Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 9:00 pm Assunto: Pinheiro? Que árvore é essa? 2 |
|
|
Pessoal, aproveitando que o nosso amigo Guilherme Cahú postou um tópico para identificação de pinheiro, gostaria também de ajuda para identificar esses aqui.
Além disso, gostaria de saber se é possível reduzir as agulhas, para melhorar a proporcionalidade, e informações quanto ao yamadori e a época certa para tal.
Essa é a árvore:
Irmã mais nova (possível yamadori):
Irmã bebê (provável yamadori):
Bom, se alguém conhece algum bonsai dessa espécie, e tiver algumas fotos, seria legal ter um norte a seguir... hehehe.
Agradeço a ajuda. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 9:06 pm Assunto: |
|
|
Hehehe... Olhando novamente as fotos, já sei de onde vou tirar pedriscos para o meu substrato... rsrs  |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 9:36 pm Assunto: |
|
|
Thiago, este aí é o pinus elliottii. Largamento usado em reflorestamento, assim como outros pinus de inúmeras variações. Diferentemente do pinheiro negro ou pinheiro vermelho que é usado largamente em bonsai pois tem as agulhas curtas, este aí dificilmente se consegue reduzir o tamanho das agulhas, servindo assim para fazer bonsai de maior porte, talvez de 60 cm para cima. Uma planta muito temperamental ao transplante, o que dificulta o yamadori. Há mais de 5 anos ferquento este fórum e a questão de como fazer yamadori de pinus com sucesso até hoje não teve uma resposta satisfatória. alguns dizem que deve ser retirado em pleno inverno e replantado em um substrato pobre tipo terra de barranco, e coisas assim. 'Na prática, no entanto inúmeros foristas já mataram dezenas de plantas sem sucesso. Certa vez tentei comprar mudinhas deste em canudinhos, cultivei em pequenos vasos, cheguei a dar movimento no tronco com arame e a coisa ia indo bem até que decidi plantar num recipiente maior, a fim de crescer mais. O replantio foi feito sem mexer em nada no torão, apenas assentando em outro vaso e completando. Morreram todos. Um deles que não replantei e vive à mingua no mesmo pequeno vasinho, ganhando apenas as águas da chuva, fazem dois anos e ainda não morreu, e também não cresceu.
Sugiro que pesquise um pouco mais, antes de se arriscar na empreitada a fim de não ter como certa a perda de tempo e da planta... Mas eu mesmo continuo tentando: estou aproveitando o rigoroso inverno do sul, para fazer uns yamadori e ver se a questão da época é decisiva. Vamos tentando.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 11:29 pm Assunto: |
|
|
Thiago..
De experiência própria não adianta fazer este yamadore. Fiz e acabei devolvendo depois de um ano, pois, suas agulhas não diminuem muito e o ideal para ela é como o Grande Elio falou, somente bonsais dos grandes mesmo.
Veja ai se vale a pena..
Grande abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 23, 2011 12:36 am Assunto: |
|
|
Obrigado pela ajuda pessoal.
Bom, eu já cultivo algumas plantas que dizem ser bem difíceis, entre elas o cajueiro e o alecrim. Gosto desse tipo de desafio. Quanto ao tamanho das agulhas, não custa tentar, né? Vai que eu acho a fórmula mágica!
MC, você fez algum procedimento especial no seu yamadori?
Elio, o local onde ela está plantada, como pode ver pela foto é um cascalho bem drenante, e paupérrimo em nutrientes. Se eu conseguir mais informações sobre o yamadori, acho que vou tentar utilizar a própria terra do local para ver como me saio. Eu li em algum lugar que a raiz pivotante dos pinheiros é bem longa, e que as capilares ficam bem na ponta. Será que essa informação procede?
Mais uma vez, agradeço a ajuda dos amigos foristas. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
|
|
 |
Luni
Registrado: 14/07/11 Idade: 37 Mensagens: 93 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Jul 26, 2011 12:14 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Não encontrei grande dificuldade no yamadori. Transplantei 3 e sobreviveram duas. Uma delas tem cerca de 1,10 de altura e a outra com 45cm. A maior está no processo do alporque agora.
Realmente como foi citado acima é muito dificil a redução das agulhas de tal forma que a menor que tenho transplantei para o maior vaso que tinha para engorda e crescimento vertical.
Sobre a época do ano do transplante, coletei-as no auge do verão! Mas era devido única oportunidade que tinha.
Desponiblizo fotos futuramente caso tenham interesse. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Jul 26, 2011 5:17 pm Assunto: |
|
|
Luni, parabéns pelo sucesso nos yamadori do pinus. Poderia sim detalhar melhor como foi feito, além da época, substrato utilizado, se deixou torrão ou foi com raiz exposta, regas e insolação nos primeiros meses após a retirada e fotos. Seria muito interessante para todos os colegas de fórum que estão com dificuldade para ter sucesso no yamadori desta espécie.
