E o musgo eu já tirei, agora vou esperar ver se resolve as folhas "queimadas" e coloco um pouco de novo..
Abraço |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 02, 2011 8:32 pm Assunto: |
|
|
Olá Ricardo,
Então vamos lá:
- Risco de pragas já verificado e descartado.
- Raízes expostas, isso se dá por dois motivos - o 1º sem prejuízo p/ a planta, pois ocorre devido ao solo estar coberto pelo musgo e com umidade propriciando um ambiente p/ crescimento de raízes finas que alimentam a planta, elas se formam nesse local tb por ser livre de luz direta, pois são fotossenssíveis e ñ crescem ou se desenvolvem a plena luz. Ñ aconselho vc cobrir, deixe-as expostas e no próximo transplante faça a poda delas, pois provavelmente secarão por estarem expostas agora. Porém se deseja que o nebari se forme a partir delas ai sim devera cobrí-las p/ que se desenvovam, mas isso levará tempo. No 2º caso ai sim pode ser prujudicial, pois pode significar que as raízes já ñ tem mais espaço no vaso p/ se desenvolverem de forma lateral e p/ o fundo do vaso, portanto o transplante e poda parcial das raízes deve ser feito, porém ñ há necessidade de ser agora, apenas no final do inverno e começo da primavera.
- Adubação - os intervalos devem ser cm lhe mencionei, portanto se adubou recentemente com as bolinhas que são adubos quimicos, porém sólidos e de decomposição lenta, há 15 dias, aguarde p/ a nova adubação dentro de mais 15 dias. Porém atente p/ o que mencionei sobre os micro-nutrientes, se já tem 1 ano que adquiriu a planta e nunca adubou com adubo rico em micro-nutrientes, então este pode ser o problema, ñ é certeiro, mas é bem provável, pois deve ser apliacado a cada 6 meses em média. Utilizo um adubo próprio p/ bonsai, de nome Bonsai 100(líquido), porém existem outros no mercado que são muito bons, só deve atentar se têm os tais micro-nutrientes.
- Sol - tb me parece pouco, mas vou complementar o questionamento do amigo Otoniel, apesar de apenas algumas horas de sol, ele é direto ou indireto? Durante o restante do dia o quarto fica bem iluminado, mesmo que de forma indireta? Minha jabu, pega sol direto, por apenas 3 horas (direto que digo é o sol batendo pleno em suas folhas), porém o resto dia fica em local bem iluminado, pois é um corredor que nesta época de inverno só pega o sol por poucas horas devido a posição em relação ao sol. Caso o sol ñ seja direto, ou o quarto pegue pouca iluminação após esse horário, talvez fosse o caso de pensar em outro local p/ sua planta ou complementar a iluminação com luz artificial. existem lâmpadas no mercado próprias p/ o cultivo de plantas, uma delas é a growlux, uma das mais baratas do mercado e a mais antiga de todas, outras opções são lâmpadas utilizadas em aquários plantados, porém muito mais caras. Ñ sei se existe alguma semelhante a growlux que é própria p/ jardins internos.
- Musgo - apesar de informar sobre a umidade cm algo muito bom, deve tb atentar p/ o seguinte, o musgo ñ deixa a umidade sair, assim cm ñ deixa o solo respisrar e saiba que a água é sim perecivel e pode apodrecer, portanto as regas constantes tem além da função de suprir as necessidades da planta, a renovação desta água ou umidade. O musgo pode ser usado, mas cm tb observou o amigo Otoniel de forma regrada, ou seja, sem excessos, sem cobrir 100% do solo p/ que esse respire, renove o oxigênio e possa liberar gases que se formam pela decomposição natural de componentes do solo e da água.
- Substrato atual - posso estar enganado, pois estou fazendo a observação por foto, mas me parece que a parte central onde a planta está, é formado por terra pura, veja que está bem barrenta, e só nas laterais é que existem prediscos. Tb posso estar enganado qto a isso, mas novamente vou pelas fotos, seu bonsai parece o que costumamos brincar e chamar de "mausai", ou seja, é uma muda que é plantada ou em solo direto e retirada deste direto p/ o vaso de venda, ou em vasos plásticos ou saquinhos com o mesmo procedimento posterior, ou seja, um bonsai comercial, sem cuidados específicos. Tiram o torrão, poem no centro de um vaso, seja de plástico ou de cerâmica e completam com algum substrato. Onde foi comprado seu bonsai? Isso ñ significa que com cuidados, paciência e boa condução ñ possam se tranformar em planas dignas de serem chamadas de bonsai.
Veja estes links sobre matérias que escrevi em meu blog:
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/search/label/Meu%20primeiro%20Bonsai
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/search/label/Transplante%20de%20Muda%20Rec%C3%A9m%20Adquirida
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/search/label/Como%20Cuidar%20de%20um%20Bonsai _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Ricardo LA

|
Enviada: Sáb Jul 02, 2011 11:48 pm Assunto: |
|
|
Deixa eu me achar aqui para responder tudo hehe
As raízes realmente estavam totalmente cobertas pelo musgo, então quando tirei ficaram expostas. Vou seguir os conselhos e quando fizer o transplante no final do inverno início da primavera, faço a poda parcial das raízes também.
Quanto a adubação farei nova investida daqui a 15 dias com as bolinhas brancas e roxas e irei procurar o adubo com micronutrientes para aplicar de 6 em 6 meses.
O sol é direto das 7 e 30 às 11 e 30, e depois passa o restante do dia do lado de fora da janela com a iluminação natural.
Quanto ao musgo acho que esta resolvido agora. Só irei colocar novamente quando o problema das folhas estiver resolvido e em pouca quantidade.
Poisé, o que eu pude analisar do substrato é que o torrão do meio é uma terra vermelha misturada com terra preta, com alguns pedriscos escuros, e não brancos como no restante da terra “nova”. O aspecto é bem barrento mesmo. Eu comprei ele em uma floricultura em Soledade/RS e ele estava no escorredor/mamadeira quando comprado. Eu que pedi para colocarem neste vazo.
Agora vou dar uma lida no seu blog e obrigado pelas dicas
Abraço |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 03, 2011 7:42 pm Assunto: |
|
|
Olá Ricardo,
Qto a adubação, ñ coloque o adubo de bolinhas, mas sim já adube direto com o adubo de micro-nutrientes.
Normalmente uma planta no escorredor contém pouquíssima quantidade de terra, pois o objetivo do escorredor e justamente fazer com que a planta desenvolva as raízes finas a procura de nutrientes, portanto coloca-se um substrato bem pobre dentro do escorredor p/ que as raízes comecem a sair pelo furos do fundo do escorredor. Utiliza-se basicamente pedriscos e caco de tijolo na maior parte da composição, a terra costuma-se colocar em porcetagem de 10 à 20%. Pela minha pouca experiência inclusive, tenho usado apenas pedrisco e caco com melhor resultado. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Ricardo LA

|
Enviada: Seg Jul 04, 2011 2:43 am Assunto: |
|
|
Donegá, farei o transplante logo que terminar o inverno para retirada deste torrão.. Acho que vou utilizar a técnica do escorredor/mamadeira para tentar engrossar o caule..
E quanto às folhas queimadas amanhã vou atrás do adubo com micronutrientes para ver se resolve!
Obrigado pelas dicas |
|
|
 |
Ricardo LA

|
Enviada: Qua Set 21, 2011 3:43 pm Assunto: |
|
|
Então pessoal, tirei o feriadão aqui no RS para lidar no meu bonsai.
Segue o resultado do transplante para escorredor..
Fora do vaso..
Após a retirada total da terra "velha" e alguma poda nas raizes..
Desfolha e pó enraizador..
Substrato (cerca de 20% terra preta, 40% tijolo moido e 40% pedrisco 4 mm)..
O resultado:
Como não sou um expert, gostaria de saber se fiz tudo certo ou se esta faltando algo..
Abraços |
|
|
 |
|