|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
EnfBreno
Registrado: 25/07/11 Idade: 36 Mensagens: 33 Localização: Guanambi-BA
|
Enviada: Qui Jul 28, 2011 10:05 pm Assunto: |
|
|
Sou fã da amoreira, será que para um iniciante daria certo?
Apesar que fiz uma estaquia de Pingo de Ouro, pois acho perfeitas as folhas. |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Sex Jul 29, 2011 8:35 am Assunto: Iniciante |
|
|
OLa EnfBreno,tambem sou iniciante cultivo a mais ou menos um ano e meio e estou trabalhando em uma amoreira fora minhas durantas(pingo douro)sao plantas de facil trabalho e respondem rapido somente tem que cuidar ao trabalhar os galhos pois sao muito tenros e quebram facil estes sao munhas dificuldades no começo de trabalhar com estas plantas fora isso sao otimas.Quando começar a mexer nelas nao deixe de postar fotos pra pudermos dar uma olhada em seu material.
Abraços |
|
|
 |
EnfBreno
|
Enviada: Sex Jul 29, 2011 10:14 am Assunto: Re: Iniciante |
|
|
Andre Antoniazzi escreveu: | OLa EnfBreno,tambem sou iniciante cultivo a mais ou menos um ano e meio e estou trabalhando em uma amoreira fora minhas durantas(pingo douro)sao plantas de facil trabalho e respondem rapido somente tem que cuidar ao trabalhar os galhos pois sao muito tenros e quebram facil estes sao munhas dificuldades no começo de trabalhar com estas plantas fora isso sao otimas.Quando começar a mexer nelas nao deixe de postar fotos pra pudermos dar uma olhada em seu material.
Abraços |
Oi Andre, obrigado pela dica. Comecei a fazer uma estaquia de pingo de ouro, pois acho bastante bonita as folhas dessa especie.
Link: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18695 |
|
|
 |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Sex Jul 29, 2011 10:29 am Assunto: |
|
|
Enfbreno, bom dia!
Como você, também sou iniciante nesta maravilhosa arte! Aqui na minha cidade tenho a oportunidade de contar com um viveiro especializado em bonsai (Bonsai House - Bauru), onde posso tirar grandes dúvidas com exemplos práticos, e me orientar sempre. Aconselho as plantas que os colegas já citaram, e te aconselho, caso possível encontrar um clube ou uma associação ai na sua cidade ou nas proximidades, para que como eu, faça um curso presencial, conhecendo mais as espécies, seus cuidados e suas técnicas de cultivo. Garanto que é um investimento que a looooonnnnnnnngo prazo só lhe trará felicidade!
Sucesso com suas novas aquisições, e não deixe de postar perguntando pra aprender, e com isso, ajudando também outros, que lerão seus tópicos e com você aprenderão!
Abraços!
Do amigo, Ricardo. _________________ "Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar" |
|
|
 |
EnfBreno
|
Enviada: Sex Jul 29, 2011 1:44 pm Assunto: |
|
|
Ricardo Guarido escreveu: | Enfbreno, bom dia!
Como você, também sou iniciante nesta maravilhosa arte! Aqui na minha cidade tenho a oportunidade de contar com um viveiro especializado em bonsai (Bonsai House - Bauru), onde posso tirar grandes dúvidas com exemplos práticos, e me orientar sempre. Aconselho as plantas que os colegas já citaram, e te aconselho, caso possível encontrar um clube ou uma associação ai na sua cidade ou nas proximidades, para que como eu, faça um curso presencial, conhecendo mais as espécies, seus cuidados e suas técnicas de cultivo. Garanto que é um investimento que a looooonnnnnnnngo prazo só lhe trará felicidade!
Sucesso com suas novas aquisições, e não deixe de postar perguntando pra aprender, e com isso, ajudando também outros, que lerão seus tópicos e com você aprenderão!
Abraços!
Do amigo, Ricardo. |
Obrigado Ricardo, bela dica. Uma pena que aqui é muito complicado, por ser uma cidade de mais ou menos 90 mil habitantes. Vejo muito em capital, cidade pequena é raro ter a arte do bonsai. Mas obrigado! |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Jul 31, 2011 1:15 pm Assunto: |
|
|
EnfBreno,
o começo é sempre difícil; mas antes sem o advento da Internet era pior pois a informação não estava tão disponível. A sua cidade é parecida com a minha, ~100.000 habitantes. Certamente há entre essas pessoas vários praticantes de bonsai que o fazem de forma independente e auto-didata. É preciso divulgar o seu interesse a começar por seus amigos, familiares, etc...
Quanto às fotos postadas pelo Thiago, algumas observações:
- A primeira foto trata-se de uma planta conhecida por Ligustrinho. Não é o Ligustro a que se referiu o amigo Elio. Eu mesmo perdi dois exemplares do Ligustrinho que morreram do nada...
- A Serissa mostrada na foto é uma Serissa Variegata e não a Serissa Chinesa. A variegata que tenho tem crescimento mais lento que a chinesa...
Qualquer enganos os amigos podem corrigir/complementar...
Edson.
PS - Mesmo divulgando ainda não consegui encontrar muitos parceiros para fazer bonsai aqui na minha cidade... _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Dom Jul 31, 2011 4:59 pm Assunto: |
|
|
Uma dica invertida: não aconselho iniciar com nenhum tipo de pinheiro/ Juniperus. Requer um pouco mais de conhecimento... _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Seg Ago 01, 2011 2:58 pm Assunto: |
|
|
Na minha opinião acho que deveria começar com a Leucena, sem dúvida é uma das melhores especies para se começar.
Ela é super resistente ao calor e aguenta podas drasticas e "barberagens" dos iniciantes.
E alem disso tudo é bonita e se desenvolve rápido.
Mas se vc quizer um frutifera tenta fazer um de acerola, tenho certeza que vai se dar bem. _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Seg Ago 01, 2011 5:48 pm Assunto: |
|
|
Opa, edson0605, desculpa pelos equívocos. Na verdade, eu postei fotos que encontrei no google, sem verificar a confiabilidade das informações.
Você poderia postar fotos certas das espécies citadas?
Um abraço. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Ago 01, 2011 8:29 pm Assunto: |
|
|
Thiago,
não há de que se desculpar, na verdade as informações não estão de todo erradas, pois as duas fotos se referem a Serissa e Ligustro; apenas a variedade é diferente...
Quanto às imagens, vou prestigiar os companheiros do Fórum... Para a Serissa chinesa, Diego Santana:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=173063 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|