Valeu! _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 7:56 am Assunto: |
|
|
Tive a oportunidade de realizar o yamadori de uma dessas, aliás, algumas, umas 3 com uns 80cm mais ou menos, pude reparar que a pivotante realmente insiste em descer bastante, mas como eram pequenas ainda estava mais curta, e muitas capilares mais na superfície, sempre passo pelo local, um dia parei e reparei como ela está no solo, como o dia era seco, estava bem grudada, não tinha ferramenta, mas ontém, pude retirá-la, o solo estava bem húmido, qd comecei a escavar reparei que o solo estava bem solto e foi só puxá-las, veio um pedaço de pivotante uma boa quantidade de capilares e até torrão, incrível ela sai com muita facilidade. Em breve posto fotos.
Grande abraço e sucessos aí com a sua, estou no acompanhamento. |
|
|
 |
Luni
Registrado: 14/07/11 Idade: 37 Mensagens: 93 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 10:00 am Assunto: |
|
|
Elio,
Não tive tanta sorte como o João Paulo em poder realizar os transpantes num bom momento de umidade do solo. Na época, não chovia fazia muito tempo e o solo estava bem compactado.
Abri uma vala em volta da planta maior a 25 cm de distância da base. E realmente a pivotante é bem resistente e forte e foi preciso uma faa para cortá-la. Deixei os torrões nas três mudas e as transplantei assim que cheguei me casa.
Sobre o solo, bom, estava esposto também, sem camada orgânica e creio que era um nitossolo vermelho distrófico, quer dizer, ácido, baixa fertilidade e bem argiloso que deixou o torrão bem duro. Deixei meio que de molho para amolecê-lo depois.
Para o substrato, não quis traumatizar mais as plantas então usei pedrisco 40%, terra da minha composteira 10%, areia 20% e a terra original 30%. Acho que tem muito alumínio também no solo original, outro motivo para não tirá-lo da composição do substrato. Uma vez me disse uma professora que tive da agronomia que espécies lenhosas criam uma certa dependência dos solos álicos (+ de 50% de alumínio) depois de um bom tempo. Não vou explicar todo o processo químico pois não me lembro por completo! hehehehehe
Sobre insolação e rega, ficaram num corredor de casa que bate só 2 ou 3 horas de sol direto, apesar de ter boa iluminação, mas faço isso como padrão pra todas recém "yamadorizadas". E rega constante, substrato sempre umido.
Não acredito que seja uma das melhores espécies para se trabalhar devido ao tamanho das suas agulhas mas vale a experiência da forma em bonsais grandes.
As fotos ainda vou ficar devendo!
abraços. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 7:01 pm Assunto: |
|
|
Luni,
Que bom que conseguiu com sucesso. Isso me dá mais esperanças.
O solo onde a minha estava não era tão drenante como pensei. Na verdade, era tão compacto que o enxadão não penetrava. Mas isso não foi ruim, pois a pivotante não se aprofundou no solo. Todo o raizame estava a menos do que 10 cm de profundidade. Consegui tirá-lo por completo.
Transplantei-a em um substrato formado totalmente pelos pedriscos do local mesmo, que por sinal, é bem ácido também.
Abraços. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 7:05 pm Assunto: |
|
|
João,
Posta mesmo fotos da sua, para acompanharmos também. Seria legal se todos que têm experiências com essa espécie postassem as suas dores e alegrias, para que pudessemos todos aprender com os erros e acertos uns dos outros.
Abraços. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 7:11 pm Assunto: |
|
|
Elio,
Concordo contigo quando diz que poderíamos todos aprender com as postagens dos nossos colegas foristas, já que não há muita coisa sobre essa espécie no que se trata à condução com o objetivo de formarmos bonsai.
Felizmente, é uma espécie muito comum, que poderia ser uma alternativa aos pinheiros mais caros, que não encontramos dando sopa por aí, e que por vezes são uma realidade para poucos, pelo menos quando se trata de plantas mais bem formadas. |
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 28, 2011 8:34 am Assunto: |
|
|
E aê primo (Batista) com certeza, aí está:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=174795#174795
Em breve coloco como estão após da coleta, esqueci de registrar, de momento, não tinha nada para acomodá-las, então coloquei-as em umas garrafas pet, as raízes eram bem reduzidas, então pude colocar nas garrafas, vou deixar passar um tempinho mais para recuperá-las e transplantá-las pra um local maior. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 28, 2011 8:54 am Assunto: |
|
|
Estão bem legais.
Vamos fazer uma corrente para torcer para que vinguem!
hehehe
Vai postando fotos lá que eu posto aqui, assim mantemos todos atualizados, ok?
Abraços. |
|
|
 |
|