Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
calil
|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 10:23 am Assunto: Dicas jabuticabeira |
|
|
Salve galera do bonsai, é o seguinte estou com essa jabuticabeira a 3 anos, depois de uma desfolha geral ela esta assim como na foto. Gostaria de saber dos amigos mais experientes como devo proceder com ela , ja que quero coloca-la no escorredor. Ja posso colocar assim ou tenho que esperar mais um tempo, enfim, gostaria das dicas de como proceder com ela. Grato pela atenção e ate a proxima.
 |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 11:42 am Assunto: |
|
|
Olá Calil, veja bem, a planta está muito bem, porém bastante alta, eu, particularmente podaria todos os galhos bem baixos, tirando inclusive TODO aquele galho que atravessa para a direita, num caso mais agressivo, faria uma poda radical deixando somente o tronco e começar novamente esperando o novo crescimento dos galhos, a escolha é sua. Quanto ao escorredor, vais ter que podar uma boa parte das raízes para acomodá-la, depois, quando ela estiver adaptada e começar a botar as raízes pelo furos de baixo do escorredor é hora de colocar na mamadeira, com bastante material orgânico. Tudo isso tu pode fazer agora no inverno mesmo, acho que aí não é tão frio como aqui no Sul, se for, pode realizar os procedimentos e depois proteger tua planta fazendo uma estufa com saco plástico transparente envolvendo toda a planta, cuidando somente para não molhar demais. Na estufa a umidade se mantêm por mais tempo, não necessitando de tantas regas. um abraço! _________________ Alexander |
|
|
 |
calil
|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 1:36 pm Assunto: |
|
|
Alexmikol, tambem pensei em uma poda, mas como sou iniciante não fiz com medo de errar, voce poderia sinalizar na foto onde devo cortar os galhos ( ja vi aqui no site onde o pessoal faz um risco na foto onde deve ser cortado) pois assim farei a poda e colocarei ela no escorredor. Quanto ao frio, aqui num é frio não , e ja voltou a fazer calor, grato. |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 2:53 pm Assunto: |
|
|
Bom Calil, se a foto não estiver me enganando, então deve fazer mais ou menos como marquei na foto, veja bem:
Espero que consiga visualizar, entender bem e realizar. Abraço _________________ Alexander |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 3:34 pm Assunto: |
|
|
Calil, se quiser radicalizar e começar tudo do zero, daí seria assim:
A planta é sua, são apenas sugestões, cabe a você escolher. Abraço e boa sorte! _________________ Alexander |
|
|
 |
calil
|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 4:30 pm Assunto: |
|
|
Alexmikol, vou seguir o primeiro exemplo de poda, uma poda radical como o segundo da ate dó de cortar, rs. Gostaria de saber qual substrato devo colocar no escorredor pra coloca-la, sugestões são sempre bem vindas, pois como sou iniciante todas sugestões são de grande valia pra mim , grato. |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 10:37 pm Assunto: |
|
|
Calil, depende muito do que encontrar na tua região, eu por exemplo uso no meu substrato, pedrisco com casca de pínus moido pois tenho facilidade em encontrar, diga-se de passagem que até hoje não tive problemas nenhum com esta mistura, as vezes, completo também com perlita expandida, esta um pouco mais difícil de encontrar, não é todo lugar que tem para vender. Pode usar pedrisco e terra de jardim, vermiculita, terra de cupinzeiro torrada e moída, areia de rio grossa e lavada, caco de telha ou tijolo moído. O importante é que fique drenante e possibilitando um bom desenvolvimento do sistema radicular. Na mamadeira, quando for a hora, 50% de pedrisco e 50% de material orgânico. Não esqueça de proteger as áreas dos cortes depois da poda. Adubação só depois de 2 ou 3 semanas de transplante. Como tu mesmo disse, aí não faz tão frio, então cuidado para não deixar o substrato secar demais. Abraço! _________________ Alexander |
|
|
 |
calil
|
Enviada: Dom Set 25, 2011 2:24 pm Assunto: |
|
|
Salve galera , 25 dias depois da poda drastica , parece que vai bem ne ?
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Set 26, 2011 9:49 am Assunto: bonsai |
|
|
Parece que vai bem. Daqui a um ano, faça o replantio inclinando o tronco um pouco para a esquerda, para que adquira um leve movimento, não ficando tão reto como está agora. Mas tenha paciência e espere um ano, pois é preciso dar tempo para que a planta se recupere bem, antes de interferir nela novamente. Paciência é a grande e útil ferramenta que todo bonsaista, iniciante ou não, deve aprender a manejar com pericia, se quer ter ótimos e lindos bonsai.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Seg Set 26, 2011 9:59 am Assunto: |
|
|
aproveito para perguntar sobre esta etapa, pois estou nela com algumas mudas...
1- com plantas assim, ja podemos ir pelo menos quando sai dois ramos do mesmo ponto? para focar ramos específicos?
2- podemos ir praticando a pinçagem, remoção do ramo da ponta depois de 2 ou 3 pares de folhas?
abraço! _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
calil
|
Enviada: Seg Set 26, 2011 10:00 am Assunto: |
|
|
Valeu nickyfury, vou ficar no aguardo mais 1 ano e seguir as dicas. |
|