FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bonsai ideal para Iniciantes
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
EnfBreno

MensagemEnviada: Qui Jul 28, 2011 10:05 pm    Assunto: Responder com citação

Sou fã da amoreira, será que para um iniciante daria certo?

Apesar que fiz uma estaquia de Pingo de Ouro, pois acho perfeitas as folhas.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 8:35 am    Assunto: Iniciante Responder com citação

OLa EnfBreno,tambem sou iniciante cultivo a mais ou menos um ano e meio e estou trabalhando em uma amoreira fora minhas durantas(pingo douro)sao plantas de facil trabalho e respondem rapido somente tem que cuidar ao trabalhar os galhos pois sao muito tenros e quebram facil estes sao munhas dificuldades no começo de trabalhar com estas plantas fora isso sao otimas.Quando começar a mexer nelas nao deixe de postar fotos pra pudermos dar uma olhada em seu material.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
EnfBreno

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 10:14 am    Assunto: Re: Iniciante Responder com citação

Andre Antoniazzi escreveu:
OLa EnfBreno,tambem sou iniciante cultivo a mais ou menos um ano e meio e estou trabalhando em uma amoreira fora minhas durantas(pingo douro)sao plantas de facil trabalho e respondem rapido somente tem que cuidar ao trabalhar os galhos pois sao muito tenros e quebram facil estes sao munhas dificuldades no começo de trabalhar com estas plantas fora isso sao otimas.Quando começar a mexer nelas nao deixe de postar fotos pra pudermos dar uma olhada em seu material.
Abraços

Oi Andre, obrigado pela dica. Comecei a fazer uma estaquia de pingo de ouro, pois acho bastante bonita as folhas dessa especie.

Link: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18695
Ricardo Guarido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 10:29 am    Assunto: Responder com citação

Enfbreno, bom dia!

Como você, também sou iniciante nesta maravilhosa arte! Aqui na minha cidade tenho a oportunidade de contar com um viveiro especializado em bonsai (Bonsai House - Bauru), onde posso tirar grandes dúvidas com exemplos práticos, e me orientar sempre. Aconselho as plantas que os colegas já citaram, e te aconselho, caso possível encontrar um clube ou uma associação ai na sua cidade ou nas proximidades, para que como eu, faça um curso presencial, conhecendo mais as espécies, seus cuidados e suas técnicas de cultivo. Garanto que é um investimento que a looooonnnnnnnngo prazo só lhe trará felicidade!

Sucesso com suas novas aquisições, e não deixe de postar perguntando pra aprender, e com isso, ajudando também outros, que lerão seus tópicos e com você aprenderão!

Abraços!

Do amigo, Ricardo.
EnfBreno

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 1:44 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo Guarido escreveu:
Enfbreno, bom dia!

Como você, também sou iniciante nesta maravilhosa arte! Aqui na minha cidade tenho a oportunidade de contar com um viveiro especializado em bonsai (Bonsai House - Bauru), onde posso tirar grandes dúvidas com exemplos práticos, e me orientar sempre. Aconselho as plantas que os colegas já citaram, e te aconselho, caso possível encontrar um clube ou uma associação ai na sua cidade ou nas proximidades, para que como eu, faça um curso presencial, conhecendo mais as espécies, seus cuidados e suas técnicas de cultivo. Garanto que é um investimento que a looooonnnnnnnngo prazo só lhe trará felicidade!

Sucesso com suas novas aquisições, e não deixe de postar perguntando pra aprender, e com isso, ajudando também outros, que lerão seus tópicos e com você aprenderão!

Abraços!

Do amigo, Ricardo.

Obrigado Ricardo, bela dica. Uma pena que aqui é muito complicado, por ser uma cidade de mais ou menos 90 mil habitantes. Vejo muito em capital, cidade pequena é raro ter a arte do bonsai. Mas obrigado!
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2011 1:15 pm    Assunto: Responder com citação

EnfBreno,
o começo é sempre difícil; mas antes sem o advento da Internet era pior pois a informação não estava tão disponível. A sua cidade é parecida com a minha, ~100.000 habitantes. Certamente há entre essas pessoas vários praticantes de bonsai que o fazem de forma independente e auto-didata. É preciso divulgar o seu interesse a começar por seus amigos, familiares, etc...
Quanto às fotos postadas pelo Thiago, algumas observações:

- A primeira foto trata-se de uma planta conhecida por Ligustrinho. Não é o Ligustro a que se referiu o amigo Elio. Eu mesmo perdi dois exemplares do Ligustrinho que morreram do nada...

- A Serissa mostrada na foto é uma Serissa Variegata e não a Serissa Chinesa. A variegata que tenho tem crescimento mais lento que a chinesa...

Qualquer enganos os amigos podem corrigir/complementar...

Edson.

PS - Mesmo divulgando ainda não consegui encontrar muitos parceiros para fazer bonsai aqui na minha cidade...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2011 4:59 pm    Assunto: Responder com citação

Uma dica invertida: não aconselho iniciar com nenhum tipo de pinheiro/ Juniperus. Requer um pouco mais de conhecimento...
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 01, 2011 2:58 pm    Assunto: Responder com citação

Na minha opinião acho que deveria começar com a Leucena, sem dúvida é uma das melhores especies para se começar.

Ela é super resistente ao calor e aguenta podas drasticas e "barberagens" dos iniciantes.

E alem disso tudo é bonita e se desenvolve rápido.

Mas se vc quizer um frutifera tenta fazer um de acerola, tenho certeza que vai se dar bem.
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 01, 2011 5:48 pm    Assunto: Responder com citação

Opa, edson0605, desculpa pelos equívocos. Na verdade, eu postei fotos que encontrei no google, sem verificar a confiabilidade das informações.
Você poderia postar fotos certas das espécies citadas?

Um abraço.
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 01, 2011 8:29 pm    Assunto: Responder com citação

Thiago,
não há de que se desculpar, na verdade as informações não estão de todo erradas, pois as duas fotos se referem a Serissa e Ligustro; apenas a variedade é diferente...

Quanto às imagens, vou prestigiar os companheiros do Fórum... Para a Serissa chinesa, Diego Santana:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=173063
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 01, 2011 8:31 pm    Assunto: Responder com citação

Para o Ligustro, Afonso Fengler:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18330

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18458

Abraço.
Edson.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